Logo Grupo VGV horizontal
CONFIRA OS PRINCIPAIS INDICADORES DO MERCADO IMOBILIÁRIO | SELIC 10,75% (20/03/2024) | FIPEZAP+ RESIDENCIAL VENDA +0,64% (04/Abril/2024) | FIPEZAP+ RESIDENCIAL LOCAÇÃO +1,16% (16/Abril/2024) | FIPEZAP+ COMERCIAL VENDA +0,07% (22/03/2024) | IGP-M -0,47% (27/03/2024) | FIPEZAP+ COMERCIAL LOCAÇÃO +0,73% (22/Mar/2024) | IPCA 0,16% (10/04/2024) | INCC-M +0,24% (25/Mar/2024) | INCC-DI +0,28% (05/04/2024) | IVAR 1,06% (04/04/2024) |

Governo de São Paulo revoluciona processo de licenciamento habitacional com sistema 100% digital

Compartilhar a notícia

Licenciamento habitacional 100% digital acelera projetos e impulsiona eficiência do setor.

O Governo do Estado de São Paulo deu um passo significativo rumo à desburocratização e à modernização dos processos de licenciamento habitacional. Na última terça-feira, o governador Tarcísio de Freitas anunciou o lançamento do Graprohab Digital, um sistema totalmente online para análise e aprovação de projetos habitacionais no estado.

A partir de agora, todos os pedidos de licenciamento para lotes urbanos e condomínios submetidos ao Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais (Graprohab), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, serão realizados exclusivamente por meio digital. Essa medida visa não apenas desburocratizar o processo, mas também garantir mais eficiência e transparência.

O governador Tarcísio de Freitas ressaltou a importância dessa iniciativa no estímulo à iniciativa privada e na agilização dos empreendimentos. “A nossa missão é tornar a vida de quem empreende mais fácil, por isso lançamos o Graprohab Digital. Vai poupar tempo e, quando a gente economiza tempo e elimina burocracia, vamos fazer com que os empreendimentos saiam do papel mais rápido e que o emprego aconteça mais rápido”, afirmou.

Mais eficiência e transparência

Com a implementação do sistema 100% digital, o Graprohab passa a receber e analisar os projetos habitacionais, enviar a documentação para os órgãos colegiados, gerenciar processos e emitir requerimentos e certificados de aprovação de forma exclusivamente online. Isso elimina a necessidade de apresentação presencial na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

Além disso, a medida proporciona maior eficiência ao poder público, eliminando a distribuição física de processos entre diferentes órgãos estaduais. A novidade também assegura mais transparência, celeridade e redução na emissão de resíduos, alinhando-se aos princípios da sustentabilidade.

Passo a passo do processo digital

Para dar entrada no pedido de licenciamento digital, os interessados devem acessar o Sistema Eletrônico de Informação (SEI!), selecionar a opção “usuário externo”, criar login e senha, e iniciar o processo para anexar digitalmente os documentos exigidos, conforme orientações do Manual Graprohab.

A fim de facilitar a transição para o novo sistema, um balcão de atendimento presencial estará disponível na sede do Graprohab, em São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, para esclarecer dúvidas e auxiliar os interessados na operação do novo sistema até o dia 4 de fevereiro. A partir de 5 de fevereiro, todos os requerimentos deverão ser feitos exclusivamente de forma digital.

Os projetos e requerimentos já registrados em papel terão suporte físico até a manifestação final do Graprohab, garantindo a continuidade e a conclusão adequada das análises em andamento até a total implementação do sistema eletrônico.

Integração digital

Vale destacar que, no final de 2023, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação já havia lançado o Graprohab Integra, um procedimento inovador para otimizar a tramitação de projetos habitacionais. Esse sistema permite que o licenciamento de loteamentos, desdobramentos e condomínios ocorra simultaneamente no Governo do Estado e nos municípios.

Para aderir ao benefício, as prefeituras devem assinar um termo de adesão e atender a requisitos específicos, como ter uma população superior a 200 mil habitantes e possuir uma lei municipal de Plano Diretor em vigor. A iniciativa já conta com a adesão de cidades como Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos, que estão em fase de formalização.

Processo digital versus processo físico

No novo processo digital, os interessados realizarão todas as etapas, desde o protocolo até a retirada do certificado de aprovação, por meio do SEI!, utilizando um login e senha. A documentação será encaminhada aos demais órgãos pelo próprio sistema, permitindo o acompanhamento remoto da tramitação. Os processos finalizados serão arquivados no meio digital, eliminando a necessidade de espaço físico para armazenamento.

Em comparação, no processo físico anterior, os interessados precisavam protocolar pessoalmente a documentação na sede do Graprohab. As pastas com os processos físicos eram distribuídas para os órgãos do colegiado por veículo oficial, e após apreciação, a documentação era coletada para devolução ao Graprohab. Projetos aprovados eram enviados para arquivo físico sob a guarda do Estado, e os interessados retiravam o certificado de aprovação apenas na sede do Graprohab.

Com essa significativa mudança para o meio digital, o Governo de São Paulo busca não apenas simplificar o processo burocrático, mas também alinhar-se aos avanços tecnológicos, promovendo eficiência, transparência e sustentabilidade em seus serviços.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

___

Fique bem informado sobre o mercado imobiliário através do canal do Portal VGV no WhatsApp. Siga já e receba nosso conteúdo em primeira mão: https://whatsapp.com/channel/0029Va8dBp9LI8YX1F7tpl22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar a notícia

Veja mais

Foto por Pedro Ribeiro Segundo o Índice FipeZap, os preços de locação residencial no Brasil tiveram um aumento significativo de ...
O mercado imobiliário de São Paulo apresentou quase 16 mil transações de compra e venda de imóveis em Janeiro deste ...
Veja todas as regras do FGTS futuro e saiba os detalhes de como ele funciona nos financiamentos imobiliários ...
O estudo indica que o faturamento deflacionado das indústrias de materiais de construção apresentou crescimento de 2,8% no acumulado até ...
Será que podemos ter um novo boom imobiliário no Brasil? Dados recentes apontam venda recorde de novos imóveis, demanda por ...
Foto por Davi Costa No último mês de março, os índices de inflação no Brasil, tanto o IPCA (Índice Nacional ...
Ao mesmo tempo em que vive um bom momento de vendas, setor imobiliário precisa lidar com um entrave: a falta ...
O Índice Nacional de Custo da Construção – Disponibilidade Interna (INCC-DI), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é um dos ...
Foto por Leohoho O Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) registrou um aumento de 1,06% em março de 2024, ...
Foto por Alex Caceres O mercado imobiliário brasileiro continua a apresentar sinais de dinamismo, com o Índice FipeZAP registrando um ...

Banca VGV