Logo Grupo VGV horizontal
CONFIRA OS PRINCIPAIS INDICADORES DO MERCADO IMOBILIÁRIO | SELIC 10,50% (08/Maio/2024) | FIPEZAP+ RESIDENCIAL VENDA +0,66% (07/Maio/2024) | FIPEZAP+ RESIDENCIAL LOCAÇÃO +1,38% (21/Maio/2024) | FIPEZAP+ COMERCIAL VENDA +0,02% (23/Abril/2024) | IGP-M 0,31% (29/04/2024) | FIPEZAP+ COMERCIAL LOCAÇÃO +0,63% (23/Abril/2024) | IPCA 0,16% (10/04/2024) | INCC-M +0,59% (27/Mai/2024) | INCC-DI +0,52% (08/Maio/2024) | IVAR +1,40% (07/Maio/2024) |

Falta de mão de obra na construção civil em 2024: quais impactos isso pode trazer?

Compartilhar a notícia

Ao mesmo tempo em que vive um bom momento de vendas, setor imobiliário precisa lidar com um entrave: a falta de mão de obra na construção civil. Veja que impactos isso pode trazer.

Ao mesmo tempo em que vive um bom momento de vendas, setor imobiliário precisa lidar com um entrave: a falta de mão de obra na construção civil. Veja que impactos isso pode trazer.

Já faz alguns anos, o setor imobiliário vem passando por um excelente momento no Brasil, especialmente no que diz respeito aos imóveis novos. Dados recentes divulgados pela Abrainc apontam que, somente no ano de 2023, houve um aumento de 32,6% nas vendas de novos imóveis no país em comparação com o mesmo período do ano passado – período este que já havia sido considerado muito bom.

No entanto, ao mesmo tempo em que surfa esta boa onda em termos de vendas (o que acaba motivando as incorporadoras a promoverem novos lançamentos imobiliários), um problema vem emergindo e exigindo a atenção de empresários do setor: a falta de mão de obra na construção civil.

Construção civil é um dos setores que mais emprega no país

É sabido que a construção civil é uma grande geradora de empregos formais sendo, inclusive, um dos principais setores empregadores segundo o CAGED. Dados levantados pelo jornal Valor Econômico apontam que a construção civil emprega hoje cerca de 2,8 milhões de trabalhadores formais (número muito próximo ao nível de 2010, quando tinha 3,2 milhões de pessoas empregadas).

Por que está ocorrendo a falta de mão de obra na construção civil?

São diversos os motivos, mas antes de elencá-los, é importante esclarecer: “quando falamos em ‘falta de mão de obra na construção civil’, estamos falando na maior parte das vezes em ‘mão de obra qualificada’ e não simplesmente ‘gente pra trabalhar'”, afirma Bruno Lessa, fundador do Grupo VGV e especialista em lançamentos imobiliários.

Feita esta ponderação, podemos citar como alguns dos entraves para a escassez de pessoal: o alto volume de obras em lançamento (há de se considerar que tivemos muitos lançamentos feitos recentemente que já iniciaram suas construções, além dos novos lançamentos que estão por vir); a retomada mais vigorosa do programa Minha Casa Minha Vida, que passou por recentes atualizações, acrescentando um alto volume de novas unidades habitacionais em produção; baixíssimo índice de desemprego em geral no Brasil, com a abertura de novos postos de trabalho, o que gera mais oportunidades em outros setores; obras públicas e de infraestrutura; além de diversos outros fatores.

Quais os riscos da falta de mão de obra na construção civil?

Caso persista, a falta de mão de obra na construção civil pode trazer problemas correlatos. Alguns deles são o possível atraso na entrega de empreendimentos imobiliários, ocasionado por maior morosidade na sua construção, além do possível encarecimento do preço dos imóveis (com maior disputa por mão de obra, o preço cobrado pelos serviços pode subir, pressionando o INCC / CUB (o que, por sua vez, poderia reduzir as margens de lucratividade das empresas do ramo e até mesmo aumentar o saldo devedor das unidades compradas na planta).

Qual a perspectiva para a falta de mão de obra na construção civil em 2024 e como solucioná-la?

Se continuarmos no ritmo atual, a tendência é que a falta de mão de obra na construção civil siga sendo um problema, até porque a perspectiva para o PIB da construção é seguir em elevação neste ano de 2024. Para solucionar esta questão, diversas entidades de classe representativas do setor têm se reunido buscando soluções, como a instituição de programas de treinamento para qualificação de novos profissionais. Além disso, muitas empresas já oferecem pacotes de remuneração mais atrativos, visando atrair novos colaboradores.

Falta de mão de obra na construção civil

A situação da falta de mão de obra na construção civil irá se resolver?

Não existe uma resposta definitiva para esta questão. O que se sabe até o momento é que tanto a sociedade civil organizada quanto os órgãos governamentais estão atentos ao problema e somando esforços para lidar com a questão, haja vista que a construção civil é considerada a mola mestra da nossa economia e uma grande indutora de empregos e desenvolvimento.

Para ficar atento sobre as atualizações a respeito deste tema, recomendamos que assine gratuitamente o Boletim FOCO VGV, pois semanalmente enviaremos ao seu e-mail todas as informações sobre o que está acontecendo no mercado imobiliário.

Neste vídeo abaixo há uma análise a respeito da falta de mão de obra na construção civil, confira:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar a notícia

Assine GRÁTIS e receba nossos conteúdos em seu e-mail

Últimas publicações

Veja mais

Em comparação a igual período em 2023, o INCC-M de maio 2024 registrou grande descompressão, pois a taxa anualizada em ...
Maiores altas de abril do valor pedido pelo aluguel residencial ocorreram em Fortaleza, Brasília, Florianópolis, Salvador e Curitiba ...
O IPCA de Abril de 2024 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 0,38% e ficou 0,22 ponto percentual ...
O Comitê de Política Monetária do Banco Central - COPOM - decidiu nesta quarta-feira (8 de Maio) amenizar o ritmo ...
Índice que monitora o preço do aluguel residencial, medido pelo IBRE da Fundação Getúlio Vargas, mostrou incremento significativo em Abril. ...
Com discreta aceleração, o último relatório do Índice FipeZAP mostrou que o preço médio de venda de imóveis residenciais subiu ...
Foto por Charles de Luvio No cenário do mercado imobiliário, a observação atenta dos indicadores econômicos é crucial para entender ...
Foto por Scott Blake O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) revelou um panorama interessante para o ...
Foto por All Bong No panorama do mercado imobiliário comercial brasileiro, o último mês de março de 2024 trouxe uma ...
Foto por Amanda Lins O panorama econômico do mercado imobiliário permanece em destaque à medida que os índices econômicos continuam ...

Banca VGV