O incorporador e ou construtor do mercado imobiliário bem sabe como lidar com uma construção, a quantidade de fatores, desafios e processos que precisam ser levados em conta para ter um empreendimento que será sólido e ficará de pé por muitíssimo tempo. Partindo dessa premissa, podemos refletir e usar dessa analogia para afirmar que construção de marca também é o processo para se criar algo que seja sólido, que perdure gerações e esteja presente na vida das pessoas.
Como toda boa obra, a construção da marca é feita “tijolo por tijolo”, mas sempre há pontos iniciais que precisam ser considerados nessa fundação para depois seguir para o assentamento dos blocos. Vamos explorar brevemente 5 pontos práticos, que poderão te ajudar a sair do zero e dar início a sua construção de marca.
1. Identidade
Para além de ter uma logo, ou até mesmo um nome, uma construção eficiente de marca parte de um conceito bem estabelecido, que se relacione com os valores, princípios do fundador e seus objetivos como negócio. Essa identidade é quem dá a “alma pro negócio”, tornando a marca quase como uma “entidade”. Por exemplo: Uma incorporada que constrói prédios com altos índices de sustentabilidade, essa premissa precisa ser clara e nortear todas as atitudes dessa marca e em como ela se relaciona com o mundo ao seu redor.
Obviamente que as representações gráficas (logo, materiais visuais e assim por diante) precisam comunicar essa identidade, mas sem ela a parte visual pode até ser bonita, mas não irá atingir nenhum objetivo.
2. Proposta Única de Valor (PVU)
Ainda norteado pela identidade, na construção de marca de uma incorporadora ou construtora, precisa ter bem definida sua proposta única de valor, aquilo a torna singular em meio a um mercado tão competitivo. É necessário para essa etapa uma clareza sobre as demandas do mercado e a concorrência, e consequentemente comunicar isso em todas as ações de marketing e seus materiais, proporcionando assim um discurso coerente e tornando sua marca memorável para o público que tem feat com essa proposta de valor.
3. Revise os pontos de contato da sua incorporadora
Toda marca, seja do Mercado Imobiliário ou não, tem vários pontos de contato, que podemos dividir nos locais (sede da empresa, stand de vendas, ruas da cidade, site ou redes sociais) e também as mídias (a placa, o anúncio no Google ou na Meta, no stand de vendas e etc). Garantir que cada micro detalhe desses está alinhado à sua identidade e sua proposta única de valor, gera um discurso coerente e reforça seu posicionamento várias vezes na cabeça do consumidor e por consequência irá trazer maior lembrança de marca. São micropontos que vão contando e ajudam na decisão de compra de um cliente, quando ele está comparando seu produto com um parecido da concorrência no mesmo bairro e com características semelhantes.
4. Relacionamento com o cliente
A construção de uma marca forte passa por uma ótima primeira impressão. Gosto muito da frase: “Você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão.” – Aaron Burns.”. Ela nos revela a urgência em levar a sério as relações com nossos potenciais clientes. Com ênfase ao Mercado Imobiliário, é importante lembrar que cada cliente é único, tem sua trajetória e está em um momento da Jornada de Compra diferente e não é “apenas um lead” um número frio e sem história.
O consumidor está cada vez mais tendendo a fazer escolhas por marcas que dialoguem e tenham relação com os mesmos princípios e valores. Considere fortemente na sua estratégia como seu time se relaciona com os clientes, e como isso se relaciona com sua proposta de valor única e sua identidade.
5. Tenha objetivos claros
Ainda citando frases que gosto muito: “Sem objetivos bem definidos, somente por acaso chegaremos a algum lugar”. Esta frase, do programa de instrução do Exército Brasileiro, é fundamental para quando pensamos em Construção de Marca.
Muitos incorporadores não enxergam valor na construção de marca, pois acreditam que seja algo subjetivo e de longo prazo, o que é um engano, os esforços de marca alinhados à um objetivo claro e com estratégias adequadas traz resultados e faz toda a diferença em um cenário tão competitivo, como o ramo dos imóveis. Por exemplo, incorporadoras de imóveis residenciais populares, que fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida, e precisam todas as vezes treinar seus corretores para que expliquem aos clientes o que é o programa e suas vantagens e etc.
Esse pode ser um problema, pois cada corretor explica do seu jeito, falta informação e assim por diante, como resolver isso com esforço de marca: Criando uma série de vídeos explicativos do programa, criando procedimentos para uso desses materiais pelo time de vendas, disseminando esses conteúdos para distribuição pelo topo de funil, seja por direcionamento de campanha de marketing digital, e inbound. Ou seja, eu canalizo um esforço de marca, é a incorporadora ABC que comunica e ensina com o objetivo de resolver um problema e vender mais rápido.
Claro que existem outros inúmeros passos que compõem uma boa estratégia de marca, mas acredito que esses pontos para incorporadores, construtores ou até mesmo imobiliárias e corretores de imóveis, já podem te levar de um status de empresa comum para uma que se destaca no meio da multidão. Obrigado por ler até aqui, deixe um comentário e vamos juntos pensar sobre construção de marca e elevar o nível do nosso querido Mercado Imobiliário.
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