Logo do Portal VGV
CONFIRA OS PRINCIPAIS INDICADORES DO MERCADO IMOBILIÁRIO | SELIC 12,25% (01/Nov/2023) | FIPEZAP+ RESIDENCIAL VENDA +0,37% (05/Dez/2023) | FIPEZAP+ RESIDENCIAL LOCAÇÃO +0,70% (14/Nov/2023) | FIPEZAP+ COMERCIAL VENDA -0,11% (22/Nov/2023) | IGP-M +0,59% (29/Nov/2023) | FIPEZAP+ COMERCIAL LOCAÇÃO +0,17% (22/Nov/2023) | IPCA 0,24% (10/Nov/2023) | INCC-M +0,10% (27/Nov/2023) | INCC-DI +0,07% (06/Dez/2023) | IVAR -0,37% (07/12/2023) |

Caixa vai digitalizar crédito habitacional para facilitar acesso a imóveis

Compartilhar a notícia

Presidente da Caixa, Carlos Vieira, revela planos de modernização do processo de financiamento imobiliário
Caixa

Créditos da foto: Caixa

O presidente da Caixa, Carlos Vieira, em entrevista à Exame, anunciou que o banco vai digitalizar o crédito habitacional para facilitar o acesso a imóveis para a população.

Segundo Vieira, a ideia é que os clientes possam solicitar o financiamento sem precisar ir à agência bancária. Para isso, o banco vai firmar parcerias com fintechs que têm expertise na área de tecnologia.

“Na habitação, por exemplo, nós temos novas fintechs atuando em São Paulo junto à moradia popular, com um sistema totalmente digital, moderno e nós estamos querendo convidar essas fintechs para fazer parte de um hub que a gente quer criar. Essas fintechs vão entrar como parceiras nesse negócio”, afirmou. “É a maneira de trazer um novo pensamento, uma nova economia para dentro da Caixa. A ideia é papel zero.”

Até o terceiro trimestre de 2023, o saldo da carteira de crédito imobiliário da Caixa chegou a R$ 707,9 bilhões, um crescimento de 14,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Com isso, o banco público atingiu 68,8% de participação de mercado no financiamento para a habitação.

A digitalização do crédito habitacional é uma tendência global. Nos Estados Unidos, por exemplo, já é possível obter um financiamento imobiliário sem sair de casa. No Brasil, ainda há um longo caminho a percorrer, mas a Caixa está dando passos importantes nessa direção.

A expectativa é que a digitalização do crédito habitacional da Caixa beneficie os clientes, tornando o processo mais rápido e simples. Isso pode facilitar o acesso a imóveis para a população, especialmente para aqueles que vivem em áreas remotas ou que não têm tempo para ir às agências bancárias.

A parceria com as fintechs é uma estratégia interessante para a Caixa. As fintechs têm uma expertise na área de tecnologia e inovação que pode ajudar o banco a modernizar seus processos e reduzir custos.

A Caixa é o principal banco de crédito imobiliário do Brasil. A digitalização do crédito habitacional é uma iniciativa importante que pode ajudar o banco a continuar a liderar esse mercado.

Créditos: Exame

___

Se você é proprietário de uma incorporadoraimobiliária ou até mesmo um(a) corretor(a) de imóveis e deseja saber as perspectivas para o mercado imobiliário do Brasil, assine gratuitamente o Boletim VGV e receba direto em seu e-mail as principais notícias e indicadores que impactam o setor.

Compartilhar a notícia

Assine GRÁTIS e receba nossos conteúdos em seu e-mail

Últimas publicações

Pack de Livros sobre o Mercado Imobiliário

Planilhas para construtoras, imobiliárias e investidores

Veja mais

Aluguel residencial ganha espaço entre jovens e população de menor renda, diz ...
Aluguéis residenciais recuam 0,37% em novembro, após 11 meses de alta....
Explorando as Variações no Setor e Seu Impacto na Economia ...
Como uma boa incorporação imobiliária, o fundamento (as bases ou fundação) de um bom negócio precisa estar bem estabelecido para ...
Vendas de imóveis residenciais novos na cidade de São Paulo crescem 26,9%, e lançamentos sobem 70,4%, segundo dados do SECOVI-SP....
Jovens impulsionam crescimento do mercado imobiliário com foco em imóveis compactos e uso de ...
Os números, tendências e fatores por trás do sucesso desses imóveis no Brasil....
Vila Andrade mantém liderança, mas Santa Cecília surge como destaque no mercado imobiliário de São Paulo....
Em meio a um cenário econômico dinâmico, o IGP-M avançou para 0,59% em novembro, surpreendendo as expectativas e evidenciando variações ...
Renato Correia, presidente da CBIC, vislumbra uma retomada robusta para o mercado imobiliário em 2024....

Banca VGV