Logo Grupo VGV horizontal
CONFIRA OS PRINCIPAIS INDICADORES DO MERCADO IMOBILIÁRIO | SELIC 10,75% (20/03/2024) | FIPEZAP+ RESIDENCIAL VENDA +0,64% (04/Abril/2024) | FIPEZAP+ RESIDENCIAL LOCAÇÃO +1,16% (16/Abril/2024) | FIPEZAP+ COMERCIAL VENDA +0,07% (22/03/2024) | IGP-M -0,47% (27/03/2024) | FIPEZAP+ COMERCIAL LOCAÇÃO +0,73% (22/Mar/2024) | IPCA 0,16% (10/04/2024) | INCC-M +0,24% (25/Mar/2024) | INCC-DI +0,28% (05/04/2024) | IVAR 1,06% (04/04/2024) |

Preço dos imóveis residenciais deve seguir aumentando em 2024

Compartilhar a notícia

A tendência do preço dos imóveis residenciais é de alta. É isso o que apontam os principais índices que acompanham o setor. Neste conteúdo, nós fomos investigar e conversar com um especialista para entender o cenário, acompanhe.

A tendência do preço dos imóveis residenciais é de alta. É isso o que apontam os principais índices que acompanham o setor. Neste conteúdo, nós fomos investigar e conversar com um especialista para entender o cenário, acompanhe.

A pauta de hoje é o preço do imóveis residenciais, que seguem se valorizando no Brasil. Dados recentes do índice FipeZap mostram que o valor pedido nos anúncios de venda acumulam uma alta de mais de 5% nos últimos 12 meses. Outro índice que também monitora a valorização dos imóveis, desta vez o IGMI-R, da Abecip, aponta uma valorização de cerca de 8% dos últimos 12 meses.

A famosa valorização imobiliária parece nunca ter fim. Enquanto muita gente fica esperando os preços baixarem para comprar, os imóveis seguem se valorizando e batendo recordes.

Quanto os imóveis residenciais estão valorizando?

Dados recentes do índice FipeZap mostram que o valor pedido nos anúncios de venda acumulam uma alta de mais de 5,31% nos últimos 12 meses:

Evolução do preço dos imóveis segundo o DataZap - Dados referentes a Fevereiro/2024

Outro índice que também monitora a valorização dos imóveis, desta vez o IGMI-R, da Abecip, aponta uma valorização de cerca de 8,30% dos últimos 12 meses pesquisados, veja:

Evolução do preço dos imóveis segundo o índice IGMI-R da Abecip

O que chama atenção neste caso é que, em ambos os resultados, estamos falando de uma alta real, ou seja, acima da inflação.

É claro que existem cidades onde a valorização foi menor – ou até mesmo nem houve – mas no geral estes dados espelham um pouco da realidade do Brasil como um todo.

Se você quiser se aprofundar um pouco mais nesses índices, tem um vídeo do Bruno Lessa aqui no canal do Portal VGV que ele explica um pouco melhor como funcionam estas medições de valorização.

Como fica o preço de locação dos imóveis residenciais?

E se você acha que está caro comprar, experimente alugar… o percentual de aumento no preço pedido pela locação residencial segue com um aumento expressivo. Esta imagem mostra que o índice FipeZap Locação Residencial acumula alta de 15,85% nos últimos 12 meses, isso dá quase 4 vezes a inflação registrada no período:

Evolução do preço dos imóveis para locação

Para entender um pouco melhor este cenário, a jornalista Christiane Pelajo, apresentadora do FOCO VGV, conversou sobre a valorização do preço dos imóveis residenciais com o Coriolano Lacerda, head de inteligência do DataZap. Nesta entrevista, Chris questionou questões como:

Por que os imóveis estão se valorizando tanto no Brasil?

Como os brasileiros que estão pensando em comprar imóvel estão enxergando isso?

Quais cidades do Brasil que os preços estão tendo mais elevação?

Que tipo de imóvel as pessoas estão buscando mais hoje em dia?

E os investidores, como eles ficam no meio deste cenário? Ainda estão comprando mesmo com toda esta valorização?

Como deve se comportar o mercado imobiliário em 2024?

Confira o papo:

O preço dos imóveis vai continuar subindo?

Bom, ao que tudo indica, os preços devem seguir se elevando. Se você pretende comprar, vender ou até mesmo construir, é fundamental acompanhar esta variação.

O Portal VGV monitora vários indicadores do setor imobiliário todos os meses, inclusive os índices de valorização imobiliária, e envia quinzenalmente por e-mail. Se você quiser receber, é só se inscrever gratuitamente no Boletim Foco VGV.

Este foi mais um conteúdo do FOCO VGV, nosso bate-papo quinzenal aqui no canal do Portal VGV. Se você não quer perder nenhuma informação importante, aproveita para se inscrever no canal e ativar as notificações, porque tem muita coisa boa vindo por aí. Até a próxima!

Jornalista Christiane Pelajo
Jornalista Christiane Pelajo é a nova apresentadora do Portal VGV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar a notícia

Veja mais

Foto por Pedro Ribeiro Segundo o Índice FipeZap, os preços de locação residencial no Brasil tiveram um aumento significativo de ...
O mercado imobiliário de São Paulo apresentou quase 16 mil transações de compra e venda de imóveis em Janeiro deste ...
Veja todas as regras do FGTS futuro e saiba os detalhes de como ele funciona nos financiamentos imobiliários ...
O estudo indica que o faturamento deflacionado das indústrias de materiais de construção apresentou crescimento de 2,8% no acumulado até ...
Será que podemos ter um novo boom imobiliário no Brasil? Dados recentes apontam venda recorde de novos imóveis, demanda por ...
Foto por Davi Costa No último mês de março, os índices de inflação no Brasil, tanto o IPCA (Índice Nacional ...
Ao mesmo tempo em que vive um bom momento de vendas, setor imobiliário precisa lidar com um entrave: a falta ...
O Índice Nacional de Custo da Construção – Disponibilidade Interna (INCC-DI), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é um dos ...
Foto por Leohoho O Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) registrou um aumento de 1,06% em março de 2024, ...
Foto por Alex Caceres O mercado imobiliário brasileiro continua a apresentar sinais de dinamismo, com o Índice FipeZAP registrando um ...

Banca VGV