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Pesquisa revela que 34% das pessoas começam busca por imóvel em redes sociais

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Redes sociais, sites e aplicativos imobiliários lideram a preferência de quem busca imóveis, de acordo com uma pesquisa da Loft, empresa de tecnologia e serviços financeiros para imobiliárias, em parceria com a Offerwise. Segundo o levantamento, 34% dos entrevistados utilizam redes sociais ou sites que reúnem várias imobiliárias, enquanto 31% preferem sites ou aplicativos de imobiliárias específicas.  
Busca por imóvel em redes sociais. Foto: iStock/Jinda Noipho

Redes sociais, sites e aplicativos imobiliários lideram a preferência de quem busca imóveis, de acordo com uma pesquisa da Loft, empresa de tecnologia e serviços financeiros para imobiliárias, em parceria com a Offerwise. Segundo o levantamento, 34% dos entrevistados utilizam redes sociais ou sites que reúnem várias imobiliárias, enquanto 31% preferem sites ou aplicativos de imobiliárias específicas.  

No entanto, apesar da liderança dos canais digitais, alternativas tradicionais ainda têm espaço relevante na jornada de busca: 29% mencionaram indicações de amigos ou familiares, 27% citaram a procura presencial em ruas de interesse, 23% destacaram placas de “vende-se” nos imóveis e 21% a ajuda de corretores. 

“As pessoas tentam mesclar o melhor dos dois mundos. Elas buscam tanto a praticidade e agilidade dos meios digitais quanto a segurança e maior personalização que o atendimento presencial com corretores proporciona”, avalia Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft. “A pesquisa evidencia que, apesar da predominância do digital, estratégias que combinem abordagens online e presenciais podem alcançar um público mais diverso e atender melhor às diferentes demandas do mercado de aluguel.” 

O estudo foi realizado de forma quantitativa entre os dias 21 de outubro e 6 de novembro de 2024, por meio de questionário que contou com 1.200 respondentes, distribuídos igualmente entre as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte. 

Além do uso direto das redes sociais (34%), anúncios e propagandas nesses canais (21%) também demonstram impacto, reforçando a importância do marketing digital no setor imobiliário. A pesquisa evidencia como a transformação digital tem moldado a forma como imóveis são procurados e encontrados no Brasil. 

O estudo ainda identificou que meios menos comuns de busca incluem leilões (8%) e grupos de WhatsApp (13%). 

Como você tem pesquisado ou pretende começar a pesquisar por imóveis? 

Meio de BuscaPercentual
Por meio de uma rede social 34% 
Em um site que reúne várias imobiliárias 34% 
Em um site ou aplicativo de uma imobiliária 31% 
Pedindo indicação de amigos ou familiares 29% 
Presencialmente, andando ou passando pelas ruas 27% 
Por meio de propaganda/anúncio em sites 26% 
Por meio de placas de “vende-se” ou “aluga-se” nos imóveis 23% 
Na imobiliária (pessoalmente) 21% 
Por meio de corretores 21% 
Por meio de propaganda/anúncio em redes sociais 21% 
Perguntando a moradores na região de interesse 21% 
Em um grupo de WhatsApp 13% 
Em leilões 8% 

Fonte: Loft/Offerwise 

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