CONFIRA OS PRINCIPAIS INDICADORES DO MERCADO IMOBILIÁRIO | SELIC 13,25% (29/Janeiro/2025) | FIPEZAP+ RESIDENCIAL VENDA +0,59% (07/Fevereiro/2025) | FIPEZAP+ RESIDENCIAL LOCAÇÃO +0,96% (14/Fevereiro/2025) | FIPEZAP+ COMERCIAL VENDA +0,16 (21/Janeiro/2025) | IGP-M +0,27% (30/01/2025) | FIPEZAP+ COMERCIAL LOCAÇÃO +0,23% (21/Janeiro/2025) | IPCA +0,16% (11/Fevereiro/2025) | INCC-M +0,71% (28/Janeiro/2025) | INCC-DI +0,83% (07/Fevereiro/2025) | IVAR 3,73% (06/Fevereiro/2025) |

Pesquisa revela que 34% das pessoas começam busca por imóvel em redes sociais

Compartilhar a notícia

Redes sociais, sites e aplicativos imobiliários lideram a preferência de quem busca por imóvel, de acordo com uma pesquisa da Loft, empresa de tecnologia e serviços financeiros para imobiliárias, em parceria com a Offerwise. Segundo o levantamento, 34% dos entrevistados utilizam redes sociais ou sites que reúnem várias imobiliárias, enquanto 31% preferem sites ou aplicativos de imobiliárias específicas.

Redes sociais, sites e aplicativos imobiliários lideram a preferência de quem busca por imóvel, de acordo com uma pesquisa da Loft, empresa de tecnologia e serviços financeiros para imobiliárias, em parceria com a Offerwise. Segundo o levantamento, 34% dos entrevistados utilizam redes sociais ou sites que reúnem várias imobiliárias, enquanto 31% preferem sites ou aplicativos de imobiliárias específicas.

No entanto, apesar da liderança dos canais digitais, alternativas tradicionais ainda têm espaço relevante na jornada de busca: 29% mencionaram indicações de amigos ou familiares, 27% citaram a procura presencial em ruas de interesse, 23% destacaram placas de “vende-se” nos imóveis e 21% a ajuda de corretores.

“As pessoas tentam mesclar o melhor dos dois mundos. Elas buscam tanto a praticidade e agilidade dos meios digitais quanto a segurança e maior personalização que o atendimento presencial com corretores proporciona”, avalia Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft. “A pesquisa evidencia que, apesar da predominância do digital, estratégias que combinem abordagens online e presenciais podem alcançar um público mais diverso e atender melhor às diferentes demandas do mercado de aluguel.”

O estudo foi realizado de forma quantitativa entre os dias 21 de outubro e 6 de novembro de 2024, por meio de questionário que contou com 1.200 respondentes, distribuídos igualmente entre as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Além do uso direto das redes sociais (34%), anúncios e propagandas nesses canais (21%) também demonstram impacto, reforçando a importância do marketing digital no setor imobiliário. A pesquisa evidencia como a transformação digital tem moldado a forma como imóveis são procurados e encontrados no Brasil.

O estudo ainda identificou que meios menos comuns de busca incluem leilões (8%) e grupos de WhatsApp (13%).

busca-por-imóvel

Como você tem pesquisado ou pretende começar a pesquisar por imóveis?

Meio de BuscaPercentual
Por meio de uma rede social 34% 
Em um site que reúne várias imobiliárias 34% 
Em um site ou aplicativo de uma imobiliária 31% 
Pedindo indicação de amigos ou familiares 29% 
Presencialmente, andando ou passando pelas ruas 27% 
Por meio de propaganda/anúncio em sites 26% 
Por meio de placas de “vende-se” ou “aluga-se” nos imóveis 23% 
Na imobiliária (pessoalmente) 21% 
Por meio de corretores 21% 
Por meio de propaganda/anúncio em redes sociais 21% 
Perguntando a moradores na região de interesse 21% 
Em um grupo de WhatsApp 13% 
Em leilões 8% 

Fonte: Loft/Offerwise

Se você quer receber conteúdos como este diretamente em seu e-mail, assine grátis o Boletim FOCO VGV. Aproveite também para se inscrever no principal canal do YouTube sobre mercado imobiliário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar a notícia

Veja mais

O mercado imobiliário é vasto e diversificado, e dentro dele há segmentos que exigem abordagens de marketing personalizadas. Imóveis de ...
Negociar um imóvel vai muito além de apenas apresentar opções e esperar uma decisão do cliente. É um processo delicado, ...
O conceito de cidades do futuro já não pertence mais à ficção científica – ele está se tornando realidade em ...
No mercado imobiliário, vender um imóvel vai muito além de apresentar números e metragem. Hoje, compradores esperam uma experiência diferenciada, ...
Incorporadoras que investem em estratégias para aprimorar cada ponto de contato com seus clientes conseguem não apenas aumentar suas taxas ...
Hoje, modelos como coliving, cohousing e bairros planejados estão ganhando força e impactando diretamente o mercado imobiliário. Esses novos formatos ...
A inteligência territorial está transformando a forma como incorporadoras analisam a valorização imobiliária e fazem investimentos estratégicos. É o que ...
No mercado imobiliário, tomar decisões estratégicas bem-informadas é essencial para garantir o sucesso dos empreendimentos. Para isso, as incorporadoras precisam ...
No mercado imobiliário, a jornada do cliente não termina com a assinatura do contrato. Pelo contrário, é no pós-venda que ...
No mercado imobiliário competitivo de hoje, criar diferenciais em empreendimentos é essencial para atrair novos públicos e se destacar da ...

Banca VGV