CONFIRA OS PRINCIPAIS INDICADORES DO MERCADO IMOBILIÁRIO | SELIC 12,25% (11/Dezembro/2024) | FIPEZAP+ RESIDENCIAL VENDA +0,66% (06/Janeiro/2024) | FIPEZAP+ RESIDENCIAL LOCAÇÃO +0,93% (14/Janeiro/2024) | FIPEZAP+ COMERCIAL VENDA +0,16 (21/Janeiro/2025) | IGP-M +0,94% (27/12/2024) | FIPEZAP+ COMERCIAL LOCAÇÃO +0,23% (21/Janeiro/2025) | IPCA +0,52% (10/Janeiro/2024) | INCC-M +0,51% (23/Dezembro/2024) | INCC-DI +0,50% (07/Janeiro/2024) | IVAR 1,28% (07/Janeiro/2024) |

O que esperar do mercado imobiliário ainda em 2024

Compartilhar a notícia

Nos últimos meses de 2024, o mercado imobiliário brasileiro apresenta um cenário de desafios e oportunidades, principalmente em razão de uma escassez de recursos para financiamento habitacional e um aumento nas taxas de juros. Diante deste cenário, fica a pergunta: o que esperar do mercado imobiliário ainda em 2024? Esta matéria traz uma análise das condições do mercado e o que especialistas projetam para o fim deste ano, com dados recentes e tendências. Confira.

2024 foi um ano que prometeu muito. Como estão as entregas?

O ano de 2024 começou com altas expectativas por parte dos profissionais do mercado imobiliário, sendo a principal delas a queda das taxas de juros. Após longos meses da taxa Selic no patamar de 13,75% a.a., havia a expectativa de que o tão sonhado ciclo de cortes da taxa de juros – que havia se iniciado ainda em 2023 – iria se manter e até mesmo se intensificar, chegando às taxas finais cobradas pelos bancos no financiamento imobiliário. Isso, por si só, iria dinamizar as vendas, no entanto, não foi o que ocorreu. Devido a diversos motivos que envolvem o controle da inflação, equilíbrio fiscal, cenário externo, dentre outros, o Banco Central foi obrigado a interromper o ciclo de quedas e, pior, iniciar um possível novo ciclo de alta.

Evolução da taxa Selic - Fonte: Banco Central

Apesar deste cenário envolvendo a manutenção da taxa de juros em patamar elevado, o mercado imobiliário se manteve resiliente, com alto número de vendas, sobretudo com financiamentos imobiliários. O apetite do brasileiro pelo imóvel segue em alta.

Tal apetite, no entanto, vem trazendo outros desafios como o esvaziamento de linhas de crédito imobiliário como é o caso do SBPE, que já estavam sofrendo com retiradas de recursos. Mais recentemente, notícias divulgadas pela Caixa Econômica Federal limitando o crédito imobiliário gerou um certo burburinho e apreensão no mercado sobre os próximos passos do setor e o que esperar do mercado imobiliário ainda em 2024.

Escassez de Recursos para Financiamento Habitacional

Conforme já detalhado aqui no Portal VGV, os bancos estão restringindo o financiamento imobiliário em 2024, sendo que a Caixa (líder na concessão de crédito) já começará com novas regras nos próximos dias e o Banrisul, outro importante player, anunciou suspensão de novas operações.

Esta situação está atrelada, em grande parte, aos constantes saques da poupança que reduziram o montante disponível para empréstimos, além da alta demanda. Para compensar, os bancos têm adotado uma postura mais seletiva na concessão de crédito, priorizando operações de menor risco e ajustando o orçamento disponível, segundo especialistas do setor financeiro​.

E para o restante do ano, o que esperar do mercado imobiliário ainda em 2024 no que diz respeito a financiamentos? Espera-se que os bancos avaliem minuciosamente cada perfil de cliente, concedendo crédito principalmente para quem possui um histórico financeiro robusto e consegue comprovar capacidade de pagamento. Os consumidores, por sua vez, são orientados a realizar simulações de financiamento e considerar a possibilidade de reajustes em suas expectativas de imóvel, optando por alternativas que melhor se adaptem ao orçamento disponível​.

Restrição de crédito beneficia o mercado de imóveis novos, na planta e em construção

Diante da alta demanda por imóveis e da maior restrição de crédito nos bancos, as incorporadoras estão se beneficiando deste cenário. Dados recentes da Abrainc (Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias) apontam para alta tanto nos novos lançamentos quanto na venda de imóveis novos. Através da negociação direto com as incorporadoras, os clientes têm o potencial de fazer uma compra programada, deixando para fazer o financiamento bancário em um período futuro quando se espera condições mais favoráveis.

Dados da Abrainc mostram o cenário de lançamentos e vendas de imóveis novos e sugerem o que esperar do mercado imobiliário ainda em 2024

Portanto, no que diz respeito aos imóveis de incorporadoras, quando o questionamento é “o que esperar do mercado imobiliário ainda em 2024” a resposta é: manutenção de ótimos números.

Demanda imobiliária está em elevação no Brasil

Muito dos bons números do mercado imobiliário brasileiro se deve ao fato de que a demanda por imóveis está em alta no país e, inclusive, se elevando. Dados recentes divulgados pela Brain (um dos principais institutos de pesquisa para informações imobiliárias do país) mostram que a intenção de compra por imóvel vem apresentando alta nos últimos meses.

Itenção de compra por imóveis em 2024 - Demanda imobiliária está em alta no Brasil. Fonte: Brain / Abrainc

Outro importante instituto de pesquisa, a Datastore, também aponta bom cenário para a demanda imobiliária no Brasil, conforme a figura abaixo.

Intenção de compra de imóveis em 2024 - fonte: Datastore

Aluguel residencial segue em elevação, mas escalada de preços desaceleram

O aluguel residencial, que também teve grande elevação ao longo de 2024 registrando índices de aumento bem superiores à inflação, segue em elevação, porém em ritmo mais lento. O índice FipeZap, que monitora o aluguel residencial em 50 cidades brasileiras, mostrou uma desaceleração na escalada dos preços em seus relatórios mais recentes. Esta tendência deve se manter nos próximos meses de 2024, devido principalmente ao “affordability“, termo em inglês que diz respeito à capacidade das pessoas de arcarem com algo (neste caso, das famílias que buscam os imóveis para morar).

Expectativas para os próximos meses: O que esperar do mercado imobiliário ainda em 2024

Apesar da combinação de recursos limitados e o aumento das taxas de juros colocarem o mercado imobiliário brasileiro em uma situação desafiadora, a elevação da demanda garante que teremos um mercado próspero mais à frente.

Além disso, este cenário atual também abre portas para inovações e adaptações. Para investidores e consumidores, 2024 pode ser um ano de oportunidades de negociação, uma vez que muitos compradores estão adiando a decisão de compra e, com isso, incorporadoras buscam soluções para manter o ritmo de vendas.

E para quem deseja comprar um imóvel em 2024, o que fazer?

Para aqueles que ainda planejam comprar um imóvel em 2024, a recomendação é realizar um planejamento financeiro cuidadoso e explorar todas as opções de financiamento. Em um cenário de juros altos e crédito escasso, fazer simulações com diferentes modalidades de crédito, além de comparar com a possibilidade de fazer a compra de um imóvel na planta para repasse de financiamento futuro, pode ser uma estratégia vantajosa. Além disso, os consumidores devem estar atentos a taxas adicionais e considerar uma margem de segurança no orçamento para evitar o comprometimento excessivo da renda familiar.

Independente da maneira que for escolhida para fazer a aquisição, é altamente recomendada a assessoria de um profissional corretor de imóveis habilitado no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) do Estado em questão.

O que esperar do mercado imobiliário ainda em 2024 - imagem gerada por Inteligência Artificial

Considerações Finais

O mercado imobiliário em 2024 segue com boas perspectivas, apesar das restrições no crédito, devido principalmente à alta demanda. A expectativa é que, até o fim do ano, o setor se ajuste a essas novas condições, buscando alternativas viáveis para financiar o setor habitacional e promover novos lançamentos. Neste vídeo abaixo nós explicamos com um pouco mais de detalhes este cenário, confira nossa análise:

Para saber mais sobre o que esperar do mercado imobiliário ainda em 2024, assine grátis o Boletim FOCO VGV, nossa newsletter quinzenal com conteúdos sobre o setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar a notícia

Veja mais

A expressão “o ano só começa depois do Carnaval” não se aplica ao mercado imobiliário - ou pelo menos, não ...
A Geração Z está transformando a forma como nos comunicamos e consumimos. Para os jovens, escrever mais de um parágrafo ...
Redes sociais, sites e aplicativos imobiliários lideram a preferência de quem busca por imóvel, de acordo com uma pesquisa da ...
Lançar um novo empreendimento imobiliário exige mais do que um bom projeto arquitetônico e uma localização estratégica. Para alcançar o ...
O financiamento imobiliário em 2025 é um dos pilares do mercado imobiliário, permitindo que milhões de brasileiros realizem o sonho ...
Com a Selic iniciando o ano em 12,25% (podendo passar de 14% a.a. ainda no primeiro trimestre) e a ...
Investir em imóveis sempre foi uma estratégia tradicional para proteção e valorização de capital no Brasil. Com a chegada do ...
Conhecer estratégias para captar imóveis exclusivos e valorizados pode ser uma grande virada de chave para corretores de imóveis, afinal, ...
Redes sociais, sites e aplicativos imobiliários lideram a preferência de quem busca imóveis, de acordo com uma pesquisa da Loft, ...
No setor imobiliário, a busca por eficiência é constante, e reduzir custos na construção sem comprometer a qualidade é um ...

Banca VGV