IGMI-R 2,52% (26/Novembro/2025) | CONFIRA OS PRINCIPAIS INDICADORES DO MERCADO IMOBILIÁRIO | SELIC 15,00% (05/Novembro/2025) | FIPEZAP+ RESIDENCIAL VENDA +0,58% (05/Dezembro/2025) | FIPEZAP+ RESIDENCIAL LOCAÇÃO +0,60% (24/Novembro/2025) | FIPEZAP+ COMERCIAL VENDA +0,10% (25/Novembro/2025) | IGP-M +0,27% (27/Novembro/2025) | FIPEZAP+ COMERCIAL LOCAÇÃO +0,54% (25/Novembro/2025) | IPCA 0,09% (11/Novembro/2025) | INCC-M +0,28% (25/Novembro/2025) | INCC-DI +0,27% (05/Dezembro/2025) | IVAR +0,37% (05/Dezembro/2025) |

Pesquisa revela que 34% das pessoas começam busca por imóvel em redes sociais

Compartilhar a notícia

Redes sociais, sites e aplicativos imobiliários lideram a preferência de quem busca imóveis, de acordo com uma pesquisa da Loft, empresa de tecnologia e serviços financeiros para imobiliárias, em parceria com a Offerwise. Segundo o levantamento, 34% dos entrevistados utilizam redes sociais ou sites que reúnem várias imobiliárias, enquanto 31% preferem sites ou aplicativos de imobiliárias específicas.  
Busca por imóvel em redes sociais. Foto: iStock/Jinda Noipho

Redes sociais, sites e aplicativos imobiliários lideram a preferência de quem busca imóveis, de acordo com uma pesquisa da Loft, empresa de tecnologia e serviços financeiros para imobiliárias, em parceria com a Offerwise. Segundo o levantamento, 34% dos entrevistados utilizam redes sociais ou sites que reúnem várias imobiliárias, enquanto 31% preferem sites ou aplicativos de imobiliárias específicas.  

No entanto, apesar da liderança dos canais digitais, alternativas tradicionais ainda têm espaço relevante na jornada de busca: 29% mencionaram indicações de amigos ou familiares, 27% citaram a procura presencial em ruas de interesse, 23% destacaram placas de “vende-se” nos imóveis e 21% a ajuda de corretores. 

“As pessoas tentam mesclar o melhor dos dois mundos. Elas buscam tanto a praticidade e agilidade dos meios digitais quanto a segurança e maior personalização que o atendimento presencial com corretores proporciona”, avalia Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft. “A pesquisa evidencia que, apesar da predominância do digital, estratégias que combinem abordagens online e presenciais podem alcançar um público mais diverso e atender melhor às diferentes demandas do mercado de aluguel.” 

O estudo foi realizado de forma quantitativa entre os dias 21 de outubro e 6 de novembro de 2024, por meio de questionário que contou com 1.200 respondentes, distribuídos igualmente entre as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte. 

Além do uso direto das redes sociais (34%), anúncios e propagandas nesses canais (21%) também demonstram impacto, reforçando a importância do marketing digital no setor imobiliário. A pesquisa evidencia como a transformação digital tem moldado a forma como imóveis são procurados e encontrados no Brasil. 

O estudo ainda identificou que meios menos comuns de busca incluem leilões (8%) e grupos de WhatsApp (13%). 

Como você tem pesquisado ou pretende começar a pesquisar por imóveis? 

Meio de BuscaPercentual
Por meio de uma rede social 34% 
Em um site que reúne várias imobiliárias 34% 
Em um site ou aplicativo de uma imobiliária 31% 
Pedindo indicação de amigos ou familiares 29% 
Presencialmente, andando ou passando pelas ruas 27% 
Por meio de propaganda/anúncio em sites 26% 
Por meio de placas de “vende-se” ou “aluga-se” nos imóveis 23% 
Na imobiliária (pessoalmente) 21% 
Por meio de corretores 21% 
Por meio de propaganda/anúncio em redes sociais 21% 
Perguntando a moradores na região de interesse 21% 
Em um grupo de WhatsApp 13% 
Em leilões 8% 

Fonte: Loft/Offerwise 

Para mais notícias sobre o mercado imobiliário, acesse grátis o Boletim FOCO VGV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar a notícia

Veja mais

O mercado imobiliário sempre esteve atrelado à dinâmica de crédito — tanto na ponta do consumidor, quanto no acesso ao ...
De acordo com a AELO, as perspectivas para o mercado de loteamentos em 2026 apontam que o setor chegará em ...
Antecipar-se ao crescimento é uma das estratégias mais poderosas da incorporação. A aplicação de uma tese de investimento urbano bem ...
A incorporação para aluguel está ganhando espaço no Brasil, impulsionada por mudanças no comportamento do consumidor, busca por ativos de ...
Gestão de crise se tornou uma competência essencial para incorporadoras, especialmente em cenários de alta nos custos, instabilidade econômica ou ...
Em um mercado cada vez mais competitivo e técnico, entender as métricas de incorporação é fundamental para tomar decisões precisas ...
A adoção de IA generativa no setor imobiliário está avançando a passos largos e promete transformar profundamente todas as etapas ...
A inteligência artificial na incorporação imobiliária já deixou de ser tendência para se tornar realidade operacional. Incorporadoras que antes apostavam ...
No mercado imobiliário, é comum que o foco da comunicação se concentre nas etapas que antecedem a venda: captação de ...
Com o avanço da tecnologia e a mudança no comportamento do consumidor, o mercado imobiliário tem buscado novas formas de ...

Banca VGV

Evento

VGV Max – Treinamento para Incorporadoras e Construtoras | 19 de Março de 2026

Um treinamento exclusivo para incorporadores e construtores que estão planejando novos lançamentos imobiliários. O evento aborda processos e dicas práticas que vão desde a concepção dos produtos imobiliários até estratégias de marketing e vendas para se atingir o sucesso comercial.

03/19/2026

Evento

VGV Max – Treinamento para Incorporadoras e Construtoras | 19 de Março de 2026

Um treinamento exclusivo para incorporadores e construtores que estão planejando novos lançamentos imobiliários. O evento aborda processos e dicas práticas que vão desde a concepção dos produtos imobiliários até estratégias de marketing e vendas para se atingir o sucesso comercial.

03/19/2026