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O que é VGV? Saiba o significado deste termo tão comum no mercado imobiliário

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O que é VGV? Descubra o significado.

Um dos termos mais comuns do mercado imobiliário, o VGV é também um dos que mais despertam a curiosidade dos que estão entrando neste mercado.

Afinal, o que é VGV? Qual o significado do termo VGV e qual sua importância para o mercado imobiliário?

VGV é um dos termos mais importantes para o setor imobiliário e ajuda a definir diversas outras métricas. Entenda melhor neste post.

VGV significa Valor Geral de Vendas

É um valor calculado pela soma do valor potencial de venda de todas as unidades de um empreendimento imobiliário ou de uma carteira de imóveis. Para facilitar o entendimento, vamos verificar dois exemplos:

Exemplo 1 – INCORPORADORAS / CONSTRUTORAS (empreendimento imobiliário a ser lançado): a incorporadora A pretende lançar um empreendimento com 70 apartamentos a R$ 350.000,00 cada. O VGV deste empreendimento é de R$ 24.500.000,00, ou seja, ele tem o potencial de gerar R$ 24.500.000,00 em receitas (R$ 350.000,00 x 70 unidades). Isto não significa que ele irá necessariamente gerar este valor, pois uma série de fatos podem fazer com que a receita total varie, como alteração no preço dos imóveis, margem de negociação e uma série de outros motivos, mas o indicador ajuda a identificar o potencial comercial do empreendimento.

Exemplo 2 – IMOBILIÁRIAS ou CORRETORES DE IMÓVEIS (profissional ou empresa que possui imóveis em carteira): a imobiliária B possui 130 imóveis disponíveis à venda em sua carteira a um valor médio de R$ 350.000,00 cada um destes imóveis (alguns mais caros, outros mais baratos, mas esta é a média). Se somarmos o valor de todas estas unidades disponíveis à venda, podemos falar que a empresa possui uma carteira com potencial de VGV de R$ 45.500.000,00.

Qual a importância do VGV?

No caso de incorporadoras, além de ajudar a indicar se o empreendimento é ou não viável do ponto de vista comercial, o VGV auxilia na definição do orçamento da obra, das verbas administrativas da incorporadora, no desempenho da empresa no mercado, dentre outros.

De acordo com levantamento feito pela Folha Online em 2006, as incorporadoras de São Paulo gastam de 3% a 6% do VGV de um empreendimento imobiliário em marketing. Já a forma como este percentual é distribuído nas ações de marketing depende do perfil de cada empreendimento, do público-alvo e das características do produto. Geralmente a maior parte é investida nos pontos de venda, onde o negócio é fechado.

No caso das imobiliárias e/ou dos corretores de imóveis, identificar o VGV de determinada carteira (seja o “VGV potencial” ou “VGV vendido”) auxilia a entender se a empresa ou o profissional está diante de uma boa oportunidade comercial ou até mesmo se está evoluindo do ponto de vista de desempenho comercial.

Como as construtoras e incorporadoras podem aumentar o seu VGV?

O Portal VGV há 15 anos atua auxiliando incorporadoras e construtoras a aumentarem o seu VGV através da criação de produtos imobiliários inovadores, com valor agregado, além de estratégias de marketing criativas de alto impacto e baixo custo. Além disso, possui uma série de indicações de ferramentas e materiais que podem auxiliar as empresas neste propósito. Confira aqui as soluções de marketing para incorporadoras.

Como as imobiliárias podem aumentar o seu VGV?

O termo VGV também é muito utilizado por imobiliárias que usam esta métrica para avaliar o seu potencial de vendas. Para atender às imobiliárias que pretendem melhorar os seus resultados comerciais, o Portal VGV também possui uma divisão específica para auxiliá-las. Confira aqui as soluções de marketing para imobiliárias.

Como os corretores de imóveis podem aumentar o seu VGV?

Assim como as imobiliárias, é comum que corretores de imóveis avaliem os seus resultados e, principalmente, potencial comercial através da métrica VGV. Geralmente os corretores de imóveis somam o valor total dos imóveis que possuem em sua carteira à venda para, assim, encontrar o VGV potencial. De semelhante modo, é comum que corretores somem todas as vendas efetuadas em determinado período para encontrar o “VGV vendido” em determinado intervalo de tempo. Com este acompanhamento, conseguem saber se estão evoluindo ou não em termos de geração de resultados baseado no esforço que fazem. Visando auxiliar estes profissionais, o Portal VGV também possui uma divisão específica para atendê-los. Confira aqui algumas soluções de marketing para corretores de imóveis.

Quer aprender um pouco mais sobre o termo VGV e o seu significado?

Se você deseja se aprofundar mais sobre os termos e métricas do mercado imobiliário, assim como entender com mais profundidade sobre estratégias que podem ajudar a elevar os seus resultados, recomendamos que acesse a Banca VGV e conheça diversos livros sobre o mercado imobiliário que abordam temas como incorporação imobiliária, marketing imobiliário, marketing de relacionamento no setor imobiliário, investimentos imobiliários, além de diversos temas referentes.

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