Logo do Portal VGV
CONFIRA OS PRINCIPAIS INDICADORES DO MERCADO IMOBILIÁRIO | SELIC 12,25% (01/Nov/2023) | FIPEZAP+ RESIDENCIAL VENDA +0,37% (05/Dez/2023) | FIPEZAP+ RESIDENCIAL LOCAÇÃO +0,70% (14/Nov/2023) | FIPEZAP+ COMERCIAL VENDA -0,11% (22/Nov/2023) | IGP-M +0,59% (29/Nov/2023) | FIPEZAP+ COMERCIAL LOCAÇÃO +0,17% (22/Nov/2023) | IPCA 0,24% (10/Nov/2023) | INCC-M +0,10% (27/Nov/2023) | INCC-DI +0,07% (06/Dez/2023) | IVAR -0,37% (07/12/2023) |

As taxas de juros e o atual momento do mercado imobiliário

Compartilhar a notícia

Financiamento imobiliário via FGTS terá mais R$ 28,85 bilhões de recursos

As taxas de juros estão altas, isto é um fato. Após mais uma decisão do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) de manter a Selic em 13,75% ao ano, crescem as preocupações de uma forma geral no setor imobiliário a respeito dos impactos que isso pode trazer para o setor como um todo, seja na parte produtiva por parte de quem constrói ou na parte compradora, de quem está buscando a aquisição do seu imóvel próprio.

Venda e alugue mais imóveis através do marketing de relacionamento. Matricule-se no VGV Fideliza.

Com Selic alta e a fuga de recursos da Poupança (uma das principais origens de recursos – o chamado “funding” – para o financiamento imobiliário), o crédito começa a ficar escasso e o custo de captação dos bancos sobe, elevando por consequência as taxas finais cobradas dos clientes que querem fazer a aquisição do imóvel de forma financiada.

Apesar de todo este movimento e uma redução do número de empréstimos concedidos para a compra de um imóvel, as notícias do setor imobiliário de uma forma geral incrivelmente seguem positivas. Isso se deve, principalmente, ao fato de termos uma grande demanda: o brasileiro segue muito interessado em fazer a aquisição de um imóvel e o mercado segue comprador, embora em menor ritmo. No entanto, o mercado e as operações vão se ajeitando conforme a situação. Não por acaso temos visto um grande número de vendas de imóveis na planta, em que as pessoas compram de forma programada e um fluxo de pagamento mais diluído ao longo da construção com o financiamento a ser repassado no futuro quando as taxas de juros – espera-se – estejam em um patamar inferior, uma maneira de realizar gradativamente o grande sonho de uma vida.

Conheça os livros sobre Marketing Imobiliário mais vendidos do Brasil, tenha acesso a diversas técnicas e acelere a venda e a locação de imóveis.

Se o mercado segue pujante mesmo com juros altos e crédito restrito, fica a expectativa: o que será que irá acontecer quando as taxas de juros baixarem? Será que teremos um novo boom imobiliário? Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

Acompanhe mais detalhes em nossa análise exclusiva. Fique por dentro de tudo o que acontece no mercado imobiliário com o Portal VGV..

Compartilhar a notícia

Assine GRÁTIS e receba nossos conteúdos em seu e-mail

Últimas publicações

Pack de Livros sobre o Mercado Imobiliário

Planilhas para construtoras, imobiliárias e investidores

Veja mais

Aluguel residencial ganha espaço entre jovens e população de menor renda, diz ...
Aluguéis residenciais recuam 0,37% em novembro, após 11 meses de alta....
Explorando as Variações no Setor e Seu Impacto na Economia ...
Como uma boa incorporação imobiliária, o fundamento (as bases ou fundação) de um bom negócio precisa estar bem estabelecido para ...
Vendas de imóveis residenciais novos na cidade de São Paulo crescem 26,9%, e lançamentos sobem 70,4%, segundo dados do SECOVI-SP....
Jovens impulsionam crescimento do mercado imobiliário com foco em imóveis compactos e uso de ...
Os números, tendências e fatores por trás do sucesso desses imóveis no Brasil....
Vila Andrade mantém liderança, mas Santa Cecília surge como destaque no mercado imobiliário de São Paulo....
Em meio a um cenário econômico dinâmico, o IGP-M avançou para 0,59% em novembro, surpreendendo as expectativas e evidenciando variações ...
Renato Correia, presidente da CBIC, vislumbra uma retomada robusta para o mercado imobiliário em 2024....

Banca VGV