Venda de imóveis novos atinge volume recorde em dezembro


Venda de imóveis novos atinge volume recorde em dezembro

Total de unidades comercializadas no último mês de 2009 foi o maior desde a mudança para a atual metodologia da Pesquisa Secovi

O mercado de imóveis novos residenciais na cidade de São Paulo fechou 2009 com resultados surpreendentes. Em dezembro, foram comercializadas na capital 5.663 unidades, maior volume de moradias vendidas desde a alteração da metodologia da Pesquisa Secovi-SP sobre Mercado Imobiliário, no início de 2004.

De acordo com o Departamento de Economia e Estatística do Sindicato, as vendas foram 116,9% superiores em relação a novembro (2.611 unidades) e 237,7% maiores que dezembro de 2008 (1.677 habitações). Até então, o mês com volume recorde de comercialização era dezembro de 2007, com 5.428 moradias.

Cabe lembrar que o volume de lançamentos, segundo a Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio, também registrou alta expressiva, com 6.131 unidades novas colocadas em oferta em dezembro.

A relação entre unidades vendidas sobre a soma do volume lançado com a oferta remanescente de 12.276 unidades representa o índice VSO (Vendas sobre Oferta), expresso em porcentagem, de 30,8% em dezembro. "Pode-se dizer que o desempenho de comercialização medido pelo VSO em dezembro foi um dos maiores na evolução histórica do índice, ficando atrás apenas do resultado de setembro", comenta Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP.

Quanto à segmentação dos resultados obtidos, quase metade (48,1%) das unidades escoadas no mês foi de três dormitórios, com 2.726 vendas. Unidades de dois dormitórios ficaram na segunda colocação, com a comercialização de 1.975 unidades (34,9% do total).

Vale destacar a crescente participação do nicho de três quartos no valor movimentado com as vendas em dezembro. O segmento representou 41,3% do total de R$ 1,7 bilhão referente ao VGV (Valor Global de Vendas) apurado pela Pesquisa Secovi-SP. Imóveis de quatro dormitórios ocuparam o segundo lugar, com 28,9%.

Um dado interessante é a participação majoritária da fase de lançamento na comercialização: 91,9% (5.203 unidades) do total escoado em dezembro estava ofertado há até seis meses. O período de lançamento engloba as unidades em oferta há menos de seis meses, desde que foram lançadas.

Com os resultados de dezembro, o total de unidades comercializadas no ano atingiu a marca de 35.832 moradias, um aumento de 9,09% sobre as vendas acumuladas de 2008 (32.847 unidades). "Nada mal, para um ano que começou com a sombra da crise financeira globalizada", observa Petrucci.

Comentários

  1. o que eu estava procurando, obrigado


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional