Semana Imobiliária de São Paulo promete mostrar que a crise ficou para trás


1098684_unique_2por Roberto Akazawa*

É o que os indicadores estão mostrando: a Semana Imobiliária de 23 a 27 de setembro, abrindo com a cerimônia de entrega do Prêmio Master Imobiliário, promete mostrar que a crise ficou mesmo para trás. Aí estão as razões.
O mercado imobiliário na cidade de São Paulo fechou o semestre com resultados surpreendentes diante do pessimismo do início do ano, após o susto econômico-financeiro dos últimos meses de 2008. Um forte indicador de que a crise no setor se foi.

As vendas em São Paulo no primeiro semestre atingiram 14,4 mil unidades, com VSO - Vendas Sobre Oferta, indicador de "perfomance" de comercialização, de 12,8% ao mês. Esses números permitem estimar resultados anuais comparáveis ao percebido no excepcional ano de 2008. Espera-se que o total de unidades vendidas para este ano seja de 32 mil unidades, com VSO médio de 13% ao mês.

Os números mostram que fatos relevantes diferenciaram nosso mercado diante de outras nações que passam por dificuldades para recuperação. Os fundamentos da economia estão totalmente favoráveis para retomada, a taxa básica de juros possuía gordura para realização de política monetária, as reservas internacionais formaram um colchão de conforto econômico.

Mas o fato principal foi o comportamento do consumidor diante da realidade pós-crise. Ele acreditou e foi às compras para adquirir sua moradia ou investir em imóvel. Eventos como feirões e o programa governamental "Minha Casa, Minha Vida" também foram fundamentais para o setor imobiliário, assim como será a Semana Imobiliária, a partir de 23 de setembro. Os eventos serão iniciados com a premiação do Master Imobiliário, no Clube Atlético Monte Líbano. Trata-se de um verdadeiro Oscar do setor, com a premiação dos melhores cases de empreendimentos e profissionais, que realmente fazem a diferença.

A Convenção Secovi pode ser vista como algo parecido com as Olimpíadas, com palestras e workshops de todas as áreas da atividade imobiliária acontecendo em um só lugar. Muita troca de experiências e informações agregando conhecimento.

A Expo Síndico Secovi Condomínio contemplará a relevância dos gestores dos nossos edifícios, com oferta de produtos e serviços; e, por fim, o Sisp - Salão Imobiliário São Paulo, que será o grande balcão de negócios e ponto de encontro entre os consumidores e empreendedores, com ampla disponibilidade de produtos.

A Semana Imobiliária assume, assim, papel excepcionalmente importante para o mercado neste momento pós-crise. Trata-se de grande oportunidade para oferecer novos produtos, expor o que cada um tem de melhor. E também para geração de conhecimento. Mais que isso, para mostrar que o mercado volta a trilhar o caminho do desenvolvimento sustentável, com pés no chão. Até lá!

* Roberto Akazawa é gerente do Departamento de Economia do Secovi-SP (Sindicato da Habitação)

Comentários


Próximo evento

Semana da Incorporação Imobiliária

Conheça todas as etapas para realizar uma incorporação imobiliária

Garanta Aqui

CONFIRA AS EDIÇÕES ANTERIORES

Saiba como foi

BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional