Rio de Janeiro ganha primeiro prédio verde na Categoria Gold: Ventura Corporate Towers


Ventura Corporate Towers recebe a certificação Green Building LEED® C&S concedida pelo USGBC

Maior complexo de escritórios da cidade, o Ventura Corporate Towers recebe a certificação Green Building LEED® C&S concedida pelo USGBC

O Ventura Corporate Towers, empreendimento de escritórios de alto padrão desenvolvido em parceria pela incorporadora norte-americana Tishman Speyer e pela Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário é o primeiro empreendimento do Rio de Janeiro a contar com a certificação ambiental Green Building, na categoria Gold. O selo é concedido pelo U.S. Green Building Council (USGBC), dos Estados Unidos, e segue o sistema LEED® (Leadership in Energy and Environmental Design).

Para a conquista da certificação, o Ventura preenche uma série de requisitos que tiveram início na fase de projetos, continuaram durante a construção e permanecem nesta etapa de operação da primeira torre, entregue no ano passado e hoje totalmente alugada para duas das mais importantes instituições brasileiras: o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a Petrobras.

"Com esta certificação, o Ventura junta-se a outros empreendimentos verdes desenvolvidos pela Tishman Speyer, como é o caso do Rochaverá Corporate Towers, em São Paulo, e o Hearst Tower, em Nova York. Além da modernidade das instalações, o desempenho ambiental desses edifícios garante um nível de satisfação elevado a todas as empresas que buscam espaços corporativos de alto padrão", afirma o presidente da Tishman Speyer, Daniel Cherman.

O Ventura foi certificado com base na norma LEED® C&S (for Core & Shell), que avalia e reconhece as soluções e tecnologias sustentáveis adotadas no projeto e na obra para reduzir os impactos ambientais de uma edificação, considerando o núcleo do edifício, todas as áreas comuns e as fachadas da edificação. Este tipo de construção permite grande flexibilidade dos espaços internos e constitui uma tendência entre os modernos edifícios corporativos ao redor do mundo, por atender às diferentes necessidades das empresas hoje e no futuro. Ao mesmo tempo, essa modalidade de Green Building prevê participação efetiva dos inquilinos na manutenção da qualidade dos ambientes internos. As empresas que estão locando seus espaços no empreendimento recebem um manual do usuário, para que possam tirar o melhor proveito das vantagens ambientais que as normas do LEED® proporcionam.

"Além de refletir a filosofia da Camargo Corrêa e sua preocupação com a sustentabilidade, os investimentos que fizemos para obter essa certificação possibilitam uma significativa redução nos custos operacionais das empresas que migrarem para este empreendimento. Ou seja, priorizamos o uso eficiente e inteligente de recursos naturais e ainda oferecemos um negócio extremamente atrativo a quem vier a ocupar o Ventura", afirma Marcelo Figueiredo, presidente da Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário.

Entre os principais requisitos exigidos pelo USGBC e que foram incorporados pelo projeto do Ventura para a obtenção da certificação Green Building, estão: a sustentabilidade do local da construção, a eficiência do uso da água, redução no consumo de energia, utilização de materiais recicláveis e recursos renováveis, manutenção da qualidade do ar interno, além de inovação e processo de projeto (que incluem desde de reuso da água da chuva até a aquisição de materiais de empresas próximas à obra, passando pela utilização de materiais reciclados). Entre os principais resultados, que demonstram a alta performance ambiental do edifício, pode-se destacar:

· 38,7% de economia no consumo de água potável, comparado ao padrão norte americano (previsão de economia baseada nos cálculos e parâmetros do LEED®);

· 100% de economia de água potável para irrigação;

· 71% de todo resíduo gerado na obra desviado de aterros;

· 41% de todo material empregado é de origem reciclada;

· 57% de todo material adquirido é de origem local (fabricados/extraídos à distância de até 800Km da obra);

· 66% de toda madeira incorporada é certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council);

· 30% de redução da vazão e volume de água lançada na rede pública durante as chuvas.

"A cada novo edifício certificado green building, damos um passo em direção à visão do USGBC de se criar um ambiente sustentável nesta geração. Como membro mais novo da família de empreendimentos LEED®, o Ventura Corporate Tower vem contribuir para o fortalecimento do movimento green building", comentou Rick Fedrizzi, Presidente, CEO e Fundador do USGBC.

Alberto Robalinho, diretor da CB Richard Ellis, consultoria contratada para assessorar na locação da segunda torre do empreendimento, acredita que "sem dúvida a conquista da certificação Green Building trará grandes retornos para o Ventura no que diz respeito a sua ocupação, afinal é notável que hoje existe uma tendência de as grandes empresas buscarem a ocupação em edifícios com alto grau de sustentabilidade, pois tratam-se de empreendimentos que trazem um retorno maior que o investimento aplicado na locação, principalmente no que diz respeito ao valor agregado".

Além disso, Alberto Robalinho ressalta que a segunda torre do empreendimento ficará pronta em 2010, momento muito ativo do mercado imobiliário do Rio de Janeiro, por conta do grande aquecimento da economia local, capitaneada principalmente pelas empresas do setor de petróleo, que demandam espaços de alta qualidade e desenvolvidos com princípios de sustentabilidade, porém com uma enorme carência de empreendimentos comerciais de alto padrão, cuja taxa de vacância encontra-se atualmente próxima de apenas 1%.

Para Anderson Benite, Diretor da Área de Sustentabilidade do CTE - Centro de Tecnologia de Edificações, empresa responsável pela consultoria em Green Building para o edifício, "a certificação LEED® do Ventura e o consequente impacto positivo em sua comercialização serviram para comprovar as vantagens do pioneirismo da Tishman Speyer e da CCDI. A certificação foi uma grande conquista para o empreendimento e, sobretudo, para a evolução da construção sustentável no Brasil, demonstrando que este novo paradigma torna-se cada vez mais uma realidade.

O projeto e a cidade
Os projetos arquitetônico e urbanístico, sob a responsabilidade dos escritórios Kohn Pedersen Fox, um dos mais renomados dos Estados Unidos, e Aflalo & Gasperini, um dos mais reconhecidos entre os brasileiros, integram todos os espaços - escritórios, lobby, área de conveniência e o entorno do empreendimento -, criando um conjunto harmonioso.

A construção aproveita ao máximo as características e a bela paisagem natural da cidade do Rio de Janeiro, além de integrar o projeto ao processo de revitalização do centro da capital. O acabamento em vidro e o design da fachada, com um recorte em sua estrutura, formam um conjunto harmonioso com a forma triangular da Catedral Metropolitana, que fica à frente da entrada do edifício.

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional