Prêmio O Melhor da Arquitetura 2009 escolhe 59 finalistas


Prêmio O Melhor da Arquitetura 2009 escolhe 59 finalistas

Criada no ano passado em comemoração aos 21 anos da revista Arquitetura & Construção, premiação bate recorde de inscrições, com 296 trabalhos, e atrai cada vez mais a participação de nomes importantes da arquitetura nacional

 

A equipe de redação da revista Arquitetura & Construção, da Editora Abril, acaba de concluir a pré-seleção dos 59 finalistas da segunda edição do prêmio “O Melhor da Arquitetura 2009”. Os projetos, todos construídos no Brasil entre janeiro de 2007 e junho de 2009, foram inscritos pelos autores e concorrem em 10 categorias e subcategorias: Intervenção Urbana, Retrofit, Edifícios institucionais (Educação, Cultura, Saúde e Lazer), Edifícios comerciais ou de escritório (com até 4 pavimentos e acima de 4 pavimentos), Escritórios (Variados e Agências de Comunicação), Hotelaria, Bares e Restaurantes (Bares e Cafés, Restaurantes), Lojas e Show rooms, Condomínios residenciais (até 3 mil m2 ou até 5 pavimentos e acima de 3 mil m2 ou com mais de 5 pavimentos) e Residencial (Cidade, Praia, Campo).

Criado em 2008, quando a publicação completou 21 anos, o prêmio tem como objetivo destacar a criatividade dos profissionais, os projetos inovadores, as soluções sustentáveis, e os aspectos técnicos e estéticos, além de mostrar ao leitor as tendências em arquitetura e urbanismo que promovem a qualidade de vida nos espaços públicos, ambientes de trabalho, espaços comerciais e residenciais. Em 2009, foram 296 projetos efetivamente inscritos, recorde em relação à primeira edição, que contou com 281 trabalhos.

Agora, as 59 obras selecionadas serão analisadas em duas etapas. Na primeira, que vai do dia 14 a 29 de outubro, o responsável pela escolha é o público, que elege os projetos preferidos por meio da votação via Internet (no hotsite do prêmio http://casa.abril.com.br/arquitetura/premio2009/). Na segunda fase, uma comissão julgadora formada por professores e críticos de arquitetura, historiadores da área e editores avaliará os mesmos projetos e dará notas de acordo com os critérios estabelecidos, como funcionalidade, solução plástica, sustentabilidade ambiental e implantação e integração com o entorno. Da tabulação dessas notas sairão os vencedores.

No dia 1º de dezembro ocorre a cerimônia de entrega dos prêmios, quando os autores dos melhores trabalhos serão conhecidos e receberão um certificado e o troféu “O Melhor da Arquitetura 2009”. Os projetos vencedores serão publicados na edição da revista Arquitetura & Construção que circula no mês de dezembro.

Segundo Cristiane Teixeira, editora de projetos especiais da revista Arquitetura & Construção, neste ano a qualidade dos projetos aumentou significativamente. “Agora contamos com alguns importantes nomes da arquitetura que haviam ficado de fora no ano passado. Além disso, vários escritórios que participaram em 2008 e não venceram se inscreveram novamente, prova de que testaram e aprovaram o processo de seleção e premiação. Esses pontos são, para nós, o reconhecimento de que o prêmio conquistou seu espaço”, avalia Cristiane.

Nomes de destaque da arquitetura nacional fazem parte desta segunda edição do prêmio, entre eles, os escritórios Aflalo & Gasperini Arquitetos, Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados, Indio da Costa Arquitetura, Rocco Arquitetos Associados, Gustavo Penna Arquiteto & Associados, Studio Arthur Casas Arquitetura e Design, Roberto Loeb e Associados, Botti Rubin Arquitetos Associados e Athié Wohnrath Associados Projetos e Consultoria.

Comentários


Próximo evento

Workshop Marketing Imobiliário Avançado Balneário Camboriú

Como gerar mais negócios a partir da própria base de clientes

Faltam:

Garanta Aqui

CONFIRA AS EDIÇÕES ANTERIORES

Saiba como foi

BANCA VGV


Adquira guias completos do mercado imobiliário da sua região. Tenha em suas mãos tudo o que precisa para vender mais.


saiba mais

Patrocínio Institucional