Hello world!

O Inbound Marketing no Mercado Imobiliário


Estamos vivendo verdadeiras revoluções trazidas pela internet e a cada nova ferramenta ou aplicativo cresce a sensação de que ainda há muito a ser explorado. Porém, só se beneficia da internet a empresa que entende que não se trata apenas de um novo canal de mídia. A internet causou profundas mudanças na sociedade, influenciando, essencialmente, a maneira de nos relacionarmos.


Novo consumidor



As pessoas se tornaram mais sociais, colaborativas e mais horizontais em suas relações. Enquanto consumidoras, não aceitam mais um marketing vertical onde ocupam apenas o papel passivo de ouvintes mas são também influenciadoras, pesquisam, se informam, ouvem a opinião de amigos e parentes, opinam, reclamam e recomendam. O único caminho possível para as empresas que desejam permanecer no mercado é se adaptar ao novo consumidor e sua nova maneira de consumir.

No cenário atual, apesar das variações individuais, hoje, o consumidor confia mais na opinião dos outros do que na influência própria ou externa.


Segundo uma pesquisa da Nielsen realizada em 2015, 83% dos participantes de 60 países confiam nos amigos e na família como a fonte mais confiável de “publicidade”, e 66% prestam atenção nas opiniões que as outras pessoas postam na internet.


Com isso, se faz mais do que necessário ter um posicionamento sólido na internet afim de manter a atenção e a preferência do cliente até que ele efetive a compra. E mais: conquistar sua disposição para defender e indicar a marca.


O marketing de conteúdo



O conteúdo é uma estratégia que une e alimenta todas as outras estratégias do marketing digital.  A Content Marketing Institute, instituto criado nos Estados Unidos para divulgar o conceito no mundo, o define da seguinte forma:


“O marketing de conteúdo é a técnica que cria e distribui conteúdo de valor, relevante e consistente, para atrair e engajar uma audiência claramente definida, com o objetivo de encaminhar o cliente a tomar alguma ação que gere lucro”.


O marketing de conteúdo não é algo recente, ele já vem sido praticado desde os anos 80 na produção de revistas e livros como estratégia de marketing, porém, no contexto atual, graças à internet, ele ganhou um novo status:

 
*61% dos consumidores dizem que se sentem melhor em relação a uma empresa que fornece conteúdo personalizado, e são mais propensos a comprar desta empresa (Content Council);

*As pessoas gastam mais de 50% do seu tempo online olhando conteúdo (Nilsen);

*70% dos consumidores preferem conhecer uma empresa através de artigos em vez de anúncios (Content +);

*90% consideram útil o conteúdo personalizado;

*78% acreditam que as organizações que fornecem conteúdo personalizado estão interessadas em construir uma relação com eles (CMO Council).

 
Diante dessa realidade incontestável, para que uma empresa cumpra seus objetivos, a inclusão da estratégia de conteúdo no planejamento estratégico de marketing se mostra um grande diferencial.


Melhor do que qualquer outra abordagem de marketing, a técnica se aproxima do cliente, cria um relacionamento, identificação e engajamento. Além disso, apresenta outros benefícios como:


*Posicionamento da marca enquanto autoridade no assunto;
*Inspiração e entretenimento do consumidor;
*Orientação de decisões;
*Gerenciamento de expectativas;
*Atração de tráfego e leads;
*Fidelização de clientes e leitores.


O que é Inbound Marketing?


O inbound marketing é uma metodologia de marketing digital que tem como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o canal da empresa usando a ATRAÇÃO e RELACIONAMENTO com o público no lugar de propagandas intrusivas.


De acordo com Chet Holmes, autor do livro The Ultimate Sales Machine, apenas 3% das pessoas que trafegam nos sites corporativos estão realmente em busca de uma solução e 7% estão ao menos dispostas a ouvir o que a marca tem a dizer. Os outros 90% representam o desafio do inbound marketing: captar e gerenciar os leads até que eles estejam maduros para a abordagem de venda. Esse processo consiste na aquisição, qualificação, nutrição e, por fim, o encaminhamento dos leads para a equipe de vendas.


ATRAÇÃO:


Compra de mídia: Para prolongar o alcance da publicidade, o meio mais utilizado é a compra de mídia. Os investimentos em marketing têm migrado gradualmente de panfletagens e anúncios em jornais para a internet em search, redes sociais e portais imobiliários onde já, segundo o Google, trafegam 12 milhões de brasileiros. O maior benefício que a internet oferece nesse sentido é a alta capacidade de segmentação e controle sobre cada etapa e resultados obtidos.


SEO: definido pela empresa Resultados Digitais como “conjunto de estratégias realizadas em uma página para torna-la mais compreensível aos mecanismos de busca, melhorando seu posicionamento em pesquisas orgânicas”. Na prática, trata-se de levantar através de softwares e dados do Google, as palavras que estão sendo mais buscadas pelos usuários e utiliza-las nos blogs e landing pages para que a página seja mais facilmente encontrada e seja bem ranqueada nos sites de busca de maneira gratuita.

 
Landing Page: Para converter tráfego em leads, é importante apresentar uma Landing Page (página de entrada do canal da empresa) atraente e objetiva que traga uma oferta. Essa oferta pode ser acesso a um conteúdo exclusivo, download de PDF, newsletter ou outros benefícios. Assim, o consumidor concederá seus dados e passará a se tornar um lead.


RELACIONAMENTO:


Quando o usuário se torna um lead, é possível rastrear seu comportamento na internet e traçar seu perfil afim de proporcionar um conteúdo apropriado ao seu momento e necessidade.

 Para essa fase de qualificação e nutrição do lead, utiliza-se a Automação de Marketing. Quando o tráfego e a geração de leads crescem, a ferramenta é eficaz em manter todos os canais funcionando sem precisar do aumento da equipe de vendas. Mostra-se ainda mais eficiente em atendê-los e nutri-los de maneira pontual e personalizada até que estejam prontos para serem encaminhados à equipe de vendas. Contribui, inclusive, na passagem dos leads pra equipe de vendas gerindo, priorizando e organizando os leads e clientes através do CRM (customer relationship management).


Todas essas ferramentas e estratégias se mostram muito eficazes na abordagem e engajamento do novo consumidor, e o marketing de conteúdo é o combustível dessa locomotiva.


Como utilizá-lo no mercado imobiliário?


No mercado imobiliário, segundo dados da Google, o tempo de jornada na
internet já é de 60% em relação a todo o processo de compra de um
imóvel.  Ainda segundo a Google, ano após ano cai o número de imóveis
visitados antes de fechar negócio. Isso porque o cliente tem se
informado muito mais antes de contatar o profissional de vendas.

A
aplicação da técnica ajudará a condução do cliente através do funil,
com seus gargalos e fragilidades. Em cada um dos gargalos possíveis, há
uma abordagem, uma estratégia e técnicas para garantir que o consumidor
dê o próximo passo.



Seja para aumentar a proximidade com o público, aumentar a audiência, gerar leads ou fechar mais vendas, o conteúdo trabalha em função das metas da empresa.

Quais são as vantagens?



Segundo a DemanMetric, empresa especializada, 82% dos consumidores se sentem mais positivos em relação a uma empresa depois de ler um conteúdo especializado e 70% se sentem mais próximos à empresa graças ao marketing de conteúdo, porém, o mercado ainda não percebeu o poder, alcance e vantagens financeiras oferecidas pelo uso do Inbound Markeiing.

 
Segundo a Resultados Digitais, apenas 2,7% do investimento em marketing, em média, é encaminhado para automação de marketing, enquanto o mesmo é responsável por 38% de todos os leads gerados.


O investimento em geração e qualificação de leads através do marketing de conteúdo e ferramentas de inbound marketing reduz o investimento em vendas, pois torna o trabalho da equipe muito mais assertivo e eficiente, além disso, é 62% mais baixo do que o investimento em marketing tradicional. Isso faz reduzir o custo por venda, o custo por captação de lead e eleva o ROI (retorno de investimento).


Artigo escrito por Carol Scordamaglio. Conheça mais sobre a Carolina e veja o trabalho completo em: https://www.carolscorda.com



Portal VGV

Portal VGV

Comentários


Próximo evento

Semana da Incorporação Imobiliária

Conheça todas as etapas para realizar uma incorporação imobiliária

Garanta Aqui

CONFIRA AS EDIÇÕES ANTERIORES

Saiba como foi

BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional