Hello world!

Setor imobiliário prevê crescimento nas vendas em Manaus, AM


Após anúncio do Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, de que haveria mudanças nas regras de concessão de crédito imobiliário, os ânimos do setor amazonense  melhoraram.


Para o diretor da Comissão da Indústria   Imobiliária da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM), Henrique Medina, o setor ver com muita expectativa as mudanças feitas pela Caixa já que existe redução dos juros e ampliação de possibilidades de novas rendas, ou seja, novas pessoas adquirindo imóveis em um condição muito boa. “Acreditamos muito no crescimento do mercado imobiliário neste segundo semestre e mais precisamente no próximo ano”, reagiu Medina.


O que a Caixa planeja é criar um mercado de títulos de dívidas de financiamento imobiliário. Vários contratos de créditos seriam emitidos e vendidos no mercado a uma taxa de juros fixa mais inflação, em uma estrutura de remuneração parecida títulos da dívida pública Tesouro IPCA. Com mais dinheiro e sem a necessidade de carregar dívida, o banco poderia emprestar mais, reduzindo o custo do dinheiro.


O presidente da Câmara Brasileira da Construção Civil (CBIC), José Carlos Martins, ressalta que as mudanças no cálculo dos juros do financiamento imobiliário devem atrair novas empresas para o setor.


“A troca da TR pelo IPCA não só reduzirá os juros, mas aumentará a oferta de financiamento. Eu não vejo risco de aumento da inadimplência do tomador de crédito com a indexação ao IPCA. A concessão de crédito é cada dia mais rigorosa. Se houver um pico inflacionário, de qualquer forma isso afetaria o setor. A mudança será boa para o consumidor", garante.


Fonte: https://d.emtempo.com.br/economia/169667/setor-imobiliario-preve-crescimento-nas-vendas-em-manaus


Portal VGV

Portal VGV

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional