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Sesi lança guia de saúde mental para gestores


Para ajudar empresas a lidar com estresse, ansiedade e outros transtornos derivados das medidas de combate à Covid-19, o Serviço Social da Indústria (Sesi) divulgou o Guia Sesi Saúde Mental em tempos de Covid-19: Guia Sesi para gestores de empresas. O documento traz recomendações para adaptar a gestão de pessoas nos seguintes contextos: trabalho presencial; home office; afastamento compulsório de trabalhadores e isolamento domiciliar de casos suspeitos ou confirmados da doença.


De acordo com o gerente-executivo de Saúde e Segurança na Indústria do Sesi, Emmanuel Lacerda, a pandemia tornou a gestão da saúde dos trabalhadores mais complexa, exigindo um olhar e atendimento específico a cada situação. “Gestores podem ter de administrar pessoas em diversos contextos de trabalho e, mais do que nunca, precisam de suporte para se adaptar a essa nova realidade, e ao mesmo tempo precisam de cuidar da própria saúde mental”, destaca Lacerda.


Confira as principais recomendações do guia:

Plano de proteção à saúde mental – Além das doenças mentais, o plano deve contemplar fatores de vulnerabilidade social dos trabalhadores, como situação financeira e perda de emprego de membros da família. É preciso ainda garantir que profissionais de saúde atuem de forma mais ampla, contemplando capacitação, construção de iniciativas coletivas de suporte social e estratégias de detecção precoce. O plano ainda deve prever que a maior parte dos problemas psicossociais seja atendida por profissionais não especializados, como colegas de trabalho, supervisores e voluntários da comunidade.


Comunicação e acesso à informação – Crie formas de comunicação de qualidade e eficaz com os trabalhadores e evite focar apenas em mensagens escritas. Disponibilize ainda acesso a informações sobre sites seguros onde trabalhadores podem encontrar práticas que os apoiem a planejar e adotar estratégias para proteção e cuidado pessoal e dos família. Essa estratégia é fundamental para manter a tranquilidade e a confiança entre os membros da equipe, o gestor e a empresa.


Reorganização do trabalho – Seja flexível para renegociar metas, adote rotatividade entre trabalhadores em funções de maior e menor estresse e crie equipes associando trabalhadores menos e mais experientes. Além de evitar sobrecarga de trabalho, essas medidas são um importante sinalizador de que a empresa e o gestor se importam com o bem-estar das pessoas e a sobrevivência do negócio no longo prazo.


Suporte psicológico – O gestor deve estar atento a mudanças de comportamento dos trabalhadores e buscar apoio da área de Recursos Humanos. Além de facilitar o acesso a serviços de saúde mental, oriente trabalhadores a darem suporte social e emocional aos colegas e familiares. Crie oportunidades no ambiente de trabalho e em meios digitais para compartilhamento de histórias e de imagens positivas de pessoas que se recuperam da Covid-19. E lembre-se do mais importante: honre e reconheça a importância de seus profissionais. Com essas medidas, a empresa conseguirá manter a laços entre as pessoas e incentivar a manutenção do senso de equipe.


Apoio aos gestores – Os gestores estão sendo ainda mais pressionados neste período de pandemia. Por isso, também precisam ser cuidados. É importante que as estratégias de suporte à saúde mental sejam aplicadas a esses profissionais e que se garanta que sejam capacitados para a autogestão das medidas definidas. Além de proporcionar melhor cuidado da saúde desses profissionais, a empresa permite que os líderes sejam exemplos no autocontrole e cuidado com a saúde aos demais trabalhadores.


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