Hello world!

Qual é o significado de Valor Venal de um Imóvel?


Você já se deparou com a expressão Valor Venal do Imóvel e ficou em dúvida sobre o que isso significa? Afinal de contas… Qual é o significado de Valor Venal de um Imóvel? Por que o valor venal de um imóvel é diferente do valor de mercado?


Valor Venal de um Imóvel é uma avaliação estimada feita pelo poder público de quanto vale determinado imóvel. É uma estimativa de valor que serve como referência para diversos outros cálculos como, por exemplo, o valor do IPTU.


Se você está começando agora no mercado imobiliário ou mesmo que já seja um profissional experiente, esse kit com certeza será muito útil, pois contempla os principais assuntos do setor.


Como é feito o cálculo do valor venal de um imóvel?

Para calcular o valor venal de um imóvel, são consideradas diversas variáveis e o peso de cada uma delas pode variar de acordo com cada prefeitura municipal do local onde o imóvel está situado. No geral, conforme informado no blog do Nubank, o cálculo do valor venal (V) segue os seguintes critérios:


* Área do terreno em que o imóvel está construído (A);

* Fator idade da propriedade – idade do imóvel desde quando foi construído (I);

* Fator posição – em outras palavras, a localização do imóvel (P);

* Valor médio do metro quadrado dos imóveis próximos, segundo a Planta de Valores do Município (VR);

* E o fator tipologia da residência, que enquadra as características de construção do imóvel, como reformas, acréscimos, modificações, etc. (T)


Estas variáveis mencionadas são aplicados na seguinte fórmula para calcular o valor venal do imóvel:


V = A x VR x I x P x TR


Como alertamos acima, essa, no geral, é a fórmula utilizada pelos municípios, mas ela pode ser diferente de região para região.


Ficou com alguma dúvida? Escreva para nós nos comentários!




Portal VGV

Portal VGV

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional