Hello world!

Programa Minha Casa, Minha Vida e a expansão de incorporadoras


Dia 25 de março, o Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) chegou ao seu décimo ano. “Nos últimos dez anos notamos significantes avanços tecnológicos e de qualidade (aprimorou normas de desempenho) com a implementação do programa”, afirma o vice-presidente de Habitação Popular do SindusCon-SP, Ronaldo Cury. 


O déficit habitacional é de mais de 7,7 milhões de moradias no país, sendo que 97% são de famílias que ganham até seis salários mínimos. “Com a crise dos últimos anos, o programa representou mais de 70% das obras do setor imobiliário nacional”, afirmou Cury.


Em 2018, a MRV Engenharia,por exemplo lançou 41.195 unidades, 75% acima do volume de 2008, último ano antes do anúncio do programa. Para efeito de comparação, em 2008, 52% das unidades lançadas pela incorporadora tinham financiamento enquadrado no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), parcela que foi de 97% no ano passado. Entre 2008 e 2018, o volume lançado pela Direcional, aumentou 97%, para 10.572 unidades.


Mas operar no Minha Casa também tem desafios para as empresas, como margens apertadas e oscilações decorrentes dos momentos de inconstância na liberação de recursos do FGTS e do Tesouro Nacional. "A principal fragilidade é a sustentabilidade do FGTS. É difícil para as empresas soltar as amarras sem confiança de que haverá recursos disponíveis para financiar o setor lá na frente", conta Rodrigo Osmo, presidente da incorporadora Tenda.


De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, o programa é uma prioridade do governo federal, pois, além de garantir moradia digna às pessoas, representa um importante instrumento de desenvolvimento econômico e de geração de emprego e renda, sobretudo no setor da construção civil. Por isso, o Ministério vem trabalhando no aperfeiçoamento da Política Nacional de Habitação, buscando integrar o MCMV às suas demais diretrizes. O objetivo é focar na qualidade do ambiente construído e em estratégias acopladas ao desenvolvimento para atender integralmente às necessidades da população beneficiada.



Portal VGV

Portal VGV

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional