Hello world!

Norma de Desempenho completa seis anos: saiba o que mudou na ABNT NBR 15.575


Uma das principais referências técnicas para orientar a construção de residências no Brasil, a ABNT NBR 15.575 - Edificações habitacionais - Desempenho completou, em 2019, seis anos em vigor. A norma estabelece requisitos mínimos de segurança, conforto e resistência para casas e edifícios residenciais, com o objetivo de garantir a qualidade das obras. O documento também tem um papel importante ao definir a responsabilidade de cada agente envolvido no processo de produção de uma moradia (incorporadores, projetistas, construtores, fornecedores e usuários).


Prestes a ser revisada e atualizada, a NBR 15.575 é dividida em seis partes – uma com requisitos gerais da obra e cinco correspondentes aos sistemas que compõem um imóvel: estrutura, pisos, vedações, coberturas e instalações.


A publicação da norma em 2013 após mais de uma década de discussões trouxe uma série de inovações. A começar pela ideia de desempenho aplicado aos edifícios. Isso significa que não importa de que forma a moradia seja construída, desde que o desempenho mínimo seja atendido.


Outra novidade introduzida pela Norma de Desempenho foi a aplicação do conceito de Vida Útil de Projeto (VUP), que define o período de tempo em que determinado sistema construtivo deve manter o desempenho adequado, desde que feitas todas as manutenções e garantidas as condições de uso.


Fonte: https://ademi-ba.com.br/Site/Noticia/norma-de-desempenho-completa-seis-anos-saiba-o-que-mudou-na-abnt-nbr-15-575


Portal VGV

Portal VGV

Comentários


Próximo evento

Congresso do Mercado Imobiliário da Bahia

O mercado imobiliário pós-retomada econômica

Faltam:

Garanta Aqui

CONFIRA AS EDIÇÕES ANTERIORES

Saiba como foi

BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional