Hello world!

Greenbuilding Brasil 2019 inova com formato inédito


O Greenbuilding Brasil - Conferência Internacional & Expo 2019 realizará sua sessão de abertura, dia 25 de novembro, no espaço Cubo Itaú, em São Paulo. Já as sessões técnicas, que se iniciarão a partir do dia 26, serão transmitidas em plataforma online.

A partir do próximo dia 25 de novembro, São Paulo receberá a 10ª edição do Greenbuilding Brasil - Conferência Internacional, a maior iniciativa voltada ao mercado de construção sustentável da América Latina. Este ano, o tema central do evento será "Democratizando o Conhecimento", isso por que, de forma inédita, a iniciativa será realizada em um novo formato: no primeiro dia, a sessão de abertura será realizada presencialmente no Espaço Cubo Itaú. Já as sessões técnicas, do dia 26 ao dia 29, serão disponibilizadas em plataforma online, de forma gratuita mediante inscrição.

A iniciativa tem como foco principal atrair profissionais que atuam na iniciativa privada, mercado imobiliário, líderes, administradores e gestores de portfólio, para debaterem os desafios e a importância da construção para o desenvolvimento sustentável. Para o primeiro dia de evento, a organização estima a participação de cerca de 400 profissionais, que assistirão palestras com nomes de destaque do mercado, que falarão sobre temas como eficiência energética em escolas públicas (GBC Brasil Zero Energy); Conforto, saúde e bem-estar em edificações residenciais (GBC Casa & Condomínio); Acessibilidade como elemento que vai além das normas técnicas; O panorama do mercado imobiliário e perspectivas do segmento; Eficiência energética; O cenário atual das construções sustentáveis, entre outros diversos assuntos.

De acordo com Felipe Faria, diretor executivo do Green Building Brasil, a edição deste ano será um marco, uma vez que seu novo formato permitirá que um número maior de profissionais tenha acesso às sessões educacionais. "A pluralidade está presente no evento deste ano. 

Vivemos um momento especial no setor de green building e teremos a oportunidade de compartilhar com o público todos as frentes do movimento que estão em curso, bem como os próximos passos", afirma o executivo.

Sessões técnicas são destaques deste ano - A Greenbuilding Brasil

2019 terá um grande diferencial: profissionais que atuam no setor e, por motivos diversos, não podem estar de forma presencial na sessão de abertura, poderão acompanhar conteúdos exclusivos em plataforma online, de forma gratuita mediante inscrição, em qualquer lugar do mundo, seguindo a programação que se inicia no dia 26 e vai até o dia 29 de novembro. São, ao todo, 50 temas que irão compor a programação do evento.

Confira abaixo alguns dos principais assuntos:

Na primeira palestra do dia 26, a mestre em arquitetura, ciência e tecnologia da arquitetura pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Natalia Nakamura, comandará uma palestra sobre a Indústria 4.0 na sustentabilidade ambiental em edificações. A acadêmica irá repercutir o Relatório Global de Riscos, que é realizado pelo Fórum Econômico Mundial, e que colocou os problemas ambientais como o principal problema que o mundo enfrentará nos próximos 10 anos. A acadêmica falará sobre a importância da conscientização e o papel do setor em relação aos impactos ambientais das edificações. Nakamura apresentará ao público as novas tecnologias que estão sendo incorporadas à indústria para melhoria desses processos, como Indústria 4.0, internet das coisas e aprendizado de máquinas.

Outro tema de destaque desta edição, no dia 27, é a conservação de água e uso de fontes alternativas nas construções sustentáveis. A responsável por tratar desse tema é Lilian Sarrouf, consultora técnica e sustentabilidade do SindusCon-SP, que falará sobre as ações que precisam ser adotadas, tanto na fase de projetos, quanto na manutenção da vida útil da edificação, com a gestão integrada focada na conservação da água. A consultora levará ao público estratégias de gestão que objetivam a redução do consumo de água por meio de projetos que integram arquitetura, paisagismo, soluções térmicas atreladas ao projeto de hidráulica predial, estudo do consumo dos usuários da edificação, uso eficiente da água e gestão de fontes alternativas (potável e não-potável), parâmetros de qualidades, entre outros.

A questão da eficiência energética em green buildings também será fortemente explorada na edição deste ano. No dia 28, o doutor em engenharia mecânica pela Universidade de São Paulo (USP) e docente na mesma instituição, o professor Alberto Hernandez Neto, fará uma palestra sobre sistemas de refrigeramento geotérmico. Hoje em dia, o impacto do aquecimento global no desempenho energético de uma edificação, obriga o setor a buscar e apresentar soluções inovadoras ao mercado. Desta maneira, Neto mostrará os principais tipos de sistemas de resfriamento geotérmico presentes no mercado. Inicialmente, falará sobre a análise preliminar da viabilidade antes da aplicação e, em seguida, apresentará cases de sistemas de resfriamento geotérmico já instalados e outros que serão implementados no Brasil.

Já no dia 29, o destaque vai para a palestra sobre o convênio de cooperação, firmado entre a Eletrobrás e o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) para o desenvolvimento de um benchmark de desempenho energético em edificações.  O convênio tem como meta desenvolver indicadores de desempenho energético para 15 tipologias de edificações não-residenciais que estejam em plena operação, público ou privada, para projetar o perfil de consumo de energia no setor de serviços no Brasil. O objetivo é desenvolver uma base de dados do consumo energético para balizar a elaboração de benchmark específicos para cada tipologia. Esses dados serão usados para a implementação de um programa nacional de gestão energética para edificações em uso. Na palestra, serão apresentadas as atividades do convênio que já estão em curso e os primeiros resultados, conceitos de benchmark, processos e análises do banco de dados, variáveis e metodologia de simulação computacional.

A programação completa das sessões e o credenciamento para participar do evento online pode ser consultado e realizado no link do evento: https://conteudo.gbcbrasil.org.br/congresso-online.

Já a grade da sessão de abertura, os custos de investimento e os passos para o credenciamento estão disponíveis no link a seguir: https://bit.ly/2X7Do3E



Portal VGV

Portal VGV

Comentários


Próximo evento

Missão Executiva Alto Padrão & Luxo - New York Edition

Uma imersão única no mercado mais dinâmico do mundo!

Faltam:

Garanta Aqui

CONFIRA AS EDIÇÕES ANTERIORES

Saiba como foi

BANCA VGV


Adquira guias completos do mercado imobiliário da sua região. Tenha em suas mãos tudo o que precisa para vender mais.


saiba mais

Patrocínio Institucional