Hello world!

Confiança da construção atinge maior nível desde 2014, aponta FGV


O Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 2,2 pontos em agosto, passando para 87,6 pontos, maior nível desde dezembro de 2014 (88,7 pontos). Os dados são da Sondagem da Construção, divulgada nesta terça-feira (27) pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre).


O ICST subiu pelo terceiro mês consecutivo, influenciado tanto pela melhora da situação corrente quanto pelas expectativas do curto prazo. O Índice da Situação Atual (ISA-CST) avançou 2,5 pontos, para 77,6 pontos, o maior desde fevereiro de 2015 (81,4 pontos).


Segundo Ana Castelo, no entanto, “os empresários estão menos insatisfeitos, uma vez que o ISA permanece em um patamar que ainda indica atividade baixa. Vale notar que o ritmo de melhora se mostra muito lento, insuficiente para alavancar a economia”.


A contribuição do resultado positivo ISA-CST veio do indicador que mede a percepção sobre a situação atual da carteira de contratos, que avançou 2,3 pontos (75,8 pontos), e do indicador da situação atual dos negócios, que subiu 2,7 pontos (79,6 pontos).


O Índice de Expectativas (IE-CST) subiu 1,9 ponto, passando para 97,9 pontos, maior nível desde janeiro de 2014 (99,1 pontos). Os dois quesitos desse índice contribuíram positivamente para o resultado. O indicador de demanda prevista nos próximos três meses avançou 2,7 pontos, para 98,2 pontos, e o indicador de tendência dos negócios nos próximos seis meses aumentou 0,9 ponto, para 97,5 pontos.


O Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) do setor variou 0,7 ponto percentual, para 69,6%, alcançando a quinta alta consecutiva. Tanto o NUCI para Máquinas e Equipamentos quanto o NUCI para Mão de Obra subiram 0,2 e 0,8 ponto percentual respectivamente.


Fonte: https://cbic.org.br/en_US/confianca-da-construcao-atinge-maior-nivel-desde-2014-aponta-fgv/


Portal VGV

Portal VGV

Comentários


Próximo evento

Congresso do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro

O mercado imobiliário pós-retomada econômica

Faltam:

Garanta Aqui

CONFIRA AS EDIÇÕES ANTERIORES

Saiba como foi

BANCA VGV


Adquira guias completos do mercado imobiliário da sua região. Tenha em suas mãos tudo o que precisa para vender mais.


saiba mais

Patrocínio Institucional