Hello world!

CNI: atividade e emprego na construção registram melhora


Sondagem da Indústria da Construção da CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostrou em julho elevação de 0,2 ponto do índice de nível de atividade, que subiu para 48,4 pontos, e oscilação de 0,1 ponto do índice de número de empregados, que atingiu 47,3 pontos. Embora tenham melhorado desde o início de 2019 estejam no melhor nível dos últimos seis anos, os dois indicadores continuam abaixo dos 50 pontos, denotando persistência da queda atividade e emprego.


O nível de utilização da capacidade operacional ficou em 57% em julho, mesmo patamar registrado em junho, e 5 pontos percentuais acima da média histórica. Isso significa que o setor operou com 43% do pessoal, das máquinas e dos equipamentos parados no mês passado. A ociosidade é menor nas grandes empresas, segmento em que a média de utilização da capacidade instalada alcançou 59%. Nas pequenas empresas o nível de utilização da capacidade instalada foi de 51% e, nas médias, de 57%.


Com a elevada ociosidade, a disposição dos empresários para fazer investimentos diminuiu. O índice de intenção de investimentos caiu 3,5 pontos em agosto na comparação com julho e ficou em 33,1 pontos, praticamente o mesmo patamar de maio, e 0,6 ponto abaixo da média histórica. O indicador varia de zero a cem pontos. Quanto maior o valor, maior é a disposição para fazer investimentos.


Mesmo assim, os empresários mantiveram o otimismo, com os indicadores de expectativas estão acima da linha divisória dos 50 pontos. O setor espera o aumento do nível de atividade, dos novos empreendimentos e serviços, da compra de insumos e matérias-primas e do número de empregados nos próximos seis meses.


O Índice de Confiança do Empresário da Construção (Icei-Construção) ficou estável em 58,8 pontos em agosto e se mantém acima da média histórica de 53,3 pontos, mostrando que os empresários permanecem confiantes.


A Sondagem Indústria da Construção foi feita entre 1º e 13 de agosto com 494 empresas. Dessas, 169 são pequenas, 213 são médias e 112 são de grande porte.


Fonte: https://sindusconsp.com.br/cni-atividade-e-emprego-na-construcao-registram-melhora/


Portal VGV

Portal VGV

Comentários


Próximo evento

Congresso do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro

O mercado imobiliário pós-retomada econômica

Faltam:

Garanta Aqui

CONFIRA AS EDIÇÕES ANTERIORES

Saiba como foi

BANCA VGV


Adquira guias completos do mercado imobiliário da sua região. Tenha em suas mãos tudo o que precisa para vender mais.


saiba mais

Patrocínio Institucional