Hello world!

CBIC divulga estudo com análise dos lançamentos no país


A pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, que abrange 31% da população do país ou aproximadamente 20 regiões do país, divulgou nesta segunda (25), o cenário dos lançamentos residenciais com o Indicadores Imobiliários Nacionais 2019. As regiões Sudeste e Centro-Oeste obtiveram destaque diante dos crescentes dados nacionais.


Ao iniciar a divulgação dos dados, o vice-presidente da câmara, Celso Petrucci contextualizou aos presentes o cenário econômico do Brasil, que consequentemente, inflige no resultado do segmento industrial, imobiliário e da construção, como um todo:


“Nós estamos com o IPCA acumulado nos últimos doze meses a menos de 3%, nós estamos com a taxa Selic a 5% e a indústria da construção civil, que detém cerca de 5% do estoque de empregos formais do país, neste ano foi responsável pela geração de 15% dos empregos formais no Brasil”.


Ainda segundo Petrucci, os trimestres ímpares tendem a serem inferiores ao movimento do mercado imobiliário nos trimestres pares. Com a apresentação dos índices do terceiro trimestre de 2019, ele aproveitou para destacar a sobreposição do período diante dos demais.


Conforme o estudo, os lançamentos apresentaram um aumento de 4,1% em relação ao trimestre anterior e um aumento de 23,9% na comparação do mesmo período do ano anterior.


A região Centro-Oeste foi a que apresentou maior desempenho em relação as unidades lançadas entre este trimestre e o do ano anterior (53,9%), sendo seguida pelo Sudeste (49,6%) e Norte (43,0%). Em contrapartida, as regiões Sul e Nordeste apresentaram respectivas quedas de -21,3% e -16,8%.


Ao todo, o balanceio destes dados representa um crescimento de 23%.  


“Falando ainda em lançamento, nós temos mercados em crescimento. São exemplos Manaus, a Região Metropolitana de Fortaleza, Região Metropolitana de Macéio, a cidade de Salvador, o Distrito Federal, a Região Metropolitana de Goiânia e o Rio de Janeiro, que cresceu um pouco de 2017 a 2018 e está tendo um crescimento”, destacou Petrucci.


O vice-presidente ainda destacou a cidade de São Paulo, que representou no período 39% dos lançamentos do país e aproveitou para encerrar o tópico com dados otimistas: “Mas o que interessa para gente é o seguinte: entre 2017, 2018 e parte de 2019, o mercado cresceu aproximadamente 50%”.


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=nx6VCswcbdw


Portal VGV

Portal VGV

Comentários


Próximo evento

Missão Executiva Alto Padrão & Luxo - New York Edition

Uma imersão única no mercado mais dinâmico do mundo!

Faltam:

Garanta Aqui

CONFIRA AS EDIÇÕES ANTERIORES

Saiba como foi

BANCA VGV


Adquira guias completos do mercado imobiliário da sua região. Tenha em suas mãos tudo o que precisa para vender mais.


saiba mais

Patrocínio Institucional