Hello world!

Caixa vai permitir pausa ou redução de até 75% do financiamento imobiliário


Notícia de última hora! A Caixa Econômica Federal anunciou hoje (7 de junho) que permitirá, novamente, a pausa ou a redução dos financiamentos imobiliários vigentes.


A medida tem como objetivo auxiliar as famílias a reequilibrarem seus orçamentos, que podem ter sido prejudicados pela pandemia, além de manter saudável a carteira de crédito imobiliário do banco.


Nesta modalidade anunciada hoje, a pausa será permitida por um período de até 6 meses somente para aqueles clientes que estão recebendo o Auxílio Emergencial 2021 ou para os clientes que estão recebendo o Seguro Desemprego.


Já a redução das parcelas pode ser solicitada pelo público em geral até o limite de 25% do valor por um período de até 6 meses.


Para quem desejar reduzir o financiamento entre 25% e 74,99%, poderá fazê-lo pelo período de até 3 meses desde que apresente ao banco uma declaração informando perda de renda (a declaração pode ser feita pelo próprio solicitante).


Já para quem tiver a necessidade de reduzir um percentual superior a 75% do valor das parcelas, poderá solicitar, mas neste caso o processo é mais burocrático: será necessário enviar uma comprovação documental de perda de renda. A documentação será avaliada pelo banco que poderá ou não conceder o benefício.


Em todos os casos, o benefício pode ser solicitado pelo App Habitação Caixa. Para mais informações, consulte o seu gerente de relacionamento ou ligue no telefone 0800-104-0104.


A notícia de que a Caixa vai permitir pausa ou redução de até 75% do financiamento imobiliário foi recebida de forma positiva pelos mutuários e pelo mercado em geral, mas Bruno Lessa, diretor do Portal VGV e especialista no mercado imobiliário, avalia que esta decisão tem que ser tomada com muita cautela e responsabilidade: “Todo o valor que deixa de ser pago no período pausado ou reduzido, passa a incorporar o saldo devedor do contrato e será diluído entre o prazo restante. Muita gente solicitou a pausa no ano passado e acabou sendo surpreendido com o valor das parcelas quando o financiamento retornou por não se atentar a este detalhe. É importante ficar atento para não comprometer ainda mais o orçamento. O recomendado é solicitar somente se for estritamente necessário.”, afirmou Lessa.




Portal VGV

Portal VGV

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional