Hello world!

Caixa anuncia redução de juros do crédito imobiliário e sinaliza que pode haver mais cortes no futuro


Hoje, a Caixa anunciou a redução de até 1 ponto percentual nas taxas de juros para os financiamentos imobiliários com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE). A menor taxa passou de 8,5% ao ano para 7,5% ao ano e a maior: de 9,75% ao ano para 9,5% ao ano. As novas taxas serão válidas a partir da próxima segunda-feira (14). 

A taxa do crédito imobiliário da Caixa Econômica Federal continuará a cair caso o Banco Central (BC) reduza mais vezes a taxa básica de juros, a Selic. "Nós reagiremos a quaisquer movimentos de redução da taxa de juros pelo Banco Central. Se o BC continuar reduzindo juros, nós seguiremos essa redução", disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, ao divulgar a redução de juros do crédito imobiliário. 

No dia 18 de setembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu pela segunda vez seguida a taxa Selic, que dessa vez passou de 6% para 5,5% ao ano.

Segundo Guimarães, a redução anunciada hoje é "uma reação à redução consistente dos juros" pelo Banco Central. "Se acreditássemos que a redução não fosse consistente não teríamos baixado", disse. Sobre a linha de financiamento imobiliário, lançada recentemente, com correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o presidente da Caixa disse que não há previsão de redução de juros, por pelo menos, seis meses, mesmo que a Selic fique menor. 

Segundo ele, no momento, o banco estuda a securitização do crédito. "Neste momento, queremos conversar sobre vender esse crédito. Não pretendemos reduzir a taxa do IPCA pelos próximos seis meses pelo menos, até a gente testar a securitização”, disse.

Vale lembrar que recentemente, os bancos privados deram início a uma ofensiva no mercado de crédito imobiliário e a tendência é que novas reduções ocorram em médio prazo.

Itaú anunciou queda na taxa mínima de 8,30% ao ano mais taxa referencial (TR) para 7,45%

Bradesco reduziu de 8,10% para 7,30%, a menor taxa do mercado

Santander também já havia reduzido a sua taxa de 8,50% para 7,99%


Fonte: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-brasil/2019/10/08/caixa-se-selic-cair-juros-do-credito-imobiliario-podem-diminuir-mais.htm
https://cbic.org.br/en_US/caixa-anuncia-nova-reducao-de-taxas-de-juros-para-credito-imobiliario/


Portal VGV

Portal VGV

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional