Dez estações de Metrô da capital paulista voltam a contar com bicicletários a partir de hoje. Os usuários poderão estacionar ou alugar bicicletas nas estações Brás, Carrão, Corinthians-Itaquera, Guilhermina-Esperança, Liberdade, Paraíso, Sé, Santa Cecília, Tamanduateí e Vila Madalena. Essa medida, que demorou para ser implantada por falta de patrocínio, vem de encontro ao decreto 53.942 aprovado pelo então prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, em dezembro de 2012 e que entrou em vigor no mês passado após a sanção de Fernando Haddad e da publicação no Diário Oficial do Munícipio, que determina que estacionamentos de prédios novos ou que passarem por reformas na capital terão, obrigatoriamente, que reservar vagas para bicicletas. As empresas do segmento de construção civil já estão mobilizadas e tentando se enquadrar nessa nova exigência. Uma delas, a Vitacon Incorporadora e Construtora, antecipou essa tendência e desde o ano passado todos os empreendimentos que lançou já previam vagas para bicicletas, além de prever uma parceria com empresas que alugam bicicletas para implantar nos prédios o sistema de bike sharing, a medida foi adotada seguindo padrões de mobilidade urbana defendidos pela empresa.
Alexandre Lafer Frankel, CEO da Vitacon, é um dos defensores da medida - “Nós já adotamos há algum tempo esse padrão de mobilidade. São Paulo é uma cidade que tem muitas possibilidades de locomoção e transporte e ainda assim supervalorizamos o uso do carro”, afirma. “Acredito que favorecendo um espaço para as bicicletas nos edifícios e divulgando melhor o uso delas, além de reestabelecer os bicicletários nas estações de metrô, podemos ajudar nesse grande problema da capital.”
Como exemplo de bicicletário e antecipando à lei 53.942, a Vitacon implantou no prédio onde está instalado seu escritório um bicicletário exclusivo para os visitantes ou para quem trabalha lá. A medida incentivou funcionários e clientes a adotarem o hábito saudável de trabalhar de bike e deixar o carro em casa.
Sobre os empreendimentos
Os novos empreendimentos da Vitacon já contam com a presença de vagas para bicicletas em seus lançamentos. O CEO indica: “Nós temos o serviço de bike sharing, conceito que visa não somente o uso das bicicletas como alternativa à locomoção mas também de integração entre os moradores do edifício e da região.” Para Frankel, o uso de bicicletas já é um começo para quem busca uma alternativa ao carro e ao trânsito caótico de São Paulo. “O aproveitamento das bicicletas pode e deve ser maximizado se usado em conjunto com o transporte público – ônibus e metrô.
De acordo com a nova lei, as vagas para as bicicletas devem ser localizadas em espaços separados das vagas de veículos e motocicletas e também terem facilidade de acesso. Segundo o CEO, as vagas devem ser instaladas no piso mais próximo do logradouro público, a fim de facilitar o deslocamento dos ciclistas até o ponto de parada. Nas vagas deverão ser instalados suportes para prender as bicicletas, com distância mínima de 0,75m entre eles. As vagas deverão ter comprimento mínimo de 1,80 metro com altura mínima de 2 metros.
Comentários