Os novos padrões de mobilidade urbana defendidos pela Vitacon Incorporadora e Construtora estão cada vez mais adaptados à cidade de São Paulo. Ainda que tenha muito o que ser feito, o novo decreto 53.942, publicado no Diário Oficial no último dia 29, é um passo à frente. Agora, estacionamentos de prédios novos ou que passarem por reforma em São Paulo são obrigados a reservar vagas para bicicleta.
Alexandre Lafer Frankel, CEO da Vitacon, aprova essa medida. “Nós já adotamos há algum tempo esse padrão de mobilidade. São Paulo é uma cidade que tem muitas possibilidades de locomoção e transporte e ainda assim supervalorizamos o uso do carro”, diz Frankel. “Acredito que favorecendo um espaço para as biciletas nos edifícios e divulgando melhor o uso delas, podemos ajudar nesse grande problema da capital.”
Os novos empreendimentos da Vitacon já contam com a presença de vagas para bicicletas em seus lançamentos. O CEO indica: “Nós temos o serviço de bike sharing, conceito que visa não somente o uso das bicicletas como alternativa à locomoção mas também de integração entre os moradores do edifício e da região.” Para Frankel, o uso de bicicletas já é um começo para quem busca uma alternativa ao carro e ao trânsito caótico de São Paulo. “O aproveitamento das bicicletas pode e deve ser maximizado se usado em conjunto com o transporte público – ônibus e metrô.
De acordo com a nova lei, as vagas para as bicicletas devem ser localizadas em espaços separados das vagas de veículos e motocicletas e também terem facilidade de acesso. Segundo o CEO, as vagas devem ser instaladas no piso mais próximo do logradouro público, a fim de facilitar o deslocamento dos ciclistas até o ponto de parada. Nas vagas deverão ser instalados suportes para prender as bicicletas, com distância mínima de 0,75m entre eles. As vagas deverão ter comprimento mínimo de 1,80 metro com altura mínima de 2 metros.
O decreto 53.942 foi aprovado pelo então prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, em dezembro de 2012, e já está em vigor após ser assinado por Fernando Haddad e publicado no Diário Oficial do Estado.
A Vitacon é exemplar. Mas ainda falta muita infraestrutura, suporte, incentivo, investimento e Marketing pra população entender uma necessidade.