Uso de novas tecnologias na construção civil brasileira será discutido em encontro em São Paulo


Uso de novas tecnologias na construção civil brasileira será discutido em encontro em São Paulo

Seminário apresentará inovações importantes para o aperfeiçoamento dos processos de concepção e produção de edifícios no país 

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) realiza, no dia 10 de dezembro, evento para debater o uso de novas tecnologias em edificações. Com apoio da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Seminário reunirá diversos profissionais envolvidos em trabalhos de engenharia e edificações. 

A construção civil nos últimos anos tem levado as empresas do setor a uma busca incessante por inovações em tecnologia e processos. O desenvolvimento de tecnologias pode interferir positivamente na velocidade de produção, qualidade de materiais, custos, planejamento, segurança e todas as variáveis que influem na qualidade dos empreendimentos. “Atualmente, há uma busca de saídas para o enorme gargalo que está se formando na capacidade produtiva da construção civil brasileira. Uma dessas saídas é o investimento em novas tecnologias que permitam aperfeiçoar os processos de concepção e produção de edifícios no Brasil”, destaca Eduardo Sampaio Nardelli, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie e palestrante do evento. 

Um dos processos que se caracteriza como ferramenta eficaz é o processo BIM, uma nova forma de organizar as informações de projeto, planejamento, custos, produção e operação da construção. “Numa tradução livre, BIM significa Modelagem de Informações para Construção. Consiste em utilizar objetos e componentes digitais no projeto dos edifícios, de modo a transformar o desenvolvimento do projeto numa espécie de construção virtual. Esse processo substitui a noção tradicional de representação antecipada das edificações através do desenho pela possibilidade de simulação digital daquilo que será construído”, comenta Nardelli. 

O Seminário volta-se justamente a apresentar às empresas incorporadoras, construtoras e profissionais do setor como o processo BIM pode ser incorporado no dia-a-dia do trabalho. 

Dentre as palestras programadas, Eduardo Nardelli participará do painel “Estágio Atual e necessidades do BIM no desenvolvimento de projetos no Brasil”. A intenção é abordar o tema do ponto de vista dos arquitetos. 

O Seminário acontecerá em São Paulo, no Auditório do Centro Brasileiro Britânico, das 8h30 às 18h30.

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional