Soluções subterrâneas para megacidades como São Paulo: a palavra dos especialistas


Soluções subterrâneas para megacidades como São Paulo: a palavra dos especialistas

São Paulo vai sediar um seminário internacional cujo foco é o uso do espaço subterrâneo em megacidades – brasileiras, inclusive. O encontro acontece no próximo dia 26/10 e vai reunir alguns dos principais especialistas mundiais no uso do espaço subterrâneo. A escolha da capital se deve ao número expressivo de obras subterrâneas hoje em andamento na cidade. Para apresentar os planos do município, os organizadores convidaram o secretário de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem. Já Renato Viégas, arquiteto e ex-diretor de planejamento do Metrô de São Paulo, que hoje atua na Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado, vai apontar a importância do transporte sobre trilhos nas grandes cidades.

A participação brasileira será liderada pelo Comitê Brasileiro de Túneis (CBT). Responsável pela organização do Seminário, o CBT faz parte da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), entidade técnica e científica sem fins lucrativos. O engenheiro geotécnico Tarcísio Barreto Celestino, presidente do CBT e professor da Escola de Engenharia de São Carlos (USP), vai abordar obras que exigem soluções subterrâneas, como o trecho Norte do Rodoanel de São Paulo.

O Seminário “Soluções Subterrâneas” vai trazer a experiência de Seul, a capital sul coreana, cidade beneficiada em larga medida por obras subterrâneas de grande porte, com destaque para o metrô. “O mundo vem preferindo o silêncio e a eficácia dos túneis ao ruído, à poluição e à deformação urbanística provocada pelos ‘Minhocões’”, explica Tarcísio Celestino. Da Coreia do Sul virá o engenheiro, professor e presidente da ITA (Associação Internacional de Túneis e do Espaço Subterrâneo), In-Mo Lee. Da Europa, o convidado é o engenheiro holandês Han Admiraal, também professor e presidente do Comitê de Espaço Subterrâneo da ITA.

O que leva ao uso progressivo do espaço subterrâneo é a saturação das áreas de superfície, além das dificuldades crescentes que as obras convencionais provocam no cotidiano e na paisagem das grandes cidades. Daí o estímulo à adoção de plataformas, sistemas de infraestrutura, estacionamentos, metrôs, túneis e bairros inteiros no ambiente subterrâneo.  Válida nos principais países do mundo, esta tendência começa a ganhar força no Brasil, que descobre aos poucos as excepcionais vantagens da utilização dos espaços subterrâneos.

Sustentáveis do ponto de vista ambiental, as obras subterrâneas ganham força também por seu baixo impacto na paisagem urbana – como podem observar hoje os paulistanos com as obras de implantação das novas linhas do metrô, cuja construção é desenvolvida sem produzir transtornos relevantes à cidade.

Realizado no Milenium Centro de Convenções (rua Dr. Bacelar, 1.043, esquina com a rua Luis Gois, na Zona Sul de São Paulo. Acesse aqui o mapa), o Seminário terá início às 9h e término às 12h30. É organizado pelo Comitê Brasileiro de Túneis (www.tuneis.com.br/cbt20anos), entidade que integra a ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica) e comemora 20 anos de existência agora em 2010.

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