
Pela quarta vez a Sobloco Construtora Empresa de Desenvolvimento Urbano é vencedora do Prêmio Master Imobiliário. Este ano, a Sobloco conquistou o troféu na categoria Empreendimentos, com o Espaço Cerâmica, de São Caetano do Sul.
O Prêmio Master chega à 17ª edição e é realizado pela Fiabci/Brasil (Federação Internacional das Profissões Imobiliárias) e Secovi-SP (Sindicato da Habitação de São Paulo). Essa conquista é o reconhecimento de empreendimentos e profissionais que se destacam no mercado imobiliário pelo vanguardismo, inovação, uso de novas tecnologias, modernização de processos e sistemas, urbanismo e adoção de práticas ambientais e sustentáveis.
A Sobloco já havia conquistado o prêmio no ano 2000, na categoria Empreendimentos, com o Parque Faber, em São Carlos (SP); em 2003, com a Riviera de São Lourenço, em Bertioga (SP), levando o troféu Hors-Concours; e em 2005, na categoria Meio Ambiente, com o Sistema de Gestão de Resíduos da Construção Civil.
“O Prêmio Master é um objeto de desejo de qualquer player do mercado imobiliário. As empresas reconhecidas com essa premiação se projetam nacionalmente como vanguardistas no setor. Além disso, para toda a equipe da Sobloco, esse prêmio é motivo de orgulho e motivação para futuros projetos”, diz Luiz Augusto Pereira de Almeida, diretor da Sobloco.
Case vencedor
O Espaço Cerâmica é um bairro planejado, sustentável e também o maior projeto de revitalização urbana em andamento no Brasil. Localizado numa área de 300 mil m² em São Caetano do Sul, na divisa com São Paulo, o espaço reúne moradia, trabalho, serviços e lazer no mesmo lugar.
A Sobloco é a responsável global do projeto e também pelas obras de implantação de serviços de infraestrutura. Foram executados aterros, sistemas de drenagem de águas pluviais, esgoto e água potável, redes subterrâneas de energia elétrica, telecomunicações e gás. Graças ao moderno projeto urbanístico, o Espaço Cerâmica funcionará como uma cidade planejada.
O empreendimento chegou ao mercado imobiliário, em 2007, e foi um grande sucesso comercial. O residencial unifamiliar tem 60% dos terrenos vendidos. A incorporadora Rossi-Lindencorp adquiriu áreas no Espaço Cerâmica e lançou três torres residenciais, em dezembro 2010. Todas as unidades foram vendidas em apenas um mês. Este ano, a empresa apresentou seu segundo empreendimento e já comercializou 80% dos apartamentos. A Gafisa também adquiriu áreas no empreendimento e lançou uma torre comercial e três edifícios residenciais, em junho de 2011, e teve 100% e 60% das unidades vendidas, respectivamente.
Os terrenos comerciais do Espaço Cerâmica já foram 90% comercializados. O Parkshopping São Caetano, realizado pela Multiplan Empresa de Shopping Centers, será inaugurado em novembro deste ano, com 242 lojas, cinema de última geração com seis salas tipo stadium, praça de alimentação com 25 operações e restaurantes e mais de 2 mil vagas de estacionamento. Em 2012, a rede D´Or construirá no empreendimento mais uma unidade do Hospital São Luiz, com capacidade para atender 20 mil pacientes/mês.
O empreendimento deverá atrair investimentos superiores a R$ 1 bilhão e criar milhares de postos de trabalho. A ocupação total deve ocorrer em aproximadamente dez anos. A previsão da Sobloco é que, com ocupação total e com o empreendimento em funcionamento, o Espaço Cerâmica tenha movimento superior a 23 mil pessoas por dia, dos quais 7 mil serão moradores.
Com a criação do Espaço Cerâmica a Sobloco disponibilizará para a população de São Caetano do Sul dois parques públicos, num total de 24 mil m² de área verde. O primeiro, com 9 mil m², já está concluído e conta com uma flora diversificada, alamedas, áreas de lazer e equipamentos para recreação infantil. O projeto recebe assinatura da paisagista Neusa Nakata.
O planejamento do Espaço Cerâmica privilegiou a manutenção da história do local, onde no passado funcionou a fábrica Cerâmica São Caetano. Além do nome no novo bairro, esta história foi preservada também com a manutenção e restauração de um dos fornos da cerâmica. No futuro, o local será um espaço para exposições e eventos culturais.
Nas primeiras visitas das equipes técnicas ao local, foi encontrado um mural de litocerâmica, com três metros de altura e pouco mais de três metros de comprimento, formado por 60 placas. A obra foi criada pelo escultor espanhol Alberto Garcia Vidal, em 1953. O painel foi desmontado e as peças catalogadas e restauradas. O painel foi totalmente remontado pela Sobloco e é um objeto de decoração no parque público.
Comentários