Setor de construção civil tem a maior expectativa de contratações no primeiro trimestre de 2010 no Brasil


Setor de construção civil tem a maior expectativa de contratações no primeiro trimestre de 2010 no Brasil

Pesquisa da Manpower aponta um aumento de 10 pontos percentuais na expectativa líquida de emprego no país; Brasil é o país da América mais otimista quanto ao aumento de contratações

 

A Construção Civil é o setor com maior expectativa de contratação de funcionários para o primeiro trimestre de 2010 no Brasil, seguido por finanças e pela área de serviços. As informações são da Pesquisa de Expectativa de Emprego (Manpower Employment Outlook Survey), realizada pela Manpower, empresa de recursos humanos que oferece serviços para todo o ciclo de negócios e emprego das companhias. O levantamento avaliou a expectativa de mais de 71 mil empresas de 35 países quanto à empregabilidade nos primeiros três meses do próximo ano. No Brasil, quase mil empregadores foram ouvidos.

De acordo com a pesquisa, a expectativa líquida de emprego melhorou desde o último trimestre em sete dos oito setores analisados. Na Construção Civil, pulou de 7% no último trimestre de 2009 para 46% no primeiro de 2010. O setor de Finanças foi de 31% para 43%. Os empregadores da área de Serviços apontaram um otimismo de 40% contra 33% da última pesquisa. Atrás vêm os Transportes e o Comércio, com percentuais de 31% de expectativa, conforme gráfico abaixo. Entre os estados pesquisados (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná), o Rio é o mais otimista, com 38%, seguido pelo Paraná, com 36%. A cidade de São Paulo tem 30% de expectativa, Minas tem 29% e o estado de São Paulo tem 25%.

No total, a expectativa líquida de emprego no Brasil está em 31%, dez pontos percentuais acima do resultado do último trimestre. O país tem o maior resultado da América, seguido por Costa Rica, com 20% e Peru, com 19%. No mundo, só perde para a Índia, que apresenta 39% de expectativa. Os Estados Unidos, que no último trimestre apresentou um índice negativo em 2%, aparece com 6% de otimismo, ainda a pior previsão para o primeiro trimestre do ano desde 1982.

“O grande otimismo em relação às expectativas de contratações no Brasil é indicativo de melhora na empregabilidade. O aumento na expectativa líquida de trabalho mostra que as empresas precisam fortalecer sua imagem junto aos trabalhadores para fidelizá-los”, afirma Pedro Guimarães, diretor comercial da Manpower no Brasil. “O setor de Construção Civil – que tem a mais otimista expectativa no país – sai na frente provavelmente por conta dos incentivos governamentais, como financiamentos imobiliários, que impulsionam a construção de moradias nas cidades brasileiras. Além disso, com os anúncios da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil, a área se movimenta para criar a infra-estrutura necessária à realização dos jogos”, completa.

Nos nove países pesquisados na América, a expectativa de contratação aumentou, com exceção da Colômbia. “Já vemos sinais de estabilização no mercado de trabalho. Por exemplo, apesar de as previsões dos Estados Unidos estarem em recuperação, a porcentagem de empresas que pretendem manter suas equipes é a mais alta da história da pesquisa, e isso é uma ótima notícia. No México, os índices melhoraram em todos os setores e regiões, e os empregadores brasileiros também esperam aumentar suas folhas de pagamento”, afirma Guimarães.

Os resultados completos da pesquisa, além dos comparativos regionais, podem ser encontrados em www.manpower.com/meos 

Sobre a Expectativa Líquida de Emprego
A expectativa líquida de emprego é resultado da diferença entre as porcentagens positiva e negativa presentes nas respostas dos entrevistados quanto à expectativa de crescimento da empregabilidade no mercado de trabalho para o próximo trimestre. No caso do Brasil, 38% acreditam em crescimento e 7% em queda. O índice de otimismo dos empregadores brasileiros é, portanto, 31%. 

Sobre a Pesquisa
A Manpower Employment Outlook Survey é realizada a cada três meses para medir a intenção das empresas de aumentar ou diminuir o número de trabalhadores no trimestre seguinte. O levantamento é um das mais abrangentes da categoria, tanto pelo número de entrevistados quanto pela amostragem e a longevidade. Considerada um importante indicador econômico e uma das pesquisas mais confiáveis sobre empregabilidade do mundo, é realizada há mais de 45 anos. Este trimestre, contou com entrevistas de quase 71 mil empregadores dos setores público e privado no mundo todo.

A pesquisa da Manpower abrange 35 países e territórios: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Cingapura, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Guatemala, Holanda, Hong Kong, Hungria, Índia, Irlanda, Itália, Japão, México, Noruega, Nova Zelândia, Peru, Polônia, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia, Suíça e Taiwan.

Comentários

  1. Tenho uma Firma que presta serviço de Eletricidade: Montagem de padrão de luz, aumento de carga, extensão de rede, Preparo o local para instalação de medidores e instalação completa residencial e predial.


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional