
Muitos imóveis a serem vendidos e altas comissões. Pessoas seduzidas com o famoso boom do mercado imobiliário ingressaram na profissão de corretor de imóveis, que completa 50 anos nesta segunda-feira, 27 de agosto. Para se ter uma ideia, só entre 2009 e 2011, a profissão cresceu 42,93% em número de profissionais, de acordo com dados do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI/GO).
Mas em meio a esta verdadeira corrida atrás da sucesso, nem todos permaneceram. Isso porque, diferente do que muitos pensam, as dificuldades para ser corretor de imóveis começam bem no início da profissão. De acordo com o diretor da URBS-RT Lançamentos Imobiliários, a primeira é que a qualificação não é um pré-requisito para ingressar na área. “Para exercer a profissão, não é necessário realizar um curso extenso e profundo, por isso, além de entrar com pouca bagagem, a pessoa não tem tempo para descobrir se ela tem perfil para ser corretor de imóveis”, explicou.
Além disso, o fato de a profissão ser autônoma, ou seja, o corretor não tem salário fixo, faz com que muitos desistam no início, quando ainda não conseguem vender imóveis com periodicidade. Para superar essas dificuldades, o corretor de imóveis Adelismar Alves Gonçalves utilizou uma estratégia racional.
Atraído pela adrenalina ao se realizar negócios e pela vontade de se profissionalizar, ele decidiu estudar e se graduou em Negócios Imobiliários antes de efetivamente ingressar no mercado. “O curso me ajudou a superar desafios, como a timidez, e me qualificou para a profissão. Comecei como corretor de imóveis somente após formado e, até me firmar, conciliei a nova profissão com a antiga”, contou ele que era recepcionista de hotel.
A corretora Cláudia Maria de Araújo, decidiu tornar-se corretora de imóveis também com o conhecimento de dez anos nos bastidores do mercado imobiliário. Hoje profissional da URBS-RT Lançamentos Imobiliários, tornou-se de fato corretora de imóveis no meio da efervescência imobiliária e apaixonou-se. “Eu já havia passado por vários setores dentro do mercado, mas a oportunidade de trabalhar diretamente com vendas veio com uma demissão seguida de um convite”, contou. Sua primeira venda não demorou a acontecer, após 15 dias como corretora de imóveis, ela comercializou um apartamento de mais de R$ 1 milhão. “Contando pode parecer fácil, e penso que isso seduz muita gente, mas o sucesso é resultado de muito esforço e persistência”, comentou.
É isso que o diretor da URBS-RT, José Humberto Carvalho, procura motivar em sua equipe. Para ele, a disposição em atender as necessidades do cliente, em conhecer o mercado e em se profissionalizar são o diferencial na hora de se alcançar o sucesso. “Por isso, oferecemos cursos, treinamentos, gerentes e direção sempre disponíveis para os corretores. Além disso, temos uma filosofia de trabalho que procuramos sempre alinhar com a equipe”, explicou.
Para Cláudia esse apoio é fundamental para os novatos. “Conhecimento compartilhado e também a motivação em se fazer parte de uma equipe é fundamental. Na URBS-RT, ainda temos o reforço de poder contar diretamente com a direção da empresa”, comentou.
Dia a dia
O dia de um bom corretor de imóveis deve iniciar bem cedinho. Cláudia, por exemplo, acorda às 5h30 da manhã para malhar e em seguida parte para a empresa. Seu dia segue a caminho da URBS-RT Lançamentos Imobiliários. Lá realiza muitos telefonemas, contatos via internet e atendimentos pessoais aos consumidores. Sua rotina ainda contempla treinamentos dos empreendimentos, cursos eventuais e muitas visitas aos decorados como apresentação aos seus atendidos.
A persistência é necessária em casos como uma consumidora que Cláudia atendeu por quatro meses. Após muitos empreendimentos visitados e ligações não atendidas, a sua cliente fechou negócio e comprou quatro apartamentos de uma só vez. Em outro caso, ela trabalhou durante dois anos com um consumidor e, a pouco tempo, conseguiu fechar a comercialização de um apartamento de luxo que, segundo ela, agradou bastante.
“A minha maior realização é quando consigo, verdadeiramente, realizar o sonho do cliente e vê-lo satisfeito”, finalizou.
Comentários