Foi realizada na manhã desta terça-feira, 13 de setembro, na sede do Secovi-SP, a coletiva de imprensa da 17ª edição do Prêmio Master Imobiliário e da Semana Imobiliária 2011. Durante o evento, foram apresentados os 18 cases ganhadores do Prêmio Master Imobiliário, que é reconhecido como a maior consagração do mercado imobiliário nacional e outorgado anualmente pela Fiabci/Brasil e o Secovi-SP. Os vencedores dividem-se em três categorias: Empreendimentos, com seis contemplados; Profissionais, com 11 ganhadores; e um prêmio Hors Concours, que em 2011 foi destinado ao engenheiro e arquiteto Adolpho Lindenberg.
Os vitoriosos são apontados por uma comissão formada por representantes da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), do Instituto dos Arquitetos do Brasil/Departamento de São Paulo (IAB), do Instituto de Engenharia (IE) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo (SindusCon-SP). O júri deste ano foi presidido pelo empresário Sérgio Mauad, diretor-conselheiro do Secovi-SP.
Paulo Germanos, diretor-conselheiro do Secovi-SP e membro da comissão organizadora do Prêmio Master, lembrou que o Prêmio Master tem alcance nacional e ressaltou as qualidades que tornam um empreendimento merecedor da láurea. “Buscamos ousadia, inovação, sucesso de mercado e boas práticas urbanísticas”, enumerou.
O presidente da Fiabci/Brasil, Basílio Jafet, destacou que o Prêmio Master extrapola os limites nacionais à medida que as empresas contempladas concorrem instantaneamente ao Prix d’Excellence, anualmente concedido pela Fiabci Mundial. “A WTorre, ganhadora do Master em 2010, recebeu o Prix d’Excellence este ano, em Chipre”, exemplificou.
A cerimônia de entrega dos troféus ocorrerá em 21 de setembro, a partir das 19 horas, no Clube Atlético Monte Líbano.
Semana imobiliária
Em 16 de setembro, sexta-feira, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participará de um encontro com associados na sede do Sindicato da Habitação, para fazer uma análise do cenário econômico nacional. O evento marca o início da Semana Imobiliária, cujas atividades prosseguem até dia 21 de setembro, data da cerimônia de premiação do Master.
Ao longo desses dias, será realizada a Convenção Secovi-SP, que tem como objetivo proporcionar aperfeiçoamento, atualização e networking aos profissionais da indústria imobiliária. Em seu pronunciamento, o presidente o Secovi-SP, João Crestana, salientou a presença de especialistas estrangeiros na Convenção Secovi-SP, que em 2011 traz como tema as Soluções Inovadoras para um Mercado que Não Pode Parar de Crescer”. “A interação com profissionais estrangeiros é enriquecedora”, enfatizou, lembrando que o grande desafio brasileiro reside em desenhar um modelo urbano eficiente, que leve em consideração o fato de o território nacional ter apenas 0,5% ocupado por cidades, nas quais vivem 85% da população do País. “A sustentabilidade na Amazônia não é a mesma da avenida Paulista”, observou, concluindo que carecemos de uma legislação específica para o meio urbano.
Crestana também deu ênfase à questão da mobilidade, tema que será tratado ao longo do dia 20 de setembro, no Fórum Urbanístico Internacional, que integra a programação da Convenção Secovi. “Precisamos hoje priorizar o pedestre, pois uma cidade viva é feita por pessoas que caminham, que circulam. Em segundo lugar, estão aqueles que se locomovem de bicicleta, seguidos pelos usuários de transporte público e, bem abaixo de todos, aqueles que utilizam automóveis”, resumiu. O assunto também motivou o concurso cultural “As Cidades Somos Nós – Propostas para a São Paulo de 2030”, cuja cerimônia de premiação ganha espaço no encerramento do Fórum.

Comentários