Sacadas ganham destaque em projetos residenciais


Sacadas ganham destaque em projetos residenciais

Nos últimos anos, as sacadas conquistaram destaque nos projetos residenciais, garantindo aos moradores um maior contato com o ambiente externo e maior valorização do imóvel. As sacadas cresceram e ficaram mais bonitas e aconchegantes, tornando-se a atração dos imóveis modernos. "Hoje em dia muitos projetos contemplam áreas maiores de sacada, transformadas em terraços ou varandas, muitas delas acima dos 40 metros quadrados. Tais espaços se integram à sala de estar social e acabam por criar uma sensação de prolongamento destas áreas, criando um efeito de profundidade singular", explica do diretor geral da Construtora Hugo Peretti, o engenheiro civil Hugo Peretti Neto.

Uma tendência antes vista em imóveis localizados em regiões litorâneas, as varandas amplas hoje podem ser encontradas em cidades como Curitiba, conhecida por seu clima menos favorável. É no espaço destinado à varanda que a família e os amigos se encontram para o tradicional churrasco ou os grelhados, sem que o clima seja um fator impeditivo ao lazer. "O fato de usarmos a churrasqueira é cultural, de natureza sulista. O churrasco é uma tradição local, mesmo entre os mais jovens", afirma Peretti Neto. No edifício Monterosso, que foi recentemente entregue pela Construtora Hugo Peretti em Curitiba, as sacadas estão voltadas para o Norte e têm um tamanho bom para criar o efeito de amplitude da sala. Com churrasqueira individual, são ambientes úteis para serem usados em um fim de tarde, no início da manhã ou para reuniões sociais ou íntimas.

Assim como no projeto do edifício Monterosso, no edifício residencial Porto Bellagio, que está sendo construído pela Hugo Peretti em Curitiba, as sacadas terão a função de ampliar a sala ainda mais. "O Porto Bellagio tem duas coberturas espetaculares cujos terraços terão uma das mais lindas vistas de Curitiba e da Serra do Mar. Cada um dos apartamentos tipo terá uma varanda com mais de 12 metros quadrados e uma segunda sacada, esta privativa, na suíte máster. Ambas estão voltadas para o skyline da cidade, uma vista muito bela", comenta o engenheiro.

VARANDAS, SINÔNIMO DE LAZER
Também localizado em Curitiba, o projeto do Club House do residencial Green Village Park Condominium segue a mesma linha. Planejada pela arquiteta Daniela Barranco Omairi, a área consiste em um espaço que reúne mais de 15 opções de lazer e entretenimento, configurando-se como um verdadeiro clube privado. Com ares de lounge, os terraços são decorados e privilegiam uma vista para as demais áreas de lazer do empreendimento. São três andares com varandas, com medidas de 27m², 32m² e 38m².

Daniela revela que as varandas do Club House foram projetadas com a finalidade de proporcionar uma utilização prática, constante, agradável e charmosa. "Elas trazem mobiliário com design exclusivo e disposição tipo lounge. É para estar e conviver sem formalidades, ao ar livre".

No projeto, as varandas-lounge se integram aos andares. A maior, no térreo, integra as piscinas interna e externa. A área traz espreguiçadeiras e foutons. Já a varanda do primeiro andar é ligada à cozinha gourmet e permite uma ampliação do espaço de mesas criando, ao mesmo tempo, uma área com vista para o verde. O segundo andar tem um salão cuja varanda se transforma em uma área a mais para festas. O charme do espaço fica por conta de peças como chaise longue, almofadas, mesa com estilo oriental, velas, iluminação indireta e muita vegetação.

Para a decoração, a arquiteta elegeu peças que causam o menor contraste possível com a natureza e auxiliassem na integração com o todo e na promoção do conforto. "São móveis com fibras, tecidos rústicos, acabamentos em madeira de demolição, vasos confeccionados em barro e demais móveis de madeira", finaliza Daniela.

Soluções de marketing e relacionamento com clientes para construtoras e imobiliárias

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional