Revitalização de centros urbanos resgata identidade das grandes cidades


Revitalização de centros urbanos resgata identidade das grandes cidades

Requalificação de espaços resgata qualidade de vida e motiva comunidades. Campinas apresenta exemplos bem sucedidos

Preservar a identidade cultural das comunidades, criar ambientes agradáveis e fomentar novos negócios estão entre os principais benefícios gerados pela revitalização de espaços públicos nos grandes centros urbanos. Readequados à dinâmica das cidades atuais, os espaços tombados pelo patrimônio histórico podem ser reinseridos na sociedade e utilizados novamente.

Em Campinas, um exemplo bem sucedido é a  reurbanização da Rua 13 de Maio, no coração do Centro de Campinas - um marco para a cidade, aprovado pelos comerciantes e comemorado pela população. O projeto incluiu remodelação de toda fiação da rua com o objetivo de sumir com o emaranhado de fios que cruzavam o espaço aéreo, poluindo o visual e dando à região um aspecto claustrofóbico. Toda fiação foi toda aterrada e passou a correr pelo subsolo.

A reforma contemplou, ainda, a construção de novas galerias de água e escoamento de esgoto, pondo fim à situação anterior, que contava com ligações clandestinas de esgoto na rede de água uma das principais causas do mau-cheiro da área. O projeto também incluiu a execução completa de uma nova pavimentação da rua.

O famoso calçadão ganhou projeto de qualificação urbanística que inclui todos os equipamentos que formam o chamado mobiliário urbano da rua: sinalização para veículos e pedestres, bancos, floreiras, telefones, entre outros.

A Rua ficou de cara nova e voltou a atrair os consumidores que freqüentavam os shoppings centers como medida de segurança. Mas a revitalização da região central da cidade não para por aí. Atualmente, a prefeitura municipal intimou comerciantes da Avenida Francisco Glicério e da Rua Campos Salles a fazer modificações na fachada dos prédios, para se adequarem ao projeto que dá continuidade a reurbanização do Centro.

 Novidade

Em breve, Campinas vai contar com a recuperação de mais um espaço. Até então esquecido, o antigo sanatório Santa Isabel, localizado no bairro Ponte Preta, próximo ao centro da cidade, será revitalizado pela ACS Incorporadora, que prepara o lançamento de um empreendimento imobiliário.

Tombado pelo patrimônio histórico, o prédio do Santa Isabel será completamente revitalizado, mantendo as linhas tradicionais da construção, e reinserido na comunidade. No terreno será construído o novo empreendimento, formado por três torres de prédios residenciais.

Uma pequena capela, localizada em frente ao terreno, também terá sua fachada repintada pela ACS. “Decidimos investir na região, pois resgatar a história de espaços ou reconstruir patrimônios tombados fortalece o mercado e o comércio da região no qual estão inseridos, gera empregos direta ou indiretamente, e ainda cria um ambiente mais agradável para os moradores locais, que certamente ficarão gratos pelo feito”, afirma Silvio Chaimovitz, CEO da ACS.

“Nosso objetivo é aumentar as área de interesse dentro da cidade, resgatando e valorizando os valores da comunidade, como no caso do bairro da Ponte Preta. A localização é excelente, próxima ao centro. Por que não promover qualidade de vida e segurança para aqueles que querem morar próximo ao trabalho ou da família que já mora lá?”, destaca. “

Tais exemplos ilustram tanto a importância quanto a viabilidade de se propor hipóteses de qualificação do espaço urbano, para que esses locais recuperem a relevância do passado na vida atual, compreendendo a constante transformação da população que podem ser um imóvel abandonado, uma praça sem cuidados, ou até construções maiores como, por exemplo, estádios.

Por tanto o importante é o poder publico e a iniciativa privada unirem-se para que se obtenha os resultados tão importantes para a população.

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional