Repórter Eco vai para o canteiro de obras e descobre arte


Repórter Eco vai para o canteiro de obras e descobre arte

Direto do Maranhão, programa também confere a defesa das abelhas para a manutenção da flora

Neste domingo (22/8), a partir das 17h30, o telespectador do Repórter Eco, da TV Cultura, irá se surpreender com as obras de arte criadas pelos operários da construção civil, feitas com as sobras de material e que são jogadas no lixo. Desde 2002, a Associação Mestres da Obra coloca esses trabalhadores em contato com uma oficina de artes plásticas, incluindo também teatro e cinema. Os arte-educadores da Ong passam pelos canteiros e remetem essas pessoas às suas origens. A saudade da família e o sonho de voltar para casa ajudam a sensibilizar esses homens tão embrutecidos pelo trabalho duro. Em um galpão, na região central de São Paulo, fica o acervo composto por oitocentos peças, expondo a arte escondida dentro de cada operário.

Esta edição traz ainda um dos biomas mais ricos e ameaçados do semi-árido do Maranhão, que já perdeu metade da vegetação original devido a desmatamentos – autorizados ou não – para fazer carvão, plantações e pastagens. Dois tratores ligados por uma corrente e que pesa seis toneladas arrasa todas as árvores e, com elas, vão embora o abrigo e alimento de várias espécies da fauna. Entre elas estão as abelhas nativas, que buscam o oco dos troncos para fazer seus ninhos e têm expressivo papel no transporte do pólen. Uma equipe do Instituto Abelhas Nativas resgata ninhos em áreas que serão desmatadas e transportam para uma reserva no município de Urbano.

O Repórter Eco é reapresentado às sextas-feiras, às 7h30.

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional