Relação do turismo de negócios com o mercado imobiliário - por Flavio Amary


Relação do turismo de negócios com o mercado imobiliário - por Flavio Amary

* por Flavio Amary

Instrumento precioso para a ascensão da economia de um país, a indústria do turismo cresce em todo o mundo, e propicia expansão econômica e social em localidades diversas, possibilitando, inclusive, o crescimento do mercado de trabalho e em muitos casos até uma distribuição de renda mais justa.

Nesse contexto, importante lembrar que o Estado de São Paulo é o centro financeiro e de negócios do Brasil. Nele se instalaram os principais conglomerados de serviços e indústrias, de geração e oferta de empregos e de mão de obra qualificada. São Paulo ainda é um grande pólo de oportunidades, de segmentação de produtos e serviços, e atrai pessoas e empresas de toda a parte do mundo.

O crescimento do mercado de feiras de negócios, por exemplo, gera uma série de benefícios para os municípios que as sediam. Segundo dados recentes da União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe), ao longo de 2008 o setor movimentou cerca de R$ 3,4 bilhões, e, só no turismo de negócios, atraiu um público profissional de 5,2 milhões de pessoas. Em 2009, o segmento manteve-se praticamente no mesmo ritmo, ainda de acordo com aquela instituição.

A indústria imobiliária deve estar atenta a esse perfil da cidade, bem como acompanhar de perto tal movimentação, pois também é um dos grandes vetores econômicos do País. Embora sem dados precisos sobre o número de turistas que buscam o interior do Estado de São Paulo, é perceptível - até em função da quantidade de feiras, rodeios, mostras e exposições, além de diversos tipos de encontros - o crescimento das atividades turísticas nessa região. Vale mencionar a expansão da rede hoteleira de Campinas, São José dos Campos, Taubaté e Sorocaba, cidades dinâmicas do interior, e com forte tendência para o turismo de negócios.

No interior de São Paulo, anualmente muitos municípios planejam suas feiras de negócios, nos mais diversos segmentos, e o imobiliário é um deles. Haja vista a realização da Construvale, um dos maiores eventos do setor na região do Vale do Paraíba, do Feimob, em Bauru, e mesmo da Construweek, em Rio Preto.

Certamente, em algum momento a logística do turismo de negócios volta os olhos para tais iniciativas do segmento imobiliário. Nessa esfera, as empresas interagem com potenciais interessados, com poder de decisão, inclusive em âmbito internacional, e chegam a realizar promissores negócios.

Eventos assim proporcionam condições de negociação imediata dos produtos e serviços, e também a possibilidade de criar um intercâmbio permanente. Mais do que isso, geram renda, empregos, desenvolvimento e disseminação da informação por meio da mostra de tecnologias e tendências. Essa dinâmica é nítida no conteúdo da Expo Síndico Secovi Condomínio e Enacon, ambos inseridos na Semana Imobiliária, evento realizado pelo Secovi-SP, e que já está inserido no calendário oficial da capital de São Paulo.

*vice-presidente do Interior do Secovi-SP e diretor geral da unidade regional do Sindicato em Sorocaba

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