Realidade Aumentada: Maquetes de bolso já são instrumentos de venda de imóveis


Realidade Aumentada: Maquetes de bolso já são instrumentos de venda de imóveis

O mercado imobiliário no Brasil prima pela sofisticação quando o assunto é apresentação de projetos dos seus empreendimentos. E vale tudo – dos estandes de vendas às unidades decoradas, das maquetes às campanhas de mídia milionárias, do material impresso de altíssimo nível chegando até a apresentações e passeios virtuais em 3D.

A novidade do momento são as soluções apresentadas em realidade aumentada encontradas na internet como aplicativos para computador ou utilizadas pelos corretores como “maquetes de bolso”. Todas com o objetivo de facilitar a visualização do empreendimento em uma venda on demand.

Esse conjunto de aplicações foi desenvolvido pela Espaço Virtual de Brasília, especialmente para atender a  Brookfield Unidade Centro Oeste, da qual faz parte o Distrito Federal, o 2º maior mercado imobiliário do país em faturamento e número de unidades vendidas, atrás apenas de São Paulo. Somente em 2009, o CRECI-DF contabilizou uma movimentação de lançamentos imobiliários em Brasília da ordem de R$ 11,7 milhões por dia e R$ 4,3 bilhões por ano.

Inserida neste contexto, a Espaço Virtual se especializou desde 1996 em produzir material promocional para o mercado imobiliário de todo o país com soluções em modelagem 3D, filmes e realidade virtual. É também pioneira em oferecer a realidade aumentada como instrumento de apresentação e de vendas.

A incorporadora Brookfield (Unidade Centro-Oeste), está entusiasmada com a “realidade aumentada” e  já disponibilizou  a ferramenta para mais de 400 consultores de vendas só no Distrito Federal. Eles receberam um cartão de visitas que no verso traz a chave de acesso à interação 3D, ou seja, o “marker” (código para Realidade Aumentada representado pela própria logomarca da empresa) proporcionando conhecer o empreendimento através de uma interação 3D, sem a necessidade de estar conectado à internet, pois o aplicativo é levado em um pen drive.

“Essa ferramenta facilita imensamente o trabalho do corretor de imóveis que vai até os clientes”, diz o arquiteto André Bergholz, diretor da Espaço Virtual. Além de ser a “Maquete de bolso” que o corretor ou consultor de vendas leva consigo sem a necessidade de folders, pastas, folhetos e plantas.

Rubens Kiyoshi Oseki Filho, Superintendente Comercial da Brookfield Centro-Oeste, diz que hoje todas as incorporadoras buscam tecnologias 3D, mas que a empresa foi além e está utilizando várias tecnologias do mundo virtual para apresentação dos seus produtos para uso nos estandes de venda.

“Na Brooksfield, expressões como realidade aumentada e maquete digital já são corriqueiras. Mas isso é só o começo”, afirma Rubens.

* Veja mais tecnologias aliadas ao marketing e vendas no portal Vitrine Publicitária.

Comentários

  1. Bom dia,sou aluno da Universidade Estadual de Goiás,e se possível gostaria de receber mais informações sobre esse artigo,como referencias de autor,e outros materiais relacionados a maquetes,para fins acadêmicos,muito obrigado,espero respostas.


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional