Profissional de marketing imobiliário: Uma profissão com muitos desafios e oportunidades - por Mariana Ferronato


Mariana Ferronato é gerente de marketing na Imobiliária Ducati e idealizadora do blog Marketingimob.com

Profissionais de marketing, sejamos honestos, ninguém inicia sua vida acadêmica sonhando em trabalhar no mercado imobiliário. Entramos por acaso (pelo menos boa parte). Tudo bem que o mercado imobiliário é “a bola da vez”, mas mesmo assim, dá para contar nos dedos as empresas realmente “inspiradoras” de nosso setor, aquela empresa que você quando estudante pensa: "um dia quero trabalhar nela". Para quem não vive no centro do país, mais difícil ainda. Sei que muitos podem não concordar, mas a minha opinião é formada quanto a isto, imobiliárias e construtoras ainda não despertam o desejo do profissional de nossa área.

E quem entra, tem que gostar, não é qualquer um que aguenta... Trabalhar no marketing de uma empresa do setor, diretamente com diretores, gerentes, superintendentes e corretores, profissionais com perfis dos mais diversos tipos, e marcado pelo seu extremo imediatismo, não é fácil! E a gente do marketing tem que atendê-los não é mesmo? Pode ser uma simples apresentação que um corretor quer inserir seu nome, e você tem centenas de coisas para fazer, e diversas prioridades, mas você tem que fazer a apresentação dele. Esta simples peça será a razão do contato com o cliente e uma possível venda. Bom para a empresa, bom para o corretor, e ruim para você, que vive na pressão. Ruim? Quem trabalha no marketing de uma empresa imobiliária tem que saber trabalhar sob pressão. É pré-requisito básico. Você que é profissional de marketing imobiliário sabe o que é isso. E nós gostamos, não é mesmo? A cada semana um novo produto para comercializar, uma nova estratégia, uma nova campanha, enfim, algo novo que você tem que resolver com o grande desafio de não esquecer as tarefas que ficaram para trás.

Toda esta reflexão começou pois dias atrás perdi dois assistentes muito próximos, e com um talento gigantesco, que foram para outros setores em busca de novos desafios. Então percebi que desde minha experiência com marketing de construtoras e imobiliárias, já tive 18 colegas na área (isto é muito se levarmos em consideração que os departamentos de marketing das empresas de Porto Alegre não possuem tantas pessoas assim). Todos estes meus 18 colegas, saíram do segmento, sem exceção alguma. Do mais jovem, ao mais experiente, do estagiário ao coordenador. Todos... Motivos? Gestores que não estimulavam o aprendizado no ambiente de trabalho – ausência de novos desafios – falta de reconhecimento – falta de plano de carreira definido. Tudo aquilo que esta nova geração que habita os locais de trabalho não quer, desta forma, como ficar no mercado? Como o mercado terá a chance de conquistar novos bons profissionais de marketing?

Ser um gestor de marketing, com o desafio de reter, e transformar sua equipe em amantes do mercado imobiliário é um árdua tarefa, que deve ser prioridade em nosso dia-a-dia (ainda mais levando em consideração o cenário que mencionei acima).

Tenho 25 anos, faço parte desta geração inquieta que busca desafios a cada momento, mas acredito sim no potencial do mercado imobiliário em alavancar a carreira de muitos profissionais. É justamente pelo fato do mercado ainda não "parecer" ser tão atrativo assim, que os bons profissionais de marketing possuem um amplo espaço para se destacar. Como escrevi no título do artigo, temos muitos desafios, mas também é um campo de muitas oportunidades, cabe agarrar a sua...

Comentários

  1. Sou arquiteta e trabalho para este mercado. Tudo o que descreveu, em grau, número e gênero é verdade! Parabéns pelo artigo.

  2. Mariana, está certa no seu comentário e as empresas não dão oportunidade para novos profissionais. Trabalhei na Cyrela e apesar de eu ser participativo na época só pessoas conhecidas e dentro do grupo que tinham acesso ao Marketing. Na Fernandez Mera cheguei a ser supervisor de Vendas e só me boicotaram. Só tenho uma observação. Apesar de ser um mercado de negócios grandiosos é o mais amador de todos os mercados. Parabens pelo artigo Fred Thomaz

  3. Olá, Mariana Ótimas observações sobre este mercado. Acrescento ainda que, na maioria das imobiliárias, de porte pequeno e médio, não há qualificação adequada para gestores, e o marketing é feito muitas vezes pelos proprietários visando somente o lucro, gerando assim uma perda na qualidade do atendimento aos clientes. Hoje, muitos corretores de imóveis ainda não têm experiência, pois estão se preparando com cursos, seminários e palestras para conquistar um lugar de destaque na profissão e, com gestores sem uma visão ampla do mercado, com seus prós e contras, acredito que seja bem difícil que os corretores consigam se impor com segurança numa negociação. É preciso investir em pessoas e na qualificação de todos da equipe para que o resultado seja impecável. A satisfação do cliente deve vir em primeiro lugar. O lucro deve ser consequência do nosso trabalho, de preferência com um excelente atendimento. Por vários desses motivos hoje trabalho sozinha, pois nas imobiliárias em que trabalhei tive de ir em busca das informações necessárias, pois não havia uma direção, um plano de trabalho, somente metas para atingir. Sem gestores com definição e clareza do trabalho, não há direção certa e acaba sendo cada um por si. É claro que trabalhar sozinha também não é nada simples, pois é necessário fazer um pouco de tudo. Mas, se caso eu pecar em algo, não ouço nada de ninguém. Por outro lado, é ruim não ter uma troca diária de informações com os colegas do ramo. Não ter uma cobrança constante pode nos transformar em alguém indisciplinado e nem sair de casa pela manhã ou até trabalhar demais, já que nosso horário é livre. Embora eu não seja profissional no marketing, sempre aprendemos que devemos fazer nosso próprio marketing pessoal e, nem esse é fácil. Porém, como tudo tem dois lados, é bom que a gente possa estar preparados para o que vier. Forte abraço! Parabéns pelo artigo.

  4. Eu acho que trabalhar no marketing do mercado imobiliário só é bom quando tratamos de lançamentos, pois no mercado de usados, o marketing é visto como operacional. Falo com experiência de mais de 4 anos trabalhando nesse mercado na empresa líder do mercado. Falta que essas imobiliárias tenham mais profissionalismo e entendam exatamente a função de uma pessoa que trabalha no marketing.

  5. Pessoal, Fico muito contente que gostaram do artigo. Gostei muito dos comentários adicionais de vocês, realmente concordo com todos. Destaque para o comentário do Fred "Apesar de ser um mercado de negócios grandiosos é o mais amador de todos os mercados." tem razão. Um abraço, e fico à disposição de todos.

  6. Olá Mariana, Realmente todos os comentários foram de total relevância. No meu caso eu também entrei neste mercado de para-quedas, por incentivo de um amigo que tem escritório imobiliário mediano que trabalha com revenda aqui em Brasília.É um universo um pouco diferente do trabalho com lançamentos, pois exige um conhecimento mais holístico. São vários `momentos da verdade`. não se trata apenas de fechar a venda dos clientes que o MKT trouxe. Tem todo um processo após o fechamento, que consiste em ações de CRM, pois temos que lidar com toda papelada do processo de financiamento que ocorre em 99% dos casos. Temos que estar muito bem informados quanto ao modo de trabalho dos mais variados agentes financeiros que em média levam 50 dias para finalizar todo o trâmite. E por fim, acompanhar a entrega do imóvel ao novo proprietário. O relacionamento com o cliente é mais duradouro e quando executado com eficácia o grau de fidelização é maior,pois, prestamos um serviço especializado como uma consultoria, num processo complexo em alguns casos e onde certamente a maioria dos clientes não saberiam executar sozinhos.Estou a 1 ano no mercado e já penso em atuar sozinho no formato home office, pois o modelo de negócio se torna mais rentável, onde o comissionamento é melhor podendo chegar a 5% do valor negociado. E como disse a Anelise os pequenos e médios escritórios não vêem a importância do MKT, para o sucesso deles e são muito amadores. Há muitos casos de profissionais mais antigos no mercado que são aversos as inovações que hoje estão à nossa disposição, que podem ser poderosas ferramentas de trabalho trazendo grandes resultados. Parabéns pela iniciativa!! Att.

  7. Não sou uma pessoa com conhecimentos muito bons em mkt, por isso, me desculpem de falar besteiras. Na minha visão, acredito que o mkt das imobiliárias é muito voltado aos lançamentos e produtos novos. Isso até é compreensível visto que os produtos de hoje são realmente bastante atraentes. Mas vejo como se mercado de terceiros fosse deixado de lado, como se as oportunidades e o retorno fossem baixos e não justificassem os investimentos. Por isso, vejo a comercialização de imóveis prontos como uma fatia ainda pouco explorada no que se refere ao mkt imobiliário e que tem bastante potencial. As imobiliárias que conseguirem fazer uma ação mais voltada para esse segmento, terão um diferencial muito grande visto que os mkts de lançamento já são quase que como uma "coisa comum e obrigatória".


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