
Quando o assunto é o contato virtual com amigos, colegas e conhecidos, o Facebook é a rede social ideal para profissionais ligados às áreas criativas, de acordo com pesquisa realizada pela Robert Half, líder mundial em recrutamento especializado. Mais da metade (56%) dos executivos de propaganda e marketing entrevistados apontaram o Facebook como a rede social escolhida caso tivessem que utilizar apenas uma rede social. LinkedIn e Google+ apareceram na segunda e terceira colocação com 21% e 12% das respostas, respectivamente.
Independente da rede social escolhida, a pesquisa confirmou que é primordial atuar de forma ativa nessas mídias. Aproximadamente três a cada 10 entrevistados (29%) dos executivos afirmaram que oferecer conteúdo desatualizado é o erro mais comum cometido por profissionais de áreas criativas em seus perfis nas redes. O levantamento foi realizado com 500 executivos nos Estados Unidos, sendo 375 profissionais de marketing e 125 de propaganda.
Os executivos de propaganda e marketing foram questionados sobre qual a plataforma de rede social escolheriam se tivessem de selecionar apenas uma para o uso cotidiano. Respostas abaixo:
Facebook: 56%
LinkedIn: 21%
Google+: 12%
Twitter: 4%
Outros: 2%
Não sabem/sem resposta: 5%
Os entrevistados também foram perguntados sobre qual era o erro mais comum cometido pelos profissionais de áreas criativas nos perfis online utilizados para fins profissionais. Respostas abaixo:
Não atualizam o bastante: 29%
Oferecem muita informação: 24%
Incluem informações inapropriadas: 18%
Oferecem poucas informações: 16%
Outros: 4%
Não sabem/sem resposta: 9%
“Os profissionais da indústria criativa costumam misturar a vida profissional com a pessoal nas interações online”, alerta Jorge Martins, gerente da divisão de vendas e marketing da Robert Half. Entre alguns equívocos cometidos estão a publicação de fotos em situações comprometedoras, erros de digitação e abreviações. O especialista ainda alerta para a necessidade de postar de forma prudente quando contatos de negócios fazem parte da rede de relacionamento virtual. “Os perfis de redes sociais se tornaram uma importante ferramenta de marca e marketing para profissionais da área criativa. Independente se a intenção é apenas se conectar com amigos ou turbinar as referências e contatos de trabalho, é preciso transmitir a melhor imagem possível”.
A Robert Half oferece cinco dicas para manter a atuação nas redes sociais de forma polida e ativa:
- 1. Não caia no jogo do nome. Sites como Facebook e Google+ têm diretrizes para desestimular o uso de símbolos, números ou palavrões no nome de usuário, o que não impede que pessoas escolham usuários incomuns. No entanto, o melhor é optar por utilizar o primeiro e último nome selecionando uma URL compatível com a identidade pessoal.
- 2. Escolha seus interesses de forma inteligente. Não é só pelo fato de ser fã de programas de reality show que é necessário listar todos os programas de preferência. Independente de quão talentoso for o profissional, um perfil que ofereça muitas informações pessoais, será desfavorável.
- 3. Compartilhe conteúdo de qualidade. A média de amigos de um usurário de Facebook possui 130 amigos, de acordo com as estatísticas do Facebook. É possível aumentar a probabilidade que outras pessoas vejam as atualizações compartilhando conteúdo como fotos e vídeos, além de informações que podem suscitar comentários, “curtir” e compartilhamentos.
- 4. Teste seus textos. É sempre prudente revisar atualizações de status antes de pressionar enter. Posts repletos de erros de digitação e abreviações afetam a credibilidade do profissional.
- 5. Seja constante. Além de publicar conteúdo interessante, se envolva com seus contatos de forma consistente. O senso de comunidade pode ser construído ao se comentar e compartilhar os posts de outras pessoas.
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