Planejamento urbano e sustentabilidade são tema de fórum nesta terça-feira


Planejamento urbano e sustentabilidade são tema de fórum nesta terça-feira

O arquiteto Brandon Haw mostrará terça-feira, 21/9, sua experiência no projeto de construção de Masdar City, que promete ser a primeira cidade com emissão zero de carbono, e debaterá soluções para a cidade de São Paulo, ao lado de Valério Gomes Neto, do empreendimento sustentável brasileiro cidade Pedra Branca, em Palhoça/SC
 
Na próxima terça-feira, 21, acontece o Fórum Urbanístico Internacional do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) e um dos painéis contará com a participação de Brandon Haw. Arquiteto e urbanista, Haw é sócio do escritório de arquitetura britânico Foster Partners, responsável pelo projeto de Masdar City, nos Emirados Árabes. A promessa é que esta será a primeira cidade do mundo com emissão zero de carbono.
 
No painel, que acontece na sede do Secovi-SP, em São Paulo, Haw também debaterá ideias com o objetivo de traçar soluções urbanísticas para a Capital com o intuito de tornar a metrópole mais sustentável. “São Paulo é uma cidade incrível. Um organismo enorme que precisa de grande parcela de concentração se não quiser sair totalmente fora de controle. Acredito que a cidade está fazendo um ótimo trabalho em reconhecer suas necessidades futuras, mas ainda há muito o que fazer”, afirma o especialista. “Em particular, é essencial que o correto equilíbrio seja atingido entre as necessidades dos setores privado e público legislativo, o equilíbrio entre a boa governança da cidade, responsabilidades cívica e social e do papel que a iniciativa privada tem a desempenhar para garantir que estes objetivos sejam satisfeitos.”
 
Pedra Branca, bairro sustentável em Palhoça/SC
Valério Gomes Neto, presidente da Pedra Branca Ltda, dividirá o palco com Brandon Haw e falará sobre o bairro sustentável Cidade Pedra Branca, que está sendo construído em Palhoça, Santa Catarina, e abrigará cerca de 30 mil pessoas nos próximos 15 anos. Princípios do Urbanismo Sustentável começaram a ser implementados a partir de 2005, quando foi iniciada a segunda fase do empreendimento.
 
O bairro fugirá do conceito dos condomínios fechados, criando uma comunidade que privilegia o pedestre e a preservação do meio ambiente local. Todas as atividades culturais, comerciais e de lazer estarão ligadas por ruas que privilegiam os moradores. O objetivo é garantir o convívio junto à natureza sem abrir mão das amenidades urbanas.
 
Hoje a Pedra Branca conta com cerca de 4 mil moradores, 700 casas e seis prédios. Abriga ainda a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e um tecnopark com cerca de 70 indústrias de pequeno e médio porte.

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional