Pão de Açúcar investe R$ 45 milhões em lojas verdes


 

Pão de Açúcar investe R$ 45 milhões em lojas verdes

Todas as unidades da rede inauguradas neste ano seguiram padrões de sustentabilidade

O Pão de Açúcar inaugura, neste mês, três novas lojas verdes na cidade de São Paulo e, somada a unidade recém-inaugurada, no município de Ribeirão Preto, o projeto de expansão dos supermercados sustentáveis da rede totaliza R$ 45 milhões em investimentos somente neste ano.

As três unidades que a rede entrega a cidade de São Paulo funcionam nos bairros da Vila Clementino, que abre hoje (22/12), Vila Romana, inaugurada ontem, e Padre Antonio (Brooklin), no último dia 15. Em novembro passado a rede chegou com a novidade na cidade de Ribeirão Preto.

Entre as muitas iniciativas desenvolvidas pelo Pão de Açúcar, destaque para o projeto e construção verde, os programas de estação de reciclagem e de sacolas retornáveis, além de ações para redução de economia de energia e água.

"O Pão de Açúcar é conhecido por seu pioneirismo em ações socioambientais. Avançamos com cinco supermercados verdes em poucos meses e vamos expandir ainda mais nos próximos anos. Foi assim com as iniciativas pioneiras adotadas pela rede, como as sacolas e as estações de reciclagem e que hoje servem de modelo para os mais diversos segmentos de negócio", declara João Edson Gravata, Diretor de Operações da rede Pão de Açúcar.

Como parte desse processo de evolução da gestão sustentável, a empresa adotou como padrão de operação que todas as lojas da rede, desde a inauguração do primeiro Supermercado Verde da América Latina, aberto em Indaiatuba (junho/2008), sigam praticas que preservem o meio ambiente e promovam o desenvolvimento social. "O processo de concepção, implantação e operação de uma loja com os conceitos e práticas de sustentabilidade é bastante complexo. Para que pudéssemos evoluir e dar continuidade ao projeto, estudamos e acompanhamos a nossa loja em Indaiatuba", destaca Gravata. Além disso, a rede também vem trabalhando com consultores e investindo em novas práticas e soluções viáveis para o negocio que já podem ser vistos nas novas lojas.

As novidades podem ser vistas nas novas lojas onde podem ser vistas todas as iniciativas verdes desenvolvidas pelo Pão de Açúcar ao longo dos últimos anos e que já são consideradas marcas registradas da rede. "O desenvolvimento e implantação das tecnologias sustentáveis é um processo de continuo aprendizado e evolução. A decisão pelas soluções implantadas tem como objetivo sensibilizar e mobilizar nossos clientes, parceiros e colaboradores em torno dessa causa e assim promover movimentos relevantes em toda cadeia de valor", afirma Paulo Pompilio, Diretor de Responsabilidade Socioambiental do Grupo Pão de Açúcar.

Além de comemorar a abertura das quatro lojas verdes, a loja Pão de Açúcar de Indaiatuba acaba de receber a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Com o selo verde - que representa a certificação, o supermercado passa a ser o único da América Latina com a aprovação da USGBC - United States Green Building Council - ONG de maior reconhecimento mundial para certificação ambiental de edificações.

Pão de Açúcar Vila Clementino
Localizado na Rua Dr. Altino Arantes, 268, o Pão de Açúcar Vila Clementino foi concebido dentro dos critérios da certificação internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que prevêem normas construtivas e procedimentos que aumentam a eficiência no uso de recursos e diminuição do impacto sócio-ambiental no processo da edificação. Segundo o USGBC (United States Green Building Council), com as medidas adotadas no sistema LEED, espera-se significativa redução das emissões de resíduos e uma produtividade maior dos colaboradores. Ainda de acordo com o USGBC, as expectativas de economias possíveis prevêem 30% em energia, 35% em emissões de carbono, 30% a 50% de água e de até 90% no descarte de resíduos.

Para cada exigência proposta pelo LEED corresponde um número de créditos e que podem resultam numa certificação - como a que acaba de ser conferida ao Pão de Açúcar Indaiatuba. Entre as ações realizadas, vale destacar:

Projeto & Construção
O projeto arquitetônico do Pão de Açúcar Vila Clementino considerou estudos de impacto e o resultado dos levantamentos é um empreendimento que privilegia melhor qualidade ambiental interna, eficiência energética, racionalização do uso de água, sustentabilidade de espaço e materiais, garantindo conforto, qualidade dos produtos e operação com padrão de excelência. Como exemplos de qualidade ambiental interna estão vários aspectos ligados ao bem estar.

Na construção, atendendo aos sistemas propostos pelo LEED, a execução da obra teve total controle de sedimentação e erosão. Além disso, 40% de todo o material utilizado na construção são provenientes de fornecedores localizados numa distância próxima, evitando os fretes de longa distância. Além da construção verde, a loja reúne em uma área de 1450m² todas as iniciativas socioambientais do Grupo Pão de Açúcar:

Entre as medidas visando melhor eficiência e redução no consumo de energia, a empresa implantou controle de iluminação, com energia racionalizada e otimizada por meio de timer e sensores inteligentes nos ambientes da loja. No telhado, a utilização de cobertura zenital para garantir iluminação natural, além da cobertura com alto índice de refletância para diminuir a ilha de calor, resultando em impacto favorável no micro-clima com consumo eficiente de energia.

Entre os equipamentos, a escolha da rede foi por aparelhos de alto desempenho, com produtividade maior ou igual às versões tradicionais e menor demanda de energia. Nos balcões frigoríficos e no ar condicionado será utilizado o gás ecologicamente correto R404. A água utilizada nas áreas internas (chuveiros, áreas de manipulação) é aquecida com o calor excedente da casa de máquinas. O abastecimento de energia é proveniente 100% de fontes renováveis - energia verde.

Para racionalização do uso da água, a instalação de torneiras com comprovada melhoria de rendimento e vasos com possibilidade de escolha de vazão vão permitir 40% de redução do volume utilizado. O sistema de ar-condicionado é especial e não utiliza água para a climatização dos ambientes.

No estacionamento, os veículos flex têm espaço diferenciado e reservado: ao lado da entrada e das vagas preferenciais determinadas por lei. Os ciclistas também são priviligiados. Há bicicletário, com seis vagas. Para os funcionários, também foi construída uma área dedicada a bicicletas (12) para quem quiser utilizá-las para ir e vir do trabalho.

Nos materiais e mobiliário da loja, a priorização pela sustentabilidade: nas gôndolas, destaque para a utilização de madeira com certificação FSC. Nos corredores, circulam carrinhos de compra 100% confeccionados em material reciclado, entre outras inovações em produtos.

Embalagens
A rede Pão de Açúcar oferece sete opções de sacolas retornáveis - cinco confeccionadas em ráfia sintética, uma em algodão com a frase "eu sou uma sacola verde" e outra acoplável ao carrinho de compras. A rede foi a primeira empresa do varejo brasileiro a oferecer sacolas retornáveis como alternativa às embalagens plásticas e registra a venda de 638 mil unidades de sacolas em suas lojas desde 2005, quando o programa teve início.

Como forma de diminuir a necessidade da utilização de embalagens plásticas, desde o ano passado, o Pão de Açúcar também oferece a opção de sacolas plásticas mais resistentes. A iniciativa faz parte do Programa de Qualidade e Consumo Responsável das Sacolas Plásticas da Plastivida (Instituto Socioambiental dos Plásticos), em parceria do INP (Instituto Nacional do Plástico) e Abief (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis). Essas sacolas suportam até 6 quilos ante 4,5 quilos na versão anterior e o programa já gerou uma redução de 40% no uso de sacolas plásticas na rede.

Ainda na linha da redução da demanda por plásticos, estarão disponíveis: caixas de papelão, sacolas kraft e saquinhos de papel com certificação FSC (Forest Stewardship Council/Conselho de Manejo Florestal), garantindo que o papel utilizado na embalagem é obtido de reflorestamento.

Como resultado de todas essas ações, o Pão de Açúcar registrou uma redução de 80.000.000 (milhões) de sacolinhas e 1600.000,00 (hum milhão e seicentos mil reais), de fevereiro a outubro de 2009 comparado ao mesmo período do ano passado.

Ações de incentivo
Para incentivar o uso das sacolas retornáveis o programa de relacionamento Mais, da rede Pão de Açúcar conta com a campanha "Ganha pontos quem ajuda a preservar o planeta". Os clientes participantes do programa que utilizam suas sacolas retornáveis ganham pontos que são trocados por vale-compras. A ação, que teve início em São Paulo no mês de março, já contabilizou mais de dois milhões de pontos em mais de 464.200 compras no período de oito meses. Por causa disso, 1865 820 sacolinhas plásticas não foram descartadas no meio ambiente. A iniciativa já se estende as 145 lojas da rede.

E para estimular ainda mais a utilização de ecobags, no mês de abertura da loja, a cada R$60,00 em compras, os clientes Mais são presenteados com uma sacola retornável de ráfia.

Programa de Reciclagem
Após oito anos desde a instalação da primeira Estação de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever, este programa já registra a marca de 31 mil toneladas de resíduos arrecadados. São 600 toneladas/ mês nas 105 lojas participantes do projeto em todo o Brasil.

Na loja verde de São Paulo os clientes também poderão descartar papel, vidro, plásticos e alumínio na estação Pão de Açúcar Unilever - confeccionada em material 100% reciclado e reciclável.

Caixa Verde
Além da facilidade para depósito de materiais pós-consumo, os clientes que quiserem optar pela reciclagem pré-consumo podem deixar as embalagens de papel e plástico adquiridas na loja no próprio caixa, no ato da compra. É o projeto Caixa Verde, já em 27 lojas, e estará disponível na loja.

Reciclagem do lixo da loja
Na loja, entre os treinamentos recebidos pelos colaboradores, está o de separação do lixo, cuja meta é reciclar no mínimo 90% de todo resíduo gerado no processo operacional, incluindo material orgânico. A empresa responsável é a GMV Recycle. O lixo orgânico é reaproveitado para a ração animal, a sucata da madeira, de caixas e paletes, para elaboração de móveis e o restante - papelão e plástico - vai para reciclagem.

Selo corporativo orienta sobre reciclagem
Para ajudar na disseminação das informações sobre reciclagem, o Grupo Pão de Açúcar adotou um selo corporativo. Todas as embalagens de marcas exclusivas recebem o selo que informa sobre a possibilidade da reciclagem e ainda orienta sobre o material que a embalagem é feita: plástico, papel, vidro ou alumínio. Para facilitar o processo, o descarte do material pode ser feito na própria loja, na Estação de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever.

Ciclo Verde Taeq
Taeq, marca exclusiva de bem estar do Grupo Pão de Açúcar, desenvolveu o projeto Logística Reversa Taeq, que traz de volta às gôndolas as embalagens que foram deixadas pelos consumidores nas Estações de Reciclagem ou nos Caixas Verdes das lojas. A primeira etapa da ação, pioneira no varejo brasileiro, contempla o material cartonado onde Taeq já utiliza parte do insumo proveniente de aparas de papel - 50% de material de embalagens recicláveis e 50% de resíduo industrial - nas linhas de chás orgânicos, cama, mesa e banho, sabonete em barra, barrinhas de cereal orgânicas e uva-passa. Em 2010, a ação envolverá outros materiais, como plástico, aço, alumínio e vidro e outras linhas de produtos.

Treinamento Verde

Para mostrar a importância de disseminar o consumo consciente, os 150 funcionários do novo supermercado verde receberam um treinamento verde. Criado pela BR+10 em parceria com o departamento de Recursos Humanos do Grupo Pão de Açúcar, o treinamento tem como objetivo a sensibilização da equipe para o tema sustentabilidade, mostrando a amplitude do ambientalismo e os principais impactos socioambientais, como a questão da água, do lixo, mudanças climáticas, explosão das taxas demográficas, entre outros. A idéia é levar o treinamento para todos os funcionários da rede nos próximos anos.

Comércio Solidário
O programa Caras do Brasil estará com sua linha completa com mais de 500 produtos disponíveis na loja verde do Pão de Açúcar. São alimentos produzidos artesanalmente como mel, geléias, cafés, granola, melado orgânico, bala de banana, entre outros, e objetos de decoração - fantoches, tapetes, jogos americanos, fruteiras, sousplat - provenientes de comunidades de várias regiões do Brasil.

Outro diferencial da loja é o amplo sortimento de itens orgânicos, saudáveis e sustentáveis:

Nas gôndolas - é o maior sortimento da linha verificado num supermercado, 50% a mais que numa loja convencional. São mais de duzentas opções disponíveis na loja entre: frutas, verduras, legumes, sucos, cafés, vinhos, cachaça, azeites, geléias, açúcar, arroz, chás, molho de tomate, lentilhas, purê de maça, farinha, feijão, xampus, condicionadores, cremes e muito mais.

Na seção de frutas, verduras e legumes - todas as folhagens orgânicas - alface, acelga, agrião, rúcula - terão um único fornecedor: uma fazenda que fica a 65 km de São Paulo.

Na padaria os destaques são os pães com farinha orgânica, integral, de frutas secas, multicereais, de centeio, de soja e girassol.

Na seção de Frios e Laticínios - um amplo espaço para produtos a base de soja, linha saudável, diet, light e funcionais. O cliente também irá encontrar manteiga e iogurtes orgânicos, queijos artesanais e com procedência de várias regiões do mundo: Portugal, Espanha, Itália, França, Suíça, Inglaterra e Holanda. Pessoas com intolerância à lactose e celíacos, terão uma compra facilitada com linhas específicas que atendem às suas necessidades.

No açougue - é o primeiro com uma área exclusiva para processamento de carnes orgânicas. O cliente, por meio de uma vitrine, poderá observar a manipulação da carne orgânica. Há também cortes especiais de bovinos, suínos e aves, além das carnes de Terneiro Taeq, que possui 78% do teor de gordura em bovinos. As carnes podem ser encontradas cortadas, embaladas, prontas para o consumo.

Na peixaria - pescados frescos, limpos na hora e congelados. Há peixes de várias espécies, camarões, polvos, mexilhões, ostras, lulas, linguados, trutas e salmões.

Na seção de bebidas - são mais de 600 rótulos de vinhos, incluindo os orgânicos. Para facilitar a escolha, um atendente especializado está à disposição dos clientes com as melhores dicas e sugestões. Na loja verde do Pão de Açúcar há também oferta de cachaça orgânica e sucos que são produzidos sem utilização de fertilizantes químicos.

No espaço gourmet - são dezoito mesas para atender a rotisserie, sushi bar, pizzaria, galeteria e o espaço café. A rotisserie oferece todo dia uma sugestão de prato orgânico. O menu também conta com um cardápio variado incluindo opções de comidinhas orgânicas como empada de palmito, esfihas de espinafre e de queijo, pastel de palmito, quiches de alho poro e espinafre e tortas de mussarela de búfala e de mussarela com palmito. Na pizzaria, opções em pizzas e paninis com massa integral. No Espaço Café são servidos sanduíches e salgados, incluindo os naturais e integrais. A novidade fica por conta do café feito com grãos orgânicos, assim como as demais bebidas feitas com café. Tem também os smothies, uma combinação de polpa de frutas orgânicas, frutas, sorvetes ou iogurtes light em várias versões.

Comentários

  1. Muito legal saber tudo isso...


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