---- Odebrecht Realizações Imobiliárias entrega iTower, o primeiro empreendimento sustentável de Alphaville | Portal VGV

Odebrecht Realizações Imobiliárias entrega iTower, o primeiro empreendimento sustentável de Alphaville


Localizado no coração do centro empresarial do bairro, o iTower é o primeiro empreendimento sustentável “Triple A” da região, escala máxima entre os edifícios corporativos

A partir de março, Alphaville passa a contar com um ingrediente que deve movimentar ainda mais o já valorizado mercado imobiliário da região. A Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR) acaba de concluir as obras do primeiro edifício sustentável do bairro: o iTower, conjunto corporativo de 26 andares, tem a pré-certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que atesta, por meio de uma criteriosa avaliação, os critérios de sustentabilidade do empreendimento. Além deste diferencial, o iTower é também o único “Triple A” sustentável da região, escala máxima de excelência entre os edifícios corporativos.

Com Valor Geral de Vendas (VGV) de aproximadamente R$ 300 milhões, o iTower está integrado ao futuro Shopping Iguatemi Alphaville, cujas obras devem ser concluídas ainda neste ano, trazendo mais facilidade e praticidade aos usuários do edifício. “Trata-se de um empreendimento que reúne uma série de atributos que o torna único na região. O iTower atende empresas e investidores que já vêem a sustentabilidade como um diferencial, capaz de trazer benefícios reais para a gestão da empresa e para as pessoas que utilizam o edifício”, destaca Claudio Dall’Acqua Jr, diretor de incorporação da OR.

Para obter a certificação LEED, concedida pelo U. S. Green Building Council, é necessário adotar medidas construtivas e procedimentais que buscam eficiência no uso de recursos, com foco na redução dos impactos socioambientais. Essas ações são executadas na concepção do projeto, durante a construção e após a entrega, com a edificação em operação. Os critérios passam pela escolha sustentável do terreno (localização, acesso a serviços e transporte públicos, entre outros), uso racional de água, energia e emissões atmosféricas, consumo de materiais e gerenciamento dos resíduos, qualidade do ambiente construído e o processo de inovação e concepção do projeto.

“Alphaville foi idealizado, no início da década de 1970, como um modelo de loteamento voltado para indústrias não-poluentes. A idéia era criar um bairro planejado que privilegiasse o bem estar das pessoas. O iTower é uma continuação deste propósito, estendido agora para o segmento corporativo”, afirma Claudio Dall’Acqua Jr.

Triple A

Assim como a certificação LEED, a chancela “Triple A” é atribuída mediante o cumprimento de uma série de requisitos. Entre as exigências, destacam-se a qualidade e tecnologias construtivas utilizadas; flexibilidade de layout; previsão de forro suspenso; estacionamento projetado com uma vaga para cada 35 m²; vidros com bom desempenho técnico e acústico; sistema de automação e supervisão predial, além do tamanho das lajes.

O iTower possui todas as facilidades requeridas pelo público corporativo, com amplos espaços privativos, flexibilidade para junção vertical ou horizontal das unidades e elevadores inteligentes. Os 26 andares abrigam unidades de 380 m² a 1563 m² privativos por pavimento. No total, são 936 vagas no estacionamento da torre, além de um heliponto com capacidade para receber helicópteros com até 6 toneladas. Há também uma área VIP para embarque e desembarque com acesso restrito.

Alphaville classe “A”

Conhecido por seus empreendimentos residenciais de alto padrão, nos últimos anos Alphaville se consolidou também como um dos pólos empresariais mais pujantes do Estado. Além das isenções fiscais que atraíram muitas empresas para a região, o fácil acesso e a infraestrutura privilegiada são os fatores que explicam a rápida expansão de seu centro empresarial.

Segundo estudos de mercado encomendados pela OR, o novo estoque de lançamentos corporativos previsto para Alphaville até 2014 deve saltar de 364,3 mil m² para 714,7 mil m². Essa expansão vem acompanhada por uma melhora das especificações técnicas dos empreendimentos. Do total de 714, 7 mil m² previstos, 80% são de edifícios classe A, setuplicando o estoque deste padrão existente hoje no bairro. “Isso significa que em poucos anos, o número de empreendimentos deste tipo em Alphaville deve superar o da região da Berrini”, aponta Dall’Acqua Jr.

* Veja mais notícias sobre sustentabilidade na construção civil.

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional