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Odebrecht Realizações Imobiliárias aposta no mercado hoteleiro de Santos


Com Valor Geral de Vendas de R$ 230 milhões, novo empreendimento compreende apartamentos residenciais, quartos de hotel e uma nova sede para o tradicional Clube Sírio Libanês; Hotel contará com a bandeira Novotel, com quartos no formato NEXT

Depois do sucesso de vendas de seus dois empreendimentos em Santos, a Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR), em parceria com a Franz Construtora, anuncia mais um lançamento na cidade. O Legend, localizado no terreno que abriga o Clube Sírio-Libanês, na Avenida Ana Costa, contará com 310 apartamentos residenciais e 228 quartos de hotel, além de uma nova sede para o tradicional clube santista. As unidades serão dispostas em 2 torres justapostas e escalonadas, com o complexo hoteleiro totalmente independente dos apartamentos residenciais, preservando a privacidade tanto dos moradores quanto dos hóspedes. Já o Clube contará com instalações modernas em uma área com cerca de 4.700 m².

No total, serão quase 60 mil m² de área construída na via mais valorizada da cidade. O Valor Geral de Vendas (VGV) do empreendimento deve alcançar R$ 230 milhões, colocando o Legend como o maior lançamento imobiliário do ano na região. Segundo o diretor de incorporação da OR, Marcello Arduin, a proposta do Legend está em sintonia com o rápido desenvolvimento de Santos que, segundo estimativas do mercado, deve receber investimentos - públicos e privados - da ordem de R$ 45 bilhões até 2020.

Além disso, a mudança do Centro de Operações da Petrobrás para a cidade deve aumentar em 30% o número de postos de trabalho, contribuindo para o crescimento do PIB santista, que já aumentou mais de 115% entre 2003 e 2007, segundo a Core Intelligence. “Pensamos em desenvolver um projeto capaz de acompanhar as novas demandas do mercado imobiliário santista e que, ao mesmo tempo, pudesse valorizar a história da cidade”, destaca Arduin. “Todas essas transformações na cidade requerem soluções imobiliárias inovadoras”, completa.

Mercado hoteleiro em expansão

A aposta da OR no segmento hoteleiro de Santos é resultado de uma série de pesquisas, encomendadas pela empresa, que identificou o potencial deste setor na cidade.

Com a soma de investimentos que Santos deve receber, uma grande população flutuante trabalhará e frequentará a cidade. Os hotéis existentes já atuam com altos níveis de ocupação de quartos. Estima-se que a entrada do pré-sal provoque uma demanda de, no mínimo, 400 mil pernoites ao ano. Segundo pesquisa encomendada pela Odebrecht, 91% do público que ocupa os hotéis da cidade o fazem em função do trabalho. Apenas 9% se hospedam por lazer e outros motivos. O fenômeno é semelhante ao que ocorreu em Macaé, no estado do Rio de Janeiro, onde 85% do crescimento da cidade ocorreu em decorrência dos projetos relacionados à Petrobras.

“Apesar de Santos ainda ser um dos principais destinos turísticos do Estado, nos últimos anos a cidade tem se consolidado como um dos mais importantes centros empresariais do país, recebendo pessoas de todo o Brasil”, aponta Arduin. “Essa circulação, evidentemente, requer instalações adequadas para esta população flutuante que vem a Santos a trabalho”.

Os 228 apartamentos do hotel vão estar sob a bandeira Novotel, da Accor, com apartamentos no conceito NEXT. Os quartos têm medidas diferenciadas, projetados de modo a dar a sensação de fluidez de movimentos entre os módulos que integram o espaço.

Os quartos no formato NEXT também dedicam especial atenção à tecnologia, com TVs de alta definição, além de acesso à internet por Wi-Fi ou cabo. “A escolha da bandeira levou em conta o resultado das pesquisas de mercado que realizamos para o lançamento do Legend. Evidentemente, a Accor, com a bandeira Novotel, já atendia às nossas expectativas em termos de eficiência e modernidade. O conceito NEXT agrega ainda mais valor, uma vez que é ideal para o público que Santos espera receber nos próximos anos”, afirma Arduin.

O Novotel traz também projetos especiais para as famílias, por meio do Family&Novotel, que garante uma série de atrativos para hospedagem de crianças, que até os 16 anos podem dividir o mesmo quarto com os pais sem cobrança extra. Para famílias maiores, o segundo apartamento sai com desconto de 50%. As crianças ainda podem contar com um espaço especialmente formatado para seu bem estar com jogos lúdicos e video game X-Box. Há ainda foco especial no espaço de eventos através do programa Meeting&Novotel, com uma proposta diferenciada na organização de pequenas reuniões até grandes eventos. Além disso, o hotel oferece WI-FI gratuito para clientes, webcorners com computadores MAC e acesso gratuito no lobby. E, para completar, uma opção gastronômica que oferece refeições 24 horas por dia através do conceito BAR RESTAURANTE 365. Tudo isso com a garantia de preocupação com o meio ambiente, o que garante à marca a certificação internacional Earth Check.

Já o bloco residencial do Legend contará com 120 unidades de 57 m², com um dormitório; 145 unidades de 80 m², com dois dormitórios; 24 duplex de 60 m², com um dormitório; e 14 unidades duplex de 121 m² e dois dormitórios. Há ainda sete apartamentos com opções de terraço estendido, chamados de Green Hall. “Depois do sucesso que tivemos com o The Garden, que em apenas sete meses teve 100% das unidades vendidas, notamos que há uma demanda crescente por imóveis de alto padrão em Santos”, diz Arduin. O executivo destaca ainda que as 58 unidades do mall e as 481 salas comerciais do multiuso The Blue, segundo empreendimento da OR em Santos, foram totalmente comercializadas em apenas quatro meses.

Desde 2008, houve um aumento de 250% no número de projetos corporativos de alto padrão aprovados pela prefeitura.

Novos projetos

Mesmo com a pouca oferta de terrenos na região, o diretor da OR acredita que a empresa vai manter em 2012 o mesmo desempenho obtido nos anos anteriores. Dois projetos estão previstos para o próximo ano, projetando para a empresa a expectativa de alcançar entre R$ 200 milhões e R$ 300 milhões em VGV na região.

Arduin pondera que a empresa não trabalha com metas pré-estabelecidas, mas sim com o objetivo de lançar empreendimentos de grande impacto e complexidade, capazes de estabelecer uma relação duradoura com as regiões onde a empresa atua. “Ao contrário de boa parte das empresas que aproveitam o boom imobiliário para lançar o maior número de empreendimentos possíveis, a OR trabalha com um número menor de projetos e com maior tempo de maturação. Os resultados são empreendimentos absolutamente diferenciados, como o The Garden, o The Blue e agora o Legend”, completa.

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