Na metade do caminho para a Copa 2014, São Paulo é sede mais atrasada - aponta estudo


Bilhões de motivos para apostar na Copa do Mundo - por Marcelo GonçalvesEssa é uma das conclusões do balanço do Portal 2014 sobre as obras dos estádios para o Mundial do Brasil

Há exatos 40 meses, a Fifa anunciava o Brasil, candidato único, como sede da Copa do Mundo de 2014. E com o país no meio do caminho para o Mundial, São Paulo, cidade indicada para a abertura, figura, no momento, como a sede mais atrasada entre as 12 que receberão o evento.

A conclusão consta no relatório do Portal 2014 (http://www.portal2014.org.br/) sobre a situação dos estádios indicados para receber jogos durante o megaevento. O relatório traz uma compilação de dados públicos e apurados pela equipe do Portal 2014 e fornece um panorama da preparação do Brasil para o Mundial. Dentro do cronograma acordado com a Fifa, o país estaria a pouco mais de 27 meses da Copa das Confederações, para a qual serão necessários pelo menos quatro estádios, e a 39 meses e 11 dias da partida inaugural.

De acordo com o relatório, outras sedes que enfrentam problemas são Natal e Fortaleza. A primeira apenas hoje (2 de março) recebeu proposta financeira para a para a construção do Estádio das Dunas. Na capital cearense, a reforma do Castelão deve começar no final de março, após processo licitatório que levou quase um ano.

As demais sedes já iniciaram as obras de reforma ou construção de seus estádios. Brasília, Manaus, Recife e Salvador seguem no momento para obras de fundação. Belo Horizonte teve licitação cancelada pela Justiça para a fiscalização das obras do Mineirão, mas a reforma do estádio segue em ritmo normal. Já Recife enfrentou problemas no ano passado para receber as licenças.

Em Cuiabá, uma das primeiras cidades a começar a construção de sua arena, o Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT) encontrou indícios de irregularidades na concorrência da Arena Pantanal e suspendeu o repasse para as obras.

Em Curitiba, o Atlético-PR assinou acordo em setembro passado com prefeitura e governo estadual para a ampliação da Arena da Baixada, encerrando impasse que se arrastava há mais de um ano. O Beira-Rio, em Porto Alegre, mas vem sofrendo pressões da Fifa e do Ministério do Esporte para contratar uma empreiteira que toque o projeto.

A versão integral do relatório do Portal 2014 está disponível no link http://www.copa2014.org.br/noticias/6425/SAO+PAULO+E+SEDE+MAIS+ATRASADA+PARA+A+COPA.html?preview=s

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional