Plataformas e ferramentas, dicas que como tecnologias podem ajudar nos processos
Durante sua apresentação no Construindo o Grande ABC de 2014, Wilson Pacheco Jr, coordenador técnico da Mega Construção, apresentou um sistema de repasse, com maior controle e assertividade nos processos. Sua apresentação, além de bastante animada, chamou atenção por tratar de um tema complexo, de forma leve, trazendo um produto que pode ajudar muitas empresas que atuam no segmento imobiliário, a minimizarem seus problemas e otimizarem seu tempo e serviço.
A Mega Sistemas Corporativos - que já é consolidada na área de soluções em gestão empresarial para os mercados de construção, manufatura, logística, combustíveis, agrobusiness e serviços – apresenta o Portal de Repasse, que Wilson define como “uma solução web voltada às construtoras e correspondentes, que busca trazer maior controle e agilidade ao processo de repasse do crédito imobiliário”. Segundo o coordenador, “após a compra de um imóvel, o cliente normalmente recorre a um financiamento para concluir a aquisição, tal processo é chamado de ‘repasse de crédito’ e inspirou o nome da ferramenta”.
Para ele, o setor tem se fortalecido pela importância que tem o pós venda, ou seja, “tão importante quanto a venda do imóvel, a liberação dos recursos financeiros é vital para o fluxo de caixa e saúde financeira das construtoras”. O Portal de Repasse ajudaria também a correspondentes imobiliários, que são representantes de bancos que não ficam em agências. Wilson conta que “por se tratar de um tipo de prestação de serviços que surgiu recentemente, os correspondentes não dispunham de soluções tecnológicas e foi por isto que a Mega apostou na construção do Portal de Repasse”.
Sua principal função é o controle de financiamentos, deixando o papel de lado e transformando o processo em algo digital. “Quando falamos de poucos clientes essa tarefa é fácil, porém, ao tratar um elevado volume, torna-se impossível lembrar o histórico de um processo que iniciou há três meses”, frisa o coordenador, explicando o quanto os processos são importantes e por isto precisam de cuidado. O sistema dispõe de funcionalidades para estas operações, inclusive a de lembrar o correspondente e o cliente sobre uma ida ao cartório, com e-mails ou envio de SMS.
Organização é a chave
O coordenador explica que o mais importante para uma empresa é o controle sobre os processos que são demandados pelas atividades de cada instituição. “Não adianta contratar a melhor ferramenta do mercado e esperar que ela traga os resultados esperados se o seu setor não tem processos mapeados, prazos definidos, políticas definidas e, principalmente, tudo isso bem assimilado por quem irá executar”, explica. Para o Portal de Repasse, Wilson indica que se forme uma esteira de produção e o trabalho com diferentes correspondentes, “estimulando a saudável competição entre eles”, tudo de forma a fomentar o mercado.
Por Thalita Freitas
Comentários