Lucro da Tecnisa sobe 56% no primeiro semestre do ano


Lucro da Tecnisa sobe 56% no primeiro semestre do ano

Os resultados da Tecnisa no primeiro semestre de 2010, divulgados nesta quinta-feira, 12/8, após o fechamento do mercado, apontam um crescimento de 56% no lucro líquido, alcançando R$ 80,4 milhões. Comparando o segundo trimestre de 2010 com o mesmo período de 2009, o lucro cresceu 34,3%.

O segundo trimestre representou para a Tecnisa a consolidação da Linha Flex, com o lançamento de mais três empreendimentos econômicos. Destaque para a comercialização de 100% da primeira fase do Carapicuíba Flex, totalizando 525 unidades.

Outro destaque do trimestre foi a aceleração da compra de terrenos, com vistas à sustentação do crescimento da empresa, que deve alcançar R$ 2 bilhões de VGV de lançamentos em 2010. Os terrenos adquiridos no segundo trimestre de 2010 correspondem a R$ 1,7 bilhão em VGV (Valor Geral de Vendas). Com estas aquisições, o banco de terrenos atual soma R$ 8,9 bilhões, sendo R$ 7 bilhões referentes à parte Tecnisa.

A maior parte dessas aquisições tem sido direcionada aos produtos da linha Tecnisa Flex, que deverá responder a 50% do volume de lançamentos nos próximos três anos. Neste primeiro semestre, este equilíbrio já foi alcançado: do total de lançamentos, 51% correspondem à linha Flex e 49% aos produtos Premium.

Os lançamentos do segundo trimestre totalizam R$ 253 milhões, valor cinco vezes maior do que o alcançado no segundo trimestre de 2009 e 45% superior ao lançado no primeiro trimestre de 2010. O VGV dos lançamentos do trimestre refere-se a dois empreendimentos residenciais, um comercial e às fases adicionais de dois empreendimentos previamente lançados.

Em relação ao primeiro semestre de 2010, os lançamentos totalizaram R$ 474 milhões, sendo R$ 427 milhões relativos somente a parte Tecnisa. O desempenho foi 92% superior ao primeiro semestre de 2009. No semestre, foram lançadas 2.478 unidades, enquanto no mesmo período de 2009, foram 1.101 unidades.

“Estamos confiantes e otimistas e reafirmamos nosso guidance de R$ 2 bilhões em 2010. Isto porque o mercado deverá se manter muito bom por vários anos e acreditamos no nosso produto”, afirma Meyer Nigri, presidente da Tecnisa.

Em relação às vendas, no acumulado do primeiro semestre, a Tecnisa somou R$ 464,1 milhões, sendo R$ 376,9 milhões referente à sua parte. Deste total, R$ 68 milhões foram vendas originadas pelos canais que a empresa mantém na internet. Já a equipe interna foi responsável por 48% das vendas do trimestre e 47% em relação ao semestre. “Se considerarmos somente a região da grande São Paulo, onde nossa equipe de vendas atua, o percentual se eleva para 54%”, lembra Nigri.

A Tecnisa encerrou o segundo trimestre de 2010 com estoques de R$ 1,2 bilhão. Porém, apenas 1% refere-se a empreendimentos já entregues, o que comprova a eficiência das vendas da companhia.

O endividamento corporativo da companhia totaliza R$ 704,3 milhões. Já a posição de caixa fechou em R$ 328,5 milhões no segundo trimestre de 2010, patamar bastante confortável na opinião da companhia.

A empresa aproveitou a divulgação dos resultados do trimestre para anunciar ao mercado a contratação de seu novo CFO, Tomas Brull, profissional com 30 anos de carreira e passagem por diversas empresas e ultimamente responsável pela área financeira da EDP – Energias do Brasil.

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