
O VivaReal não é o primeiro empreendimento no qual a Monashees e a Kaszek estão juntas. Como exemplo, o GetNinjas, portal de compras de serviços on-line, conta com aporte de ambas. Os encontros não são mera coincidência e acontecem porque as duas são focadas no segmento de tecnologia, embora a empresa tenha atuação voltada para toda a América Latina. A Kaszek é liderada pelo ex-diretor financeiro do Mercado Libre, Nicolas Szekasy, e pelo co-fundador do portal, Hernan Kazah.
Já a Monashees Capital tem participação em nada menos que 15 empresas dos setores de internet e de educação e costuma fazer aporte de capitais entre R$ 500 mil a R$ 5 milhões. No portfólio, está o site de compras coletivas Peixe Urbano.
De acordo com o presidente da Monashees, Eric Acher, a escolha pelo VivaReal se deu pela capacidade de o portal revolucionar o mercado imobiliário no Brasil. “Tem grande potencial de crescimento nos próximos anos”, diz. O mesmo discurso é adotado por Kazah, da parceira Kazsek: “A ‘start-up’ demonstra, através da capacidade e do método de gestão de seus criadores, excelente potencial de crescimento”, afirma, sobre a companhia em fase inicial de operação.
Esta é a terceira rodada de investimentos feito no VivaReal e, segundo o presidente, Brian Requarth, os recursos serão usados especificamente para a atuação da companhia no Brasil – lançado em 2007 nos Estados Unidos, o site foi trazido ao país e à Colômbia em 2009. “Com o aporte, vamos focar em 2012 em aplicativos para celular e ampliar a atuação nacional”, afirma o executivo, que ainda planeja implementar uma versão do site para smartphones e tablets.
Nas rodadas de investimento anteriores, entraram no VivaReal investidores anjo internacionais como Greg Waldorf, ex-presidente do site de relacionamento americano eHarmony, e Shaun Di Gregorio, presidente do iProperty, portal de imóveis de maior crescimento na Ásia. Nesta rodada, ainda participou Florian Otto, presidente do site de compras coletivas Groupon, O presidente do VivaReal diz que as parcerias estão suprindo a necessidade de financiamento para crescimento da empresa, mas se recusa a falar em montantes.
A empresa de imóveis on-line já possui escritórios em quatro cidades do Brasil e tem planos de expansão no país, acompanhando o aumento da oferta. Nos últimos seis meses, o crescimento foi de mais de 50% no número de imóveis disponíveis para o usuário, ultrapassando as 300 mil unidades.
Requarth destaca que todos os imóveis anunciados, juntos, poderiam abrigar mais de 1,3 milhão de pessoas, superior à população de Guarulhos, segunda maior cidade de São Paulo e décima terceira maior cidade do Brasil. Segundo ele, a cada minuto mais de 40 pessoas procuram imóveis no portal.
O aporte no Brasil se justifica pelos planos da companhia para a participação do mercado nacional – Requarth quer que mais da metade da operação do portal fique concentrada no Brasil, embora não defina claramente um prazo para isso.
O que ele aposta é que o público estrangeiro deva contribuir para o alcance da meta. O apelo do site junto a este público se justifica pelo esforço de comunicação nos demais mercados, disponibilização dos dados em inglês e preços em dólar para efetivação de negócios.
Desde janeiro de 2011, o número de compradores internacionais em busca de imóveis no país pelo portal triplicou. “A maioria deles está investindo, aproveitando o bom momento econômico. Outros são executivos que vêm trabalhar e morar no Brasil e, por último, temos os que compram imóveis aqui como segunda residência”, afirma Requarth. As buscas de estrangeiros no portal são de 61% para venda e 39% para aluguel de imóveis. A maioria deles é de origem americana, alemã e inglesa, como foco em São Paulo, Rio e Florianópolis.
Fonte: Portal Viva Real, citando Brasil Econômico
Comentários